TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Faculdade

Por:   •  4/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 3

Jéssica da Silva Santos

RA: 4252061560

 Conteúdo e posição hierárquica da estrutura  conceitual

Estrutura conceitual tem como principal objetivo estabelecer o arcabouço conceitual que devera sustentar a preparação e apresentação das demonstrações financeiras. Em outras palavras, a Estrutura Conceitual estabelece os conceitos acordados no qual o IASB baseia as Normas. Consequentemente, a maioria dos requisitos IFRS é coerente com os conceitos ali estabelecidos.

Da expressão estrutura conceitual poderia advir a falsa impressão  de uma norma hierarquicamente superior ( tal qual a constituição federal de um pais) , que estabelecesse diretrizes gerais  para as demais e que, em caso de conflito com elas, prevaleceria e a revisão daqueles já em vigor, em caso de conflito com os pronunciamentos ( IAS e IFRS ) e suas interpretação ( SIC e IFRIC ) prevalecem, em ordem de relevância, primeiro os pronunciamentos e depois as interpretações.

O método do diferimento, adotado pela norma de 1979 tinha foco a Demonstração de Resultado do Exercício, em que se buscavam as diferenças intertemporais.

Vários pronunciamentos contem termos como relevance, reliability, represent faithfully e comparability, que demandam consulta á estrutura conceitual para sua interpretação e aplicação, ainda que o texto do pronunciamento não remeta especificamente a ela. Outros modelos e conceitos podem ser considerados mais apropriados para atingir o objetivo de proporcionar informações que sejam úteis para tomada de decisões econômicas, embora não haja presentemente consenso nesse sentido.

Ao adotar as IFRS, o Brasil compromete-se com o respeito á estrutura conceitual e sua posição hierárquica.

Adoção de contabilidade baseada em princípios nos sistemas jurídicos Code Law: julgamento e responsabilidade

Há uma estreita relação entre a contabilidade e o ambiente em que ela se desenvolve e opera, o que justifica a preocupação, conforme mencionado anteriormente, com a adoção das IFRS. Dentre os fatores institucionais, aquele que mais diretamente impacta a contabilidade é o sistema jurídico e ai provavelmente reside o ponto critico da convergência internacional.

Naturalmente, em uma abordagem principles-based, a framework assume papel fundamental, na medida em que ela é o repositório primário dos conceitos e princípios que guiarão a elaboração e divulgação das demonstrações financeiras.

Essa classificação dicotômica em common e code law não é suficiente, por si só, para explicar o embate entre abordagem do IASB e a do FASB mesmo porque ambos de inspiração original anglo-saxônica, agora sob holofotes com o projetos conjunto entre os dois órgãos.

A maior diferença entre as normas contábeis internacionais e as norte-americanas, segundo o presidente da IFAC, ‘’é o nível de detalhamento das ultimas, as quais são produtos do ambiente muito litigioso dos Estados Unidos.

Algumas considerações  sobre terminologia e alguns conceitos

Como é o caso de Princípios Fundamentais de Contabilidade, no documento em tela são utilizadas expressões do tipo Características Qualitativas da informação contábil, ou então Conceitos, como mais próprio na linguagem norte-americana.

A estrutura conceitual do IASB , agora adotado no Brasil, carrega toda a concepção anglo-saxônica, hoje tendendo a prevalecer no mundo todo, e com base na sua versão original inglesa.

Algumas comparações com as estruturas conceituais brasileiras anteriores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (62.1 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com