FUTEBOL: SITUAÇÃO FINANCEIRA DOS CLUBES BRASILEIROS
Por: Daniel Araujo • 11/5/2019 • Projeto de pesquisa • 1.033 Palavras (5 Páginas) • 223 Visualizações
CENTRO DE ENSINO UNIFICADO DO MARANHÃO
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CAMPUS PARNAÍBA
DANIEL GOMES ARAUJO
FUTEBOL: SITUAÇÃO FINANCEIRA DOS CLUBES BRASILEIROS
PARNAÍBA
2019
SUMÁRIO
1. TEMA 3
2. PROBLEMATIZAÇÃO 3
3. OBJETIVOS 4
3.1 OBJETIVO GERAL 4
3.1 OBJETIVO ESPECÍFICO 4
4. JUSTIFICATIVA 4
5. PERGUNTAS NORTEADORAS 5
6. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 5
7. MATERIAS E MÉTODOS 7
8. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES 7
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 8
1.TEMA
O trabalho visa identificar, através de pesquisas e matérias jornalísticas a gestão dos clubes brasileiros e sua situação financeira.
2.PROBLEMATIZAÇÃO
Analisando os resultados financeiros de endividamento líquido dos clubes brasileiros, que acaba se tornando uma bola de neve, consta-se que muitos destes estão em situação extremamente caótica, alguns quase atingindo a falência.
[pic 1]
3. OBJETIVOS
3.1 OBJETIVO GERAL
Análise e compreensão dos dados de endividamento com base de estudos sobre a gestão dos clubes de futebol do Brasil e seus modos de administração.
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Para alcançar o objetivo geral traçado para esta pesquisa, são apresentados os seguintes objetivos específicos:
- Analisar a influência dos gestores dos clubes brasileiros
- Compreender a desigualdade financeira do futebol
- Compreender os fatores que influenciam em uma gestão eficiente.
4. JUSTIFICATIVA
É comum que a atenção se paute em medir o desempenho de cada clube na questão esportiva. No entanto, também se tornou importante comparar o investimento realizado em uma temporada com os resultados financeiros, que são de extrema importância para o clube. A paixão de pelo futebol motiva inúmeros torcedores, o sucesso do clube depende de vários fatores, o principal deles sem dúvida é a gestão financeira.
5. PERGUNTAS NORTEADORAS
Objetivando a contemplação dos objetivos propostos, faz-se necessário questões com intuito de orientar o projeto.
- Quais os motivos dos clubes se endividarem cada vez mais?
- O que falta para os clubes brasileiros serem referência em gestão?
- Qual a relação entre o resultado financeiro e o desempenho do clube?
6. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
As dívidas dos clubes brasileiros foram se tornando uma bola de neve ao longo do tempo por irresponsabilidade dos dirigentes e dos clubes que, em maior parte, não são profissionais na área futebolística. Na maioria das vezes são médicos e advogados, de forma geral, conselheiros que nunca fizeram um curso se quer sobre administração dentro da área administrativa do futebol.
Toda área profissional no Brasil tem pessoas formadas no ramo em que trabalham, por exemplo: um piloto é formado em um determinado curso para pilotar um avião, um CEO de uma empresa importante se formou para exercer aquele cargo. No futebol, infelizmente não é assim. Isso acontece porque conselheiros não largam mão de ter controle sobre o clube, eles elegem o presidente, que tomam as decisões mais importantes do clube.
[pic 2]
Esses números nos deixam intrigados para entender como um clube de futebol consegue sobreviver anos e anos investindo cada vez mais, e devendo mais a cada dia. Isso acontece porque os dirigentes são totalmente irresponsáveis, e jogam para fazer mídia para a torcida, pouco se preocupam com as finanças do clube.
Alguns clubes estão renegociando essas dívidas e pagando parcelas mensais durante mais de 50 anos. Outros clubes preferem pegar empréstimos com bancos, que facilitam o pagamento com juros menores do que os impostos pela União. Esse é o caso do Cruzeiro, que votou em seu conselho um empréstimo de 300 milhões de reais. A verdade é que se os clubes brasileiros não tomarem atitudes, irão se tornar cada vez menores, tanto no cenário nacional como no mundial. Fluminense, Vasco e Botafogo são exemplos claros de que se os clubes não colocarem profissionais para presidirem uma instituição e pararem de levar as dívidas como coisa boba, os times terão importância cada vez menor no cenário futebolístico.
...