Efeito Tesoura – O Desafio ao Planejamento Financeiro das Empresas
Por: wpiovezan • 20/3/2016 • Trabalho acadêmico • 655 Palavras (3 Páginas) • 870 Visualizações
WAGNER LUIS PIOVEZAN
Efeito Tesoura – O desafio ao planejamento financeiro das empresas
[pic 1]
FRANCA
2013
Efeito Tesoura – O desafio ao planejamento financeiro das empresas
Por muito tempo, o sucesso de uma empresa era medido por sua capacidade de vender. Quanto mais a empresa vendia, mais ela se destacava. O que não era observado é que existe uma imensa relação entre as vendas, os estoques, os caixas, enfim, a capacidade de uma empresa se financiar. O conceito do efeito tesoura foi criado na década de 70, pelo pesquisador e professor francês Michel Fleuriet e serve tanto para analisar o desempenho de uma empresa quanto a sua administração a curto e longo prazo. Precisamos entender o que ocasiona o efeito tesoura e como podemos reduzir os riscos dele sobre a organização.
O efeito tesoura é representado de modo gráfico, conforme pode ser visualizado no exemplo abaixo, quando ocorre um processo de afastamento das Curvas da NCG (Necessidade de Capital de Giro – Operacionais) e do CDG (Capital de Giro – Fontes de Financiamento a Longo Prazo) e produz efeito visual semelhante ao obtido pelas duas partes de uma tesoura.
[pic 2] |
Figura 1. Representação do efeito tesoura |
Este efeito ocorre devido a um descompasso entre as fontes de financiamento da empresa em longo prazo e as aplicações que precisam ser financiadas, causando a negativação do saldo em caixa (tesouraria). Este descompasso, com a NCG ficando acima da CDG, significa que a empresa tem um gasto operacional que está sendo bancado pela tesouraria (T). Com a tesouraria ficando cada vez mais negativa, a empresa fica muito dependente de recursos de curto prazo. Isso resulta em um maior risco para a empresa, pois fica muito frágil em relação à variação do mercado.
O efeito tesoura é um fato que pode ocorrer a qualquer instante e seu efeito sendo temporário não é algo perigoso para a empresa. Ele pode ocorrer devido a algum investimento que trará mais lucros em alguns meses, ou a algum imprevisto, desde que o mesmo seja contornado de forma rápida, não contaminando a saúde financeira da mesma. Se o lucro não for suficiente para estabilizar a situação, outros meios de financiamento devem ser buscados, como empréstimos ou capital social. Caso não seja resolvido rapidamente, a empresa pode estar correndo sérios riscos de ser eliminada do mercado.
As atividades da empresa devem depender apenas do capital de giro e evoluindo de maneira gradual. Isso significa que conforme a empresa cresce, seus gastos devem acompanhar nas mesmas proporções. O lucro decorrente deste crescimento também deve crescer no mesmo montante, de modo a manter a estabilidade e garantir um capital de giro suficiente para cobrir a NCG.
Pudemos verificar que o efeito tesoura ocorre quando o saldo da tesouraria fica negativo. Mas quando o mesmo se inverte, e fica positivo e alto demais, significa que a empresa não está sabendo aplicar os seus recursos em investimentos de expansão que podem fazer a empresa crescer no mercado, considerando o médio e o longo prazo.
...