Entrevista com um contador
Ensaio: Entrevista com um contador. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sierota • 25/4/2014 • Ensaio • 1.533 Palavras (7 Páginas) • 666 Visualizações
-qual o formação do responsável pela contabilidade?
No mercado em que a concorrência cresce a cada dia, o profissional contábil precisa estar sempre se reciclando, atualizando os conhecimentos e melhorando suas aptidões pessoais. Antes de ingressar no mercado, o profissional passa por todo um processo educacional. Anos dentro de uma faculdade no intuito de obter conhecimentos técnicos, desenvolver uma personalidade adequada com a profissão escolhida, descobrir qual papel ele quer desempenhar, entre outros fatores. Na busca do profissionalismo, a instituição de ensino superior tem parcela de grande responsabilidade. É no decorrer dos anos letivos que o aluno tem a oportunidade de se preparar, acertar, errar e aprender com os erros. Os professores têm o papel de transmitir conhecimento e auxilia-los na formação profissional, abordando todo tipo de assunto necessário para agregar valores aos futuros profissionais. É preciso que as instituições tenham a preocupação em oferecer sempre o melhor, pois alunos mal formados resultam em profissionais desqualificados, conseqüentemente desvalorização da profissão perante o mercado.
2- qual o tempo de atuação na profissão?
Sou Contabilista, na categoria Contadora, e asseguro que esta profissão está e estará em ascensão contínua. Sua carreira é uma das mais nobres e valorizadas, não só no Brasil, como em todo mundo.
Enganam-se quem julga que contabilidade é um luxo, ou algo burocrático para atender a legislação fiscal ou societária. É muito mais que isto: é uma ciência, e como tal, contribui para o aprimoramento de nossa sociedade. Pois a maior parte da riqueza econômica gerada provém das entidades organizadas, cujo patrimônio é alvo da ciência contábil.
Nós, contabilistas, servimos à sociedade, aos empresários, às entidades sociais, culturais e filantrópicas, aos governos (federal, estaduais e municipais), aos investidores, ao judiciário. Somos em torno de 500.000 profissionais no Brasil (dados do Conselho Federal de Contabilidade) - entre Técnicos de Contabilidade e Contadores – se bem que ainda não tivemos um justo reconhecimento de nossos relevantes serviços, pela sociedade com um todo.
O contabilista pode atuar em várias frentes profissionais, além da própria gestão contábil de empresas, entidades públicas e não-governamentais, especializando-se em várias áreas, como: Perícia Contábil,Auditoria, planejamento tributário.
3- Por que escolheu a profissão contábil?
posso afirmar que estou no caminho certo. Escolhi um curso que me dá prazer, porque aplico em meu dia-a-dia profissional o conhecimento que tenho adquirido. Além disso, a Contabilidade abre um leque de oportunidades num mercado de trabalho cada vez mais competitivo, porém, sempre cheio de opções para os profissionais desta área.
4-realizou curso de aperfeiçoamento profissional durante o curso de graduação? (pergunta não se aplica a técnica em contabilidade?
formar profissionais capacitados para articularem teoria, prática e pesquisa com diretrizes definidas, de modo a assegurar maiores probabilidades de conduzir, com pleno êxito, o processo integrativo com a sociedade;
proporcionar, na formação profissional, a aquisição do conhecimento e de mecanismos para colocar em prática, atividades necessárias à consecução dos valores e atitudes desenvolvidas no pragmatismo interdisciplinar entre os saberes;
capacitar profissionais aptos a questionarem o conhecimento, refletindo, criticando e propondo soluções alternativas ao conjunto de idéias preestabelecidas pelo modelo sócio-cultural, interpretando a realidade social e profissional de maneira ética e moral;
promover a formação holística de profissionais, flexíveis e ágeis, capazes de responder, com eficiência e eficácia, às constantes transformações em curso; de se manterem em constante sintonia com o mercado; possuidores de firme esforço voltado para o contínuo aperfeiçoamento profissional e pessoal e, finalmente, dotados de visão crítica e ação ética no seu cotidiano
5- já exercida atividade contábil durante o curso de graduação? (pergunta não se aplica a técnica em contabilidade).
O objetivo da Contabilidade e conseqüentemente do contador, é produzir dados, transformá-los em informações e preparar relatórios contábeis para a tomada de decisões.
Aqueles que tomam decisões baseado nos relatórios contábeis, são denominados de usuários da Contabilidade, que podem ser usuários internos como Administradores, Gerentes, Funcionários e os chamados usuários externos, tais como Fornecedores, Bancos, Governos. A Contabilidade de uma empresa só pode ser exercida pelo Contador que, além de gerenciar todo o processo contábil, pode exercer diversas outras especializações tais como a de Organizar, Planejar e Controlar as operações contábeis de empresas em geral, realizar trabalhos de auditoria e de perícia contábil.
6- qual a importância da profissão contábil na sociedade?
É importante ter como objetivo prestar informação e orientações sobre os fenômenos patrimoniais, e com estas levando cumprimento de deveres sócios, legais, econômicos, e também para a tomada de decisões no âmbito onde é aplicado.
7-qual a relação entre a contabilidade, a administração e o empresário?
A contabilidade é um instrumento para organizar e apresentar informação para uma determinada atividade econômica, a administração deve ser o ponto forte do empresário o qual deve estar preparado para interpretar as informações vindas da contabilidade, administrá-la a fim de tirar conclusão, para auxiliar as tomadas de decisões.
8- como esta composta o seu mix de clientes? Qual o percentual de clientes indústria, comercio contábeis são entregues mensalmente aos clientes.
Composto boa parte por pessoas jurídicas e na minoria as pessoas físicas. 90% Comercio, 5% indústria e 5% Prestação de Serviços.
9- quais demonstrações contábeis são entregues mensalmente aos clientes?
ESTATUTO OU CONTRATO SOCIAL
O Estatuto Social, utilizado pelas sociedades por ações, entidades sem fins lucrativos e sociedades cooperativas, ou o Contrato Social, utilizado pelas demais sociedades, é a certidão de nascimento da pessoa jurídica.
Pelas cláusulas do seu conteúdo se disciplina o relacionamento
...