TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exame de Suficiencia

Por:   •  28/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 2

1. INTRODUÇÃO

1.1 CONTEXTUALIZAÇÃO

No atual cenário mundial, onde o mercado de trabalho exige cada vez mais dos profissionais, um dos requisitos para ter um diferencial e se destacar é a formação em um curso superior.

No curso de Ciências Contábeis, além do diploma é necessário adquirir o registro no conselho regional de contabilidade para exercer a função, o que só é possível alcançar através da aprovação no Exame de Suficiência.

O Exame de Suficiência foi aprovado em 1999 e passou a ser implantado a partir do ano de 2000, alterando o Decreto-Lei n° 9.295/46 artigo 25, que regulamenta a profissão no país, tornando obrigatória a prestação do mesmo para obter o registro de profissional junto aos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRC), com o propósito de certificar a aptidão dos novos profissionais a prestar um serviço de qualidade, comprovando o conhecimento exigido para exercício da profissão, onde, para ser aprovado no exame, seria necessário acertar pelo menos 50% das questões propostas.

No entanto em 2002, o exame deixou de ser obrigatório e em 2005, foi suspenso, por decisão judicial, alegando que tal obrigatoriedade interferisse no Princípio Constitucional do Livre Exercício Profissional, XIII do Art. 5 da Constituição Federal, que diz: “É livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer”.

Por este motivo, todas as solicitações de registros solicitados ao CRC eram aceitas, o que desprestigiava a classe contábil.

Porém no ano de 2010, por meio da Lei nº 12.249/2010, que alterou o Art. 12 da Lei n.º 9.295/1946, voltou a fazer-se obrigatório o Exame de Suficiência para aquisição do registro profissional.

De acordo com a nova redação do Art. 12, os profissionais contábeis somente poderão exercer a profissão após, não somente a conclusão do bacharelado em Ciências Contábeis, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), como também a aprovação no Exame de Suficiência podendo, assim, obter o registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) a que estiverem sujeitos à regulamentação, como requisito para obtenção do Registro Profissional no CRC; como consta na Resolução CFC nº 1.301/10, publicada em data de 17 de setembro de 2010. Esta Resolução, no seu Art. 1, conceitua o exame como:

Prova de equalização destinada a comprovar a obtenção de conhecimentos médios, consoantes os conteúdos programáticos desenvolvidos no curso de Bacharelado em Ciências Contábeis e no curso Técnico em Contabilidade.

Os profissionais formados entre os anos de 2005 a 2010 possuem, como direito adquirido, a obtenção do registro no CRC sem serem submetidos no exame, mediante apresentação do diploma que comprove formação de Bacharel em Ciências Contábeis neste período.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (43.9 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com