TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercicios de Governança Corporativa

Por:   •  19/9/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

CENTRO DE CIÊNCIAS JÚRIDICAS E ECONOMICAS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Aluna: Jacqueline Chryslaine Brandão Pires Gonçalves

Respostas Exercícios - Governança Corporativa

  1. Conjunto de mecanismos que visa a fazer com que as decisões sejam tomadas de forma a maximizar o valor de prazo do negócio e o retorno dos acionistas.

  1. Alinha interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor econômico de longo prazo da organização, obtém melhorias de gestão, facilita o acesso a recursos financeiros e não financeiros, contribui para longevidade e sustentabilidade da organização, administra os conflitos de interesses de forma mais efetiva e avalia de forma permanente o propósito da empresa.

  1. A Teoria da Agência considera que em qualquer tipo de organização, em todos os níveis de gestão, sempre há necessidade de manter pessoas, nesse caso o agente, com autoridade para tomar decisões, visando atingir as finalidades propostas. Esses agentes são selecionados e recebem delegação para atuar em nome de outros, que são os principais, que podem ser: os acionistas, os controladores ou a sociedade. Os principais incorrem em custos para alinhar os interesses dos agentes aos seus interesses. Essa Teoria surgiu em 1976, com publicações dos autores Jensen e Meckling sobre estudos focados em empresas norte-americanas e britânicas, mencionando o que convencionaram chamar de problema de agente-principal.
  1. Em sociedades em que a propriedade concentrada é predominante, ou seja, o poder de controle societário em geral é exercido por uma pessoa ou grupo, familiares ou não, os conflitos tendem a se dar entre os sócios majoritários e minoritários, se intensificando na medida em que ocorre a sucessão. Já em países em que o controle e a propriedade são dispersos, conflitos de interesses surgem entre sócios e gestores da empresa, já que a os sócios delegam poder de decisão sobre a empresa aos gestores, situações em que pode surgir divergências entre esses grupos.

 

  1. O primeiro código de boas praticas de governança corporativa foi o Cadbury Report, criado em 1972, motivado por escândalos registrados no mercado corporativo e financeiro da Inglaterra no final dos anos 1980; posteriormente foram criados os princípios de governança da OECD (Organisation for Economic Co-operation and Development) motivados a eliminar barreiras entre nações, atrair investidores e ressaltar que a Governança Corporativa é de interesse tanto de investidores como de empreendedores, conselhos e executivos; Foi também criada a lei Sarbanes-Oxley surgindo depois de escândalos que envolveram fraudes contábeis, uso de informação privilegiada e empréstimos problemáticos para administradores. Esses códigos surgiram motivados pelo desejo de maior transparência e “accountability” e aumentar a confiança do investidor e do mercado como um todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (88.8 Kb)   docx (36.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com