Ferramentas de Gestão: Balanced Scorecard (BSC) e Seis Sigma
Por: danix • 2/5/2015 • Trabalho acadêmico • 902 Palavras (4 Páginas) • 199 Visualizações
Disciplina: Tecnologias de Gestão
Ferramentas de Gestão: Balanced Scorecard (BSC) e Seis Sigma
]
Atividade Colaborativa
Anhanguera Educacional
2014
Disciplina: Tecnologias de Gestão
Aula- tema 07- Ferramentas de Gestão: Balanced Scorecard (BSC) e Seis Sigma
Atividade Colaborativa
INTRODUÇÃO
Neste trabalho tenho como objetivo apresentar uma pesquisa sobre: o processo de Seis Sigmas e Balanced Scorecard e como essas ferramentas de gestão estão relacionadas à gestão estratégica e à gestão pela qualidade no qual facilitará a definição e gerenciamentos dos objetivos e indicadores nos novos processos administrativos das empresas.
Ferramentas 5s:
Atualmente, a ferramenta 5s tem sido desenvolvida e muito utilizada pelas empresas, por ser uma ferramenta simples, de fácil aplicação e gera muitos benefícios.
Tem como base cinco palavras japonesas, que originaram o nome da ferramenta, são elas: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke. Em português significa: senso de utilização, senso de organização, senso de limpeza, senso de saúde e senso de autodisciplina.
[pic 2]
Ambiente de trabalho
Nessa primeire foto uma mesa de trabalho, totalmente desorganizada e contendo objetos distribuídos de forma errada, que pode ser corrigida pelo senso de organização, autodisciplina e utilização. Quando temos conhecimento de quais objetos são mais utilizados e quais não são usados com frequência, podemos organizar o ambiente de forma que tudo fique no alcança do usuário conforme sua necessidade.
[pic 3]
Ambiente de trabalho
Na segunda foto, a ferramenta 5s começou a ser aplicada. A mesa ganha uma melhor organização e apresenta um espaço que antes parecia não existir.
[pic 4]
Ambiente de trabalho
Já na terceira foto, vemos a estação de trabalho totalmente organizada e os objetos distribuídos de forma correta e acessível ao usuário. Notamos que essa é uma ferramenta que pode ser usada por todos, exigindo apenas autocontrole da pessoa que utiliza o tal espaço, para que mantenha o ambiente sempre organizado. Uma dificuldade do 5s é encontrar a melhor adequação dos móveis e objetos; e um ponto positivo dessa ferramenta é a acessibilidade a todos as pessoas.
Desenvolvimento
Seis Sigma
Seis Sigma é definido como uma estratégia gerencial para promover mudanças nas entidades, buscando a melhorias nos processos, produtos e serviços para a satisfação dos clientes, fazendo a diferença na forma de gerenciamento de processos produtivos ou administrativos o Six Sigma tem como prioridade a obtenção de resultados de forma planejada e clara, tanto de qualidade como principalmente financeiros.
A força da globalização nas empresas faz com que cada vez mais processos sejam analisados e melhorados, pois em função da dinâmica de mercado, a eficiência nas operações e a eliminação do desperdício são questões de sobrevivência e não diferenciais. Os Seis Sigmas é uma ferramenta de gerenciamento que auxilia nesta busca um sistema abrangente e flexível para alcançar, sustentar e maximizar o sucesso empresarial, usada para indicar quanto dos dados insere-se nos requisitos do cliente. Quanto maior os sigmas do processo melhorem os produtos ou serviços ou menor o número de defeitos.
DMEDI: Design, Medir, Explorar, Desenvolver e Implementar
DMAMC: Definir, Medir, Analisar, Melhorar e Controlar;
BSC (Balanced Scorecard).
O BSC é um instrumento de gestão muito divulgado atualmente nas empresas que praticam estilos de gestão modernos e orientados á estratégias,
O BSC é uma metodologia informação financeira e não financeira informação constante dobre desempenho da empresa com resultados atuais e futuros da empresa e informática externa e interna disponibiliza aos seus gerentes dados operacionais que auxiliarão no monitoramento e balanceamento das dimensões financeiras, projetando também para longo prazo, assim terão em mãos uma grande ferramenta que auxiliará no ambiente externo e seus concorrentes.
...