Estrutura conceitual básica da contabilidae
Pesquisas Acadêmicas: Estrutura conceitual básica da contabilidae. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dadany • 9/4/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 1.879 Palavras (8 Páginas) • 370 Visualizações
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ - UNOPAR
CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ROTINAS TRABALHISTAS E CONTABILIZAÇÃO
INHUMA-PI
2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO------------------------------------------------------------------------------------ 2
2. ESTRUTURA CONCEITUAL BÁSICA DA CONTABILIDAE---------------------- 3
2.1 CONCEITOS, OBJETO E OBJETIVO DA CONTABILIDADE.-------------------- 3
2.2 ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL------------------------------------------------------------ 3
2.3 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS------------------------------------------------------- 4
3. A CONTABILIDADE COMO FERRAMENTA NA GESTÃO EMPRESARIAL. 5
4. PROCESSOS ADMINISTRATIVOS ------------------------------------------------------ 5
4.1 MISSÃO DA EMPRESA--------------------------------------------------------------------- 6
4.2 A VISÃO EMPRESARIAL------------------------------------------------------------------- 6
5. ASPECTOS JURÍDICOS PARA PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE------6
6. MATEMÁTICA NA CONTABILIDADE-----------------------------------------------------6
CONCLUSÃO--------------------------------------------------------------------------------------- 8
REFERÊNCIAS------------------------------------------------------------------------------------- 9
INTRODUÇÃO
As Rotinas Trabalhistas e contabilização são formados por um conjunto de fatores, busca além de relatar os processo de contabilização de uma empresa, transformar os dados em informações, mediante procedimentos próprios. O tema desenvolvido tem como uma estrutura que procura evidenciar alguns aspectos, componentes e seus fatos e firmados alguns conceitos.
A importância do conhecimento dentro de cada disciplina é sem dúvida uma importante busca que se deve ser alcançada, pois o conhecimento é o fator principal para se realizar um bom trabalho as mudanças e exigências, isso faz com que o profissional de Ciências Contábeis seja conhecedor e esteja atento às mudanças e exigências de mercado para uma boa condução do desenvolvimento contábil de cada empresa. Exigindo que ele esteja cada vez mais engajado em adquirir e aprofundar seus conhecimentos que lhe serão exigidos no seu dia-a-dia.
2. ROTINAS TRABALHISTAS
As atividades da relação trabalhista estão cercadas de funções importantes que devem ser observadas de forma legal, não apenas pela ótica administrativa, mas pelas obrigações e conseqüências jurídicas que os atos provocam. Atentar para essas obrigações permitirá que a empresa e o empregado possam evitar multas, transtornos operacionais e transmitir mais confiança e segurança na relação de trabalho. A Folha de pagamento, por sua vez, tem função operacional, contábil e fiscal, devendo ser constituída com base em todas as ocorrências mensais do empregado. É a descrição dos fatos que envolveram a relação de trabalho, de maneira simples e transparente, transformado em fatores numéricos, através de códigos, quantidade, referências, percentagens e valores, em resultados que formarão a folha de pagamento. O recibo de pagamento de cada empregado é a parcela que contribuirá com a formação da folha de pagamento.
2.1 EXAME ADMISSIONAL
É necessário para comprovar o bom estado de saúde físico e mental do novo funcionário para exercer a função a que será destinado. Imprescindível para evitar transtornos com funcionários que tenham problemas de saúde seja adquirido em empresas anteriores ou pré- existentes. É realizado por um médico com especialização em medicina do trabalho, pois é ele quem identifica doenças ocupacionais.
2.2 DESCONTO DE INSS E IRRF DOS EMPREGADOS
O desconto de INSS é uma contribuição inevitável a todos os empregados. A empresa desconta do empregado e recolhe aos cofres públicos juntamente com a sua contribuição própria. A Tabela de Contribuição do INSS é composta por 4 faixas de contribuição, cada faixa possui um valor que ao ser atingido pela base de cálculo - os salários que somados devem pagar o INSS - passa pagar a alíquota correspondente. Um empregado pode ter em seu recibo de pagamento mais de um tipo de rendimento. Assim como o INSS, o IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte ) sobre os rendimentos do trabalho assalariado também é descontado do empregado e recolhido aos cofres públicos. Imposto de Renda - IRRF: Também é um desconto compulsório determinado pelo Governo sobre o rendimento assalariado, esse desconto depende do valor pago no recibo de pagamento. Após o desconto, o valor é recolhido aos cofres públicos da União no terceiro dia útil da semana seguinte ao pagamento, através da guia DARF.
Descontos não provenientes de amparo legal são necessários solicitar a autorização do empregado para participar do beneficio e conseqüentemente do desconto.
2.3 ENCARGOS SOCIAIS – INSS PARTE DA EMPRESA E FGTS
Contribuem para o INSS tanto o empregado como o empregador, de acordo com as regras estabelecidas. Para o empregador, no entanto , fica o ônus do pagamento, a parte empregados como repasse e a parte própria. O FGTS é uma conta vinculada aberta pela empresa em nome do empregado, obrigatoriamente na Caixa Econômica Federal, onde todo mês a empresa deve depositar o valor relativo a 8% da remuneração recebida
...