Etapa 3 matemática financeira
Por: jessicagsillva • 5/4/2016 • Trabalho acadêmico • 471 Palavras (2 Páginas) • 292 Visualizações
DISSERTAÇÃO SOBRE A ETAPA 3 DA ATPS
JUROS COMPOSTOS
Juros compostos:
São os juros de um determinado período somados ao capital para o cálculo de novos juros nos períodos seguintes. Sendo representados através de um percentual. A fórmula de juros compostos pode ser escrita através da remuneração cobrada pelo empréstimo de dinheiro. O valor da dívida é sempre corrigido e a taxa de juros é calculada sobre esse valor.
O regime de juros compostos é o mais comum no sistema financeiro e o mais útil para cálculos de problemas do dia-a-dia.
Atualmente esse sistema financeiro pode ser considerado o mais comum, pois ele oferece uma maior rentabilidade quando comparado ao regime de juros simples, uma vez que juros compostos incidem mês a mês, de acordo com o somatório acumulativo do capital com o rendimento mensal. São muito usados no comércio, como em bancos. Os juros compostos são utilizados na remuneração das cadernetas de poupança, e é conhecido como “juro sobre juros”. Os juros compostos em disciplinas de matemática financeira, geralmente são calculados e aprendidos com a utilização da calculadora HP 12C, mas também é possível resolver seus cálculos e a fórmula no Excel.
A taxa de juros é uma relação entre o dinheiro e o tempo dado que podem beneficiar a um poupador que decide investir seu dinheiro a um fundo bancário, calculado por um percentual e com frequência mensal ou anual, permite que as pessoas que gerar rendimentos a partir de suas poupanças, coloquem suas rendas em uma conta no banco, que futuramente estipulado com a quantidade de dinheiro investido e o tempo, competindo de juros sob juros, podendo assim obter retorno atrativos.
Dissertação da etapa 4
Etapa 4
Amortização financeira é um processo
Amortização é um processo de extinção de uma dívida através de pagamentos periódicos, que são realizados em função de um planejamento, de modo que cada prestação corresponde à soma do reembolso do capital ou do pagamento dos juros do saldo devedor, podendo ser o reembolso de ambos, sendo que os juros são sempre calculados sobre o saldo devedor. O próprio nome sugere, consiste na amortização constante do principal durante todo o prazo de financiamento, os juros, por incidirem sobre o saldo devedor, cujo montante decresce após o pagamento de cada amortização, assumem valores decrescentes no período em PA – Progressão aritmética, o valor da amortização é calculado através da divisão entre o capital inicial e o número de prestações a serem pagas. Principais sistemas utilizados no mercado podem ser divididos em três tipos: Sistema de Amortização Constante – SAC, as amortizações são uniformes e o pagamento de juros decai como tempo, prestações são decrescentes. No Sistema de Amortização Francês também denominado Tabela Price, as prestações são constantes as series são sempre uniformes com prestações fixas , portanto o Sistema de amortização deve ser cada vez mais compreendido para maior facilitação nos procedimentos financeiros.
...