Estudo de Caso Klakson Lumber
Por: MAYCONGAZDA • 29/3/2016 • Trabalho acadêmico • 792 Palavras (4 Páginas) • 432 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM
GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA
Fichamento de Estudo de Caso
Maycon Anderson Gazda
Mercado Financeiro e de Capitais
Tutor: James Dantas de Souza
Campo Grande
2015
Estudo de Caso : Clarkson Lumber Company
A empresa Clarkson Lumber Company vem se expandindo rapidamente por vários anos. Aumentos nas exigências de capital de giro tem superado a capacidade da empresa para gerar recursos de fontes internas. Além disso, parte dos recursos foram utilizados para comprar um parceiro, aumentando ainda mais a pressão financeira. A empresa tem renunciado a tomar descontos em contas a pagar e está pedindo quantidades crescentes a partir do banco, de modo a manter a sua expansão. A decisão do Sr. Clarkson é se expandir e, se levantar novos fundos. Ele está à procura de uma nova conexão de banco do qual ele pode emprestar quantias maiores. Por sua vez, o banco deve estimar o montante dos fundos realmente necessários pelo Sr. Clarkson, o cronograma de reembolso provável, a natureza e o grau dos riscos incorridos e as condições adequadas de tal empréstimo bancário.
Vamos considerar algumas situações:
O rápido aumento no contas a receber, estoque e Instalações e equipamentos têm sido o principal responsável pela necessidade urgente de fundos. Uma das principais razões para o aumento nas contas a receber e estoques, desde 1993, tem sido o aumento no volume de vendas. Além disso, o período de coleta passou de 38 dias no final do ano 1993 para 49 dias no final do ano de 1995.
Em geral, a condição financeira da empresa enfraqueceu desde 1993. O crédito comercial foi esticado a partir de 35 dias para 54 dias; o índice de liquidez corrente diminuiu, e passivo total em % do total de ativos aumentou de 45% a 72%. A situação tende a piorar.
Se $750.000,00 serão suficientes, depende do grau em que a empresa depende do uso de crédito comercial como fonte de fundos. A empresa tem esperado por cerca de 35 a 54 dias para pagar seus fornecedores. Se é oferecido um desconto de 2% para pagamento feito em 10 dias, e ele não paga até 50 dias, o que taxa de juros é ele renunciar? Em uma compra de US $ 1000, ou ele paga $ 980 em 10 dias ou US $ 1.000 em 50 dias. Ele assim paga $ 20 para a utilização de 980 $ para 40 dias, o que é 2,04% em 40 dias, ou cerca de 18,6% anual.
Este custo pode ser exagerado. A empresa tem que urgente tomar conta disto estendendo-se outras contas a pagar além de 50 dias, e instituir uma política de reduzir os custos mostrados. Na mesma linha, o Sr. Clarkson pode oferecer aos clientes um desconto de 2% para pagamento em 10 dias.
Mesmo que a empresa siga as premissas de reduzir o seu período de contas a receber para 10 dias e tomar desconto de 2%, vai pagar seus fornecedores em 48 dias, de acordo com a sua prática em 1994 e 1995. O volume de vendas será de R $ 5,5 milhões em 1996 e as demais contas históricas permaneçam em 1996: a empresa precisará cerca e $ 1 milhão no final de 1996 e seus requisitos de empréstimo de pico pode ser maior devido a ela poder precisar para financiar um maior volume de ativos circulantes durante seu pico sazonal, que ocorre bem antes do final do ano, e neste momento, ela terá acumulado apenas uma parte do seu total de lucros acumulados para o ano.
...