Estudando habilidades de contabilidade
Seminário: Estudando habilidades de contabilidade. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Gleycimarinho • 14/8/2014 • Seminário • 1.549 Palavras (7 Páginas) • 474 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA
CIENCIAS CONTÁBEIS
ATPS DE PERICIA, ARBITRAGEM E MEDIÇÃO
VANDERLEIA MESSIAS RA.200625
GLEYCIANE MARINHO RA.225431
Manaus
2013
VANDERLEIA MESSIAS RA.200625
GLEYCIANE MARINHO RA.225431
ATPS DE PERICIA, ARBITRAGEM E MEDIÇÃO
Manaus
2013
AGRADECIMENTOS
A Deus pela sabedoria que tem dado a cada membro da equipe.
Aos Professores pelos ensinamentos.
Aos Colegas pela perseverança e companheirismos.
INTRODUÇÃO
Esta atividade tem por objetivo estudar a Pericia Contábil, nos fazendo compreender os diversos tipos de pericia, como elaborar um laudo, de forma clara e precisa, As qualidades de um perito são: Legal, profissional, ética e moral. Entendemos que o perito não pode errar, tem para isto que precaver-se de todos os meios a seu alcance e tais precauções devem ser adotadas.
ETAPA 01:
• Fundamentos de Perícia Contábil
1. Explicar e conceituar o que é pericia contábil
A expressão pericia advém do Latim: Peritia, que seu sentido próprio significa Conhecimento (Adquirido pela experiência), Portanto na Roma antiga de tal forma se deu valor aos que entendiam, que pericia passou a designar Saber, Talento, tal como a empregou o historiador tácito, em sua obra Anais, onde escreveu uma fase da historia do senado romano. Pericia contábil é a verificação de fatos ligados ao patrimônio individualizado visando oferecer opinião, mediante questão proposta.
2. Qual é a metodologia usada em perícia Contábil?
O método depende sempre do objetivo que se examina, ou seja de acordo com a matéria que se tem a examinar é que se traça o curso dos trabalhos, quando a matéria é parcial, alcançável, examina-se tudo, ou seja a Globalidade do Universo de Exame, portanto o método da pericia e basicamente o analítico, não se dispensando detalhes, sempre que necessários, e preciso pois: identificar-se bem o objetivo, planejar competentemente o trabalho, executar o trabalho baseado em evidencias inequívocas, plenas e totalmente confiáveis, ter muita cautela na conclusão e só emiti-la depois de que se esteja absolutamente seguro sobre os resultados, concluir de forma clara, precisa e inequívoca.
3. Quais são as qualidades de um perito.
R= As qualidades de um perito são: Legal, profissional, ética e moral.
4. Quais são os riscos encontrados na perícia Contábil?
R= O perito não pode errar, tem para isto que precaver-se de todos os meios a seu alcance e tais precauções devem ser adotadas, principalmente com relação aos seguintes fatores: Tempo atribuído, plano de trabalho, desempenho exigente, apoio exigente, resguardo de informes, provas emprestadas, declarações e preço.
ETAPA 02:
• Laudos Periciais (Resumo)
A manifestação literal do perito sobre fatos patrimoniais devidamente circunstanciados gera a peça tecnologiva denominada Laudo Pericial Contábil.
E o julgamento ou pronuncionamento, baseado nos conhecimentos que tem o profissional da contabilidade , em face de eventos que são submetidos a sua apreciação.
Laudo e uma palavra que provém da expressão verbal latina substantivadalaudare (laudo, laudare, no sentido de pronunciar, tal como a empregou Marco Tulio Cicero.
Estrutura dos laudos:
Não existe padrão de laudo, mais existem formalidades que compõem a estrutura dos mesmos.
Em geral, no mínimo, um laudo deve ser em sua estrutura os elementosseguintes:
Prologo de encaminhamento, quesitos, respostas, assinatura do perito, anexos, pareceres (se houver).
Se o laudo e a pericia administrativa ou de outro gênero, será encaminhado a quem o requereu e identificada a razão.
No caso judicial, os quesitos são divididos nos grupos de: quesitos dos autorese quesitos dos réus.
No caso administrativo, os quesitos são identificados pela áreas de interesse que foram objeto de indagação (que podem ser setores da empresa, grupo de pessoas, filiais e agentes.
Requisitos de um laudo contábil
Para que um laudo possa classificar-se como de boa qualidade, precisa atender aos seguintes requisitos mínimos que são: objetividade, rigor tecnólogo, concisão, argumentação, exatidão e clareza.
A objetividade e um principio que se estriba no preceito acolhido pela ciências, ou seja, a exclusão do julgamento em bases pessoais, ou subjetivas.
A contabilidade tem seus princípios, sus leis, suas normas, formadas através dos milênios.
O que caracteriza como ciência é exatamente o fato da generalidade da aplicação do conhecimento.
O que e objetivo e racional e, no grupo tecnólogo da pericia, deve inspirar-se na ciência contábil. Ou seja, como Immanuel Kant entende, o objetivo e o que esta atado ao conhecimento.
Em seu laudo, o perito não deve divagar, mas de forma concreta, ater-se a matéria, respeitando sua disciplina de conhecimentos.
Não
...