Exercicios Ambiente Economico
Por: ricieri_guzzo • 21/9/2015 • Abstract • 605 Palavras (3 Páginas) • 351 Visualizações
1 - O que são "mercados competitivos", "pouco competitivos" e "não competitivos"?
Resposta:
Mercados competitivos: São caracterizados pelo livre acesso, ou seja, não há impedimentos significativos para entrada e saída de empresas. Nesses mercados há um grande número de vendedores e de compradores, de modo que nenhum deles individualmente pode influenciar o preço de mercado. Além disso, não há diferenças significativas entre os bens e serviços produzidos pelas diversas empresas.
Pouco competitivo: poucas empresas atuam no mercado, elevada capacidade produtiva (economias de escala), interdependência entre as empresas, acordo de CARTEL, não é comum ocorrer “guerra de preços”, lucros elevados, acumulação interna de capital, resistência financeira, capacidade produtiva ociosa planejada, elevadas barreiras à entrada de novas empresas no mercado.
Não competitivo: uma única empresa atua no mercado, elevada capacidade produtiva (economias de escala), lucros elevados, acumulação interna de capital, resistência financeira, capacidade produtiva ociosa planejada, elevadas barreiras à entrada de novas empresas no mercado.
2 - Porque as microempresas representam quase que a totalidade da natalidade e mortalidade empresarial?
Resposta: Porque mesmo havendo vontade de empreender, não se sabe como, criando a busca por uma solução fundamentada na esperança de acertar. A economia, no entanto. não é um jogo irracional onde esperanças e crenças por si só garantem a vitória, ou melhor, a sobrevivência.
3 - Como são determinados os preços dos bens e serviços?
Resposta: Essa determinação corresponde a um leilão entre as necessidades dos compradores e a disponibilidade de produto pelos vendedores, ou pela interação da demanda e oferta de mercado daquele produto. No mercado pouco competitivo ou não competitivo, o preço depende, basicamente, de três condições: da posição e forma da demanda, do custo de produção e da interação.
4 - O que determina a demanda por bens e serviços?
Resposta: A demanda de mercado de um bem ou serviço nos informa a quantidade que os consumidores participantes daquele mercado desejam comprar a cada preço unitário que tenham de pagar, num determinado período de tempo, dado um determinado cenário. Além do preço que amplia ou reduz a própria demanda, este cenário é representado por diversas outras variáveis como o número dos consumidores, suas rendas e grau de distribuição, seus gostos e preferências, o marketing, a sazonalidade conforme as épocas do ano e datas específicas, os preços dos demais produtos substitutos ou
complementares, entre outras.
5 - O que determina a oferta de bens e serviços?
Resposta: Oferta esta relacionada ao custo de produção e este à tecnologia de produção e aos preços dos fatores empregados na produção. A longo prazo, relaciona-se às economias e deseconomias de escala. Evidencia, portanto, o comportamento dos produtores em suas decisões do que,
...