Evolução da contabilidade em duas ótimas escolas: italiana e norte-americana
Artigo: Evolução da contabilidade em duas ótimas escolas: italiana e norte-americana. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MIRESTA • 24/10/2014 • Artigo • 855 Palavras (4 Páginas) • 615 Visualizações
História da contabilidade
É tão antiga quanto à própria história da civilização. Está ligada às primeiras manifestações humanas da necessidade social de proteção à posse e de perpetuação e interpretação dos fatos ocorridos com o objeto material de que o homem sempre dispôs para alcançar os fins propostos.
Deixando a caça, o homem voltou-se à organização da agricultura e do pastoreio. A organização econômica acerca do direito do uso do solo acarretou em separatividade, rompendo a vida comunitária, surgindo divisões e o senso de propriedade. Assim, cada pessoa criava sua riqueza individual.
A origem da Contabilidade
Está ligada a necessidade de registros do comércio. Há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios.
A atividade de troca e venda dos comerciantes requeria o acompanhamento das variações de seus bens quando cada transação era efetuada. As trocas de bens e serviços eram seguidas de simples registros ou relatórios sobre o fato. Mas as cobranças de impostos, na Babilônia já se faziam com escritas, embora rudimentares.
À medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, preocupava-lhe saber quanto poderiam render e qual a forma mais simples de aumentar as suas posses; tais informações não eram de fácil memorização quando já em maior volume, requerendo registros.
Foi o pensamento do "futuro" que levou o homem aos primeiros registros a fim de que pudesse conhecer as suas reais possibilidades de uso, de consumo, de produção etc.
É importante lembrarmos que naquele tempo não havia o crédito, ou seja, as compras, vendas e trocas eram à vista.
Evolução da contabilidade
O desenvolvimento da contabilidade em toda a sua história esteve intimamente ligado ao desenvolvimento econômico e às transformações sociopolíticas e socioculturais experimentadas em cada época. O homem foi sentindo a necessidade de aperfeiçoar seu instrumento de avaliação da situação patrimonial ao mesmo tempo em que as atividades econômicas foram se tornando mais complexas.
Foi a partir do século XIII até o inicio do século XVII que a contabilidade teve seu florescer, como disciplina nas cidades italianas de Veneza, Gênova, Florença, Pisa e outras, onde havia na época um bom desenvolvimento econômico em termos de empreendimentos comerciais e industriais, que existe até os dias atuais.
Podemos delimitar a evolução histórica da contabilidade em duas grandes escolas: a Italiana e a Norte-Americana.
Ascensão da Escola Europeia
Após o surgimento inicial do método contábil, na Itália, surge no século XIX, um período que muitos denominam de cientifico. E é justamente nesse período que a teoria avança com relação às reais complexidades das sociedades, nessa época houve uma grande repercussão, provocando grandes discussões entre seus conhecimentos nessa ciência.
Frei Luca Paccioli
Escreveu "Tratactus de Computis et Scripturis" (Contabilidade por Partidas Dobradas), publicado em 1494, enfatizando que à teoria contábil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos.
Pacioli foi matemático, teólogo, contabilista entre outras profissões. Deixou muitas obras, destacando-se a "Summa de Aritmética, Geometria, Proportioni ET Proporcionalitá", impressa em Veneza, na qual está inserido o seu tratado sobre Contabilidade e Escrituração.
Pacioli, apesar de ser considerado o pai da Contabilidade,
...