GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL
Por: monicaassuncao • 7/5/2015 • Trabalho acadêmico • 3.198 Palavras (13 Páginas) • 198 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL
2.1 CONCEITO DE GESTÃO FINANCEIRA...............................................................4
2.2 GESTÃO FINANCEIRA DE FLUXO DE CAIXA...................................................4
2.3 PRINCIPAIS DECISÕES DE INVESTIMENTO.....................................................5
2.4 RISCO E RETORNO..............................................................................................5
2.5 PRINCIPAIS TIPOS DE ORÇAMENTO.................................................................6
3 NOÇOES DE ATUÁRIA...........................................................................................9
3.1 CONCEITOS DE ATUARIA..................................................................................9
3.2 PREVIDENCIA NO BRASIL..................................................................................9
4 DIREITO EMPRESARIAL ......................................................................................11
4.1 SOCIEDADES EMPRESARIAIS E SOCIEDADE SIMPLES..............................11
4.1.1 SOCIEDADES EMPRESARIAIS......................................................................11
4.1.2 SOCIEDADES SIMPLES..................................................................................11
4.2 OBRIGAÇÕES DOS EMPRESARIOS E SOCIEDADES EMPRESRIAIS..........12
5 CONCLUSÃO.........................................................................................................14
REFERENDIAS.........................................................................................................15
- INTRODUÇÃO
No texto a seguir, entenderemos o que é Gestão financeira e orçamento empresarial, decisões de investimento, risco e retorno e tipos de orçamento. È o conjunto de rotinas de uma firma ou grupo, centralizadas hierarquicamente ou não, que se ocupam da aplicação do fluxo de caixa em termos de composição de carteira: colocações acionárias (segundo uma lógica de rentabilidade), especulação com estoques e moedas, compra e venda de ativos.
Previdência Social no Brasil que são denominados direitos fundamentais sociais e Direito empresarial.
- GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL
- CONCEITO DE GESTÃO FINANCEIRA
È o conjunto de rotinas de uma firma ou grupo, centralizadas hierarquicamente ou não, que se ocupam da aplicação do fluxo de caixa em termos de composição de carteira: colocações acionárias (segundo uma lógica de rentabilidade), especulação com estoques e moedas, compra e venda de ativos.
- GESTÃO FINANCEIRA E FLUXO DE CAIXA
► A gestão financeira visa maximizar os resultados esperados. Podemos entender que a gestão financeira compreende um conjunto de ações e procedimentos administrativos, que envolve desde o planejamento, análise e controle das atividades financeiras da empresa.
A gestão financeira visa maximizar os resultados esperados, tanto econômicos e financeiros que são decorrentes d as atividades operacionais. As atividades da gestão financeira são as análises, decisões e atuações relacionados aos meios financeiros, tão necessários ás atividades da empresas. Assim sendo, a função da gestão financeira integra todas as tarefas liga das à obtenção, utilização e controle de recursos financeiros.
A gestão financeira trabalha na obtenção de financiamentos vantajosos, levando-se em conta os custos, prazos e demais condições p revistas nos contratos. O gestor aplica de forma criteriosa os recursos financeiros da empresa, atribuindo valor de prioridades e realizando uma analise financeira verificando a viabilidade econômica e financeira dos investimento.
► Fluxo de caixa, seu objetivo é ajudar no planejamento estratégico da empresa, controle do dinheiro que entra e s ai, prever períodos em que haverá s obras de caixa ou necessidades sobre buscar fontes p ara financiar as necessidades de caixa, evitar o descasamento de datas entre pagamentos e recebi mentos e planejar uma possível aquisição de equipamentos e etc.
O fluxo de caixa, pode ser utilizado tanto como ferramenta de gestão operacional (curto prazo), como uma forma de gestão estratégica (médio e longo prazo) fazendo uma projeção futura de entradas e as idas de recursos financeiros, por um determinado período.
O fluxo de caixa quando gerado com eficiência é uma poderosa ferramenta para a gestão dos negócios, as informações devem ser detalhadas, o gestor deve ter domínio do ciclo operacional da empresa e também é fundamental a implantação de controles auxiliares.
Pode ser usado por empresa de qualquer porte, lembre-se q eu é uma ferramenta de gestão que pode lhe dar suporte para decisões futuras com base nos dados atuai, desde que estes números sejam reais e atualizados. O controle pode ser semanal, mensal e ate mesmo diário.
- PRINCIPAIS DECISÕES DE INVESTIMENTO
Referem-se tanto à administração da estrutura do ativo quanto à implementação de novos projetos. A grande concorrência existente nas modernas economias de mercado obriga as empresa a se manter tecnologicamente atualizadas. Nenhuma empresa pode sentir-se segura em boa posição conquistada, pois a qualquer momento algum concorrente poderá surgir com um produto melhor e mais barato. Assim, as empresas são obrigadas a desenvolver continuamente novos projetos e a tomar decisões sobre a sua implantação.
...