Estudo da comunicação organizacional
Artigo: Estudo da comunicação organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gercione • 22/4/2014 • Artigo • 647 Palavras (3 Páginas) • 212 Visualizações
CAPÍTULO 4
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
Uma comunicação bem sucedida é de suma importância para o bom desenvolvimento de uma organização, bem como para seus lideres e colaboradores em suas individualidades. Isto nos leva, como seres humanos, a buscar o desenvolvimento de técnicas de abordagem mais eficientes, dentro de uma organização e fora dela, para que ao fim não existam mal entendidos. Comunicar é interagir, estabelecer contato com o outro para transmitir informação.
Levando-se em conta que todos os envolvidos em um projeto precisam aprender uma comunicação mais refinada e específica que pode envolver um dialeto regional em particular, notamos que o grupo deve buscar respeitar e seguir seus líderes quando este se mostra interessado em conduzir verdadeiramente. A liderança precisa estar atenta aos seus liderados e entender através de palavras e gestos se o que pretendia informar foi compreendido correta e completamente.
São necessários mecanismos que auxiliem no processo de transformação, através do qual a comunicação seja mais eficiente. Percepções mais apuradas são necessárias e como resultado de observações mais detalhadas do contexto geral da organização, seus líderes, através da boa comunicação, podem levar seus colaboradores a grandes resultados, beneficiando ambas as partes.
Um trabalho delicado por se tratarem de seres humanos com suas características diferenciadas. Comunicar-se adequadamente exige autoconhecimento como indivíduo e como líder.
Para tanto, reunir em torno de si as mais diversas formas de comunicar o que se pretende é um meio de evitar perdas humanas e matérias relevantes e por vezes irreversíveis.
CONCLUSÃO
Estamos trabalhando na agitação do mundo enquanto observamos o grande salto em evolução da humanidade: a comunicação virtual e móvel - globalização.
Devido à velocidade das informações no mundo atual, se faz necessário que estudos do comportamento humano sejam cada vez mais solicitados dentro e fora das empresas, para que a sociedade, resultado de grupos de pessoas com seus diferentes talentos, possam se reunir em torno de um projeto maior.
O estudo do comportamento dentro das organizações propicia saídas para harmonizar profissionalmente pessoas, seres que possuem sentimentos e percepções diferenciadas, criativas, contribuintes nas inovações que sucedem a partir das necessidades encontradas ao longo do caminho.
Ao considerarmos isto, será possível planejar em longo prazo evitando-se desperdício de tempo, mão de obra, materiais. Esta economia reflete-se no ambiente social, natural e nos mostra através de gráficos precisos que todo esforço para este fim valem a pena.
Aprender com exemplos de organizações bem estruturadas e a mais tempo no mercado torna as organizações mais competitivas, resultado de estudos e observações das tendências, trocando o velho pelo novo e compreendendo que inovar significa andar no sentido e na direção do sucesso.
Este estudo interfere nos resultados planejados pelas organizações efetivando os fins desejados, pois
...