Estagio de uma loja conveniência
Por: Mayaraomartins • 8/11/2016 • Projeto de pesquisa • 2.657 Palavras (11 Páginas) • 336 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Planejamento Financeiro, conforme o conceito, planejar significa traçar metas, elaborar planos conduzidos a peculiaridade do projeto que deseja colocar em prática, e finanças é a ciência da variação da moeda, significa também dinheiro, riqueza. Deste modo, planejar as finanças de uma organização é criar uma estratégia econômica, para que sejam atingidos os seus objetivos, sem eles de curto ou longo prazo, de forma mais precisa e estruturada possível.
O bom resultado do negócio depende do empresário e sua capacidade de administrar os recursos financeiros da organização, de forma que garanta o capital de giro mesmo com situações adversas perante a entrada e saída de capital. O resultado é notório, negócios bem administrados, tendem a gerar mais lucro, porém, deve haver o envolvimento e dedicação da pessoa que o administra.
Em um meio econômico rodeado de incertezas, crises financeiras e abrangente concorrência, o planejamento não se torna somente uma ferramenta para o bom gerenciamento, mas sim como algo essencial para que a organização possa sobreviver nesse meio.
O estágio será realizado na empresa Distribuidora de Gás e Conveniência Skina Gás, localizada na cidade de Dourados, no estado de Mato Grosso do Sul, sendo abordado planejamento financeiro da empresa, fazendo a caracterização e apresentar análise de alguns aspectos, como missão da empresa, política empresarial, segmento de mercado, setor econômico, concorrência, fornecedores, clientes, tecnologias utilizadas, ambiente interno e influências externas. A organização foi escolhida devido a facilidade de acesso as informações para o desenvolvimento do estudo.
2 CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE DE TRABALHO
A Conveniência e Distribuidora Skina Gás na sua atividade de comércio varejista, atua bem como distribuidora de gás, bebidas e produtos alimentícios em geral.
O mercado de atuação é bem diversificado, principalmente em relação as bebidas comercializadas, essa diversificação faz com que a empresa busque sempre inovar e investir nos seus produtos comercializados, buscando as novidades oferecidas pelo mercado, para a constante satisfação dos seus clientes.
A economia mundial vem sofrendo diversas mudanças, causando, muitas vezes, impactos não esperados pelas empresas. Por esse fato, é necessário que as organizações estejam sempre prevenidas e utilizem ferramentas confiáveis para lidar com a situação econômico-financeira.
Uma das importantes ferramentas é o Planejamento Financeiro, nesse trabalho será mostrado sua importância, bem como, irá contribuir para o Planejamento Financeiro da organização estudada.
3 HISTÓRICO DA EMPRESA
O comércio varejista de gás e bebidas Skina Gás encontra-se na Rua Clóvis Cerzósimo de Souza, número 3645, no bairro Hiran Pereira de Matos, na cidade de Dourados – Estado de Mato Grosso do Sul. A empresa é composta por um casal proprietários, e possui quatro colaboradores.
A organização é uma microempresa, sua razão social denominada IVONE ANTUNES NUNES – ME é optante pelo Simples Nacional, pelo fato de ser uma maneira mais simplificada e englobada para recolher os tributos e as contribuições.
A empresa está atuando no ramo comercial desde o ano de 2004, sendo sua atividade econômica principal o comércio varejista de gás. Já suas atividades econômicas secundárias são o comércio varejista de bebidas, sucos e similares e de produtos alimentícios em geral.
A empresa comercializa vários tipos de gêneros alimentícios, de higiene pessoal e limpeza, além disso, trabalha com aluguéis de mesas, cadeiras, freezers e brinquedos para festas.
3.1 Organograma
Figura 1 – Organograma
Fonte: Entidade estagiada, 2016
4 CONTABILIDADE
“Contabilidade é uma ciência que estuda os fenômenos patrimoniais, preocupando-se com realidades, evidências e comportamentos dos mesmos, em relação à eficácia funcional das células sociais”. (Sá 2002, pag. 46)
“Uma das ciências mais antigas que se conhece é a ciência contábil, e, segundo o historiador Aristóteles, há mais de 2.000 mil anos, já refletia acerca de uma ciência que controlaria a riqueza (CREPALDI, 2003, p. 15).
A contabilidade surgiu em função de uma característica utilitária, de sua capacidade de responder a questionamentos sobre um determinado patrimônio. Utilidade esta que contribuiu não somente com o seu surgimento, mas também com a sua própria evolução (FERNADES, 2003, p. 06).
“A contabilidade é tão remota quanto o homem que pensa, ou, melhor dizendo, que conta. A necessidade de acompanhar a evolução dos patrimônios foi o grande motivo para seu desenvolvimento” (IUDÍCIBUS, 2009, p. 29).
A contabilidade é considerada como uma ciência social, pois se trata de um patrimônio que engloba um conjunto de pessoas, em uma sociedade, com envolvimento interno e externo, da mesma forma, as variações desse patrimônio atinge de alguma forma o meio em que se insere.
É uma ciência que zela pela área de finanças de empresas através de registros, passando informações sobre a gestão de patrimônio e auxiliando na tomada de decisão em relação às diretrizes e os rumos desejados pela empresa.
Conforme Basso (2011), contabilidade é uma ciência social, na qual o objeto de estudo é o patrimônio das entidades, os fenômenos e suas variações, seja no aspecto qualitativo ou quantitativo. Define-se
...