Empreendorismo
Por: Henrique Vilela Fernandes • 26/5/2015 • Trabalho acadêmico • 706 Palavras (3 Páginas) • 287 Visualizações
Página 1 de 3
ANHANGUERA EDUCACIONAL
UNIDERP
CIÊNCIAS CONTABEIS
HENRIQUE VILELA FERNANDES
RA: 2816826351
EMPREENDEDORISMO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
2015
HENRIQUE VILELA FERNANDES
EMPREENDORISMO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Desafio apresenta como quesito para obtenção de nota da disciplina Empreendedorismo e Comportamento Organizacional do Curso de Ciências Contábeis, supervisionada pela Professora Tutora Anália Pereira Barbosa Jubanski.
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
2015
INTRODUÇÃO
Dona Irena Partala, assumiu o restaurante com o falecimento do esposo e teve que aprender na prática sem conhecimento e ferramentas adequadas de como administrar o mesmo, com isso o restaurante vai perdendo a clientela, e também está com um grande risco de perder os fornecedores pela falta de pagamento.
Desafio profissional é identificar problemas que afetam os negócios do restaurante Smak. Como poderemos ver logo abaixo, a Senhora Irena Partala, dona do restaurante Smak, está errando em vários pontos para que o estabelecimento não esteja entre os mais procurados pelos clientes, muitas vezes por medo de arriscar, outras vezes apenas por não ter conhecimento na área administrativa.
Neste caso, a análise SWOT, será nossa ferramenta fundamental para que o restaurante sejas um sucesso. A análise SWOT, é usada como ferramenta de informação e geralmente incorporada em planos de negócio corporativos. Devem ser destacadas na análise SWOT os pontos fortes, fracos, oportunidades e riscos do plano.
DESENVOLVIMENTO
Sobre todo o contexto podemos destacando os pontos fortes internos do restaurante Smak como: boa localização, cozinheiro experiente, ambiente familiar, tradição em decorações e pratos típicos Polonesas.
Os pontos fracos internos podemos destacar como: somente comidas típicas Polonesas, cardápio escrito a mão na língua Polonesa, somente dona Irene opina sobre o cardápio a ser servido, falta de plano de negócio, funcionários inexperientes, sem incentivo motivacional, acumulo de funções, falta de comunicação e ausência de liderança.
As oportunidades muitas vezes podem vir através de algum aspecto econômico ou político como: a melhoria da renda e do crédito, parceria com a empresa de trem, promoções para o consumidor, investimento em cursos profissionalizantes, buscar ajuda com os consultores como exemplo SEBRAE e investimento para infraestrutura do restaurante.
As ameaças são as forças externas que não sofrem influência, e que de uma maneira negativa, causa um certo peso para a empresa. Elas podem ser vistas como um desafio e que pode acabar sua capacidade de gerar lucros e aumento de fluxo. Devem ser monitoradas pelos gestores. Os pontos negativos externos do restaurante são: concorrência com maior fluxo de pessoas, perda de fornecedores pelos atrasos de pagamentos e pela falta propaganda do restaurante.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Dona Irene Partala deve refletir exatamente as razões de sua criação, deve enaltecer os aspectos positivos e construtivos das atividades que a organização se propõe a executar. Já a visão é algo fundamental para a organização, o gestor não pode dar andamento aos seus negócios sem um rumo, sem uma direção definida, por isso a visão consiste nesse direcionamento, na ideia de o que alcançar futuramente. Isso permite ao administrador o estabelecimento dos objetivos e metas para alcançar os resultados que almeja. E, por fim, conhecemos o conceito de valores, que são os meios usados pela organização para cumprir a sua missão e, consequentemente, alcançar a visão é tão importante quanto elas.
Portanto, não basta somente compreender a definição da missão, visão e valores para a elaboração do planejamento estratégico, é importante compreender criticamente os fatores que influenciam as organizações. Esses fatores, o ambiente interno e externo, assim como as técnicas que auxiliam na análise ambiental e conheceremos um instrumento denominado cenário que também ajuda o gestor a se preparar para as mudanças futuras.
A perspectiva multifuncional do processo de informação estratégica compreende percepção, coleta, organização, processamento, comunicação e utilização. A organização do processo de informação estratégica não tem um formato ideal, mas deve ser adaptada pontualmente às decisões tomadas pela empresa. Finalizamos este desafio e os estudos das disciplinas, Empreendedorismo e Comportamento Organizacional percebendo como organizar uma rede de parceiros que possam colaborar e transformar as ideias de sucesso em oportunidades de negócios: pessoas, instituições, entidades governamentais, experiências e ações que podem formar uma rede empreendedora.
BIBLIOGRAFIA
Explicações Empreendedorismo e Comportamento Organizacional.
http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/Busca?q=empreendorismo%20comportamento%20organizacional
O que é Comportamento Organizacional?
https://www.youtube.com/watch?v=4XQLFXszRCQ
Empreendedorismo entrevistas.
https://www.youtube.com/watch?v=gLHGyM82fQM
Análise SWOT.
http://movimentoempreenda.revistapegn.globo.com/news/ferramentas/2012/06/analise-swot-071.html
Análise SWOT.
http://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%A1lise_SWOT
Estudo do Empreendedorismo e o Comportamento Organizacional.
http://www.scielo.oces.mctes.pt/pdf/cog/v13n1/v13n1a06.pdf
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com