GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL
Por: Beto Sam • 9/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.985 Palavras (12 Páginas) • 210 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL 4
2.1.1 CONCEITO DE GESTÃO FINANCEIRA............................................................5
2.1.2 RISCO E RETORNO.........................................................................................5
2.1.3 PRINCIPAIS TIPOS DE ORÇAMENTO.............................................................6
2.1.4 PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃO............................7
2.1.5 NOÇÕES DE ATUÁRIA....................................................................................8
2.1.6 CONCEITOS DE ATUÁRIA..............................................................................8
2.1.7 PREVIDÊNCIA SOCIAL...................................................................................9
2.2 DIREITO EMPRESARIAL..................................................................................10
2.2.1 SOCIEDADES EMPRESARIAIS E SOCIEDADES SIMPLES..........................10
2.2.2 OBRIGAÇÕES DOS EMPRESÁRIOS E SOCIEDADES EMPRESARIAIS.......11
3 CONLUSÃO ........................................................................................................13
4 REFERÊNCIAS ...................................................................................................14
1 INTRODUÇÃO
Os registros contábeis e econômico-financeiros são indispensáveis à sociedade para obter bons desempenhos como vem sendo comprovado através do tempo quer no campo governamental, empresarial ou mesmo familiar. Tais conceitos são fortes aliados aos gestores financeiros, fornecendo aos mesmos relatórios que podem ser analisados e a partir daí diagnosticar a situação financeira da empresa. O sucesso e sustentabilidade das instituições é uma consequência da Gestão Financeira que busca a perpetuidade, essa gestão concentra-se sobre o estudo das decisões financeiras assumidas na empresa: desta forma antes de nos inclinar sobre o conceito de gestão financeira, cabe claramente à definição da própria empresa. Um dos principais focos desse estudo é enfatizar a Gestão financeira, suas formas, seu papel e suas áreas de decisões dentro de uma empresa. O extenso conhecimento dessas funções, papéis e objetivos, áreas de atuação é de suma importância e quem responde por tudo isso na organização é o gestor financeiro. É de responsabilidade de tal profissional conhecer o mundo das finanças, pois ele utilizará esses instrumentos para a suas tomadas de decisões, bem como a melhor distribuição dos recursos da empresa. Entendendo que a gestão financeira é o processo de obtenção de recursos financeiros que possibilitam a empresa atingir e manter o seu nível de atividade desejada, segue neste estudo uma descrição acerca dos conceitos financeiros, com base nas teorias atuais. Prudentemente, uma boa gestão de recursos financeiros reduz significativamente as despesas financeiras. Esse deve ser o foco constante das empresas, pois os custos financeiros são capazes de absorver valores significativos de sua receita operacional.
2 DESENVOLVIMENTO
Dentro deste contexto se encontra o conceito do que seria a gestão financeira, fluxo de caixa e as principais decisões de investimento e ainda serão abordados assuntos como o risco e o retorno, os principais tipos de orçamentos para a gestão, noções de atuária, previdência social no Brasil e direito empresarial com ênfase nas sociedades simples e também as obrigações dos empresários e das sociedades empresariais.
Em Destaque será discutida a importância de uma excelente gestão financeira e qual o caminho para se alcançar esta gestão de forma segura e objetiva.
2.1 GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL
O Objetivo da gestão financeira é aprimorar os resultados apresentados pela empresa e aumentar o valor do patrimônio por meio da geração do lucro líquido proveniente das atividades operacionais, mas nem sempre ocorre uma adequada gestão financeira na empresa.
O negócio do setor financeiro, que é a gerência dos recursos financeiros internos, deveria ser suficientemente lucrativo para cobrir as despesas com manutenção de sua estrutura produtiva e administrativa, e ainda gerar uma contribuição suficiente para aumento do capital do acionista colocado sob sua gestão. A disponibilidade do capital para áreas de forma que elas mantenham-se em funcionamento produtivo, foi entregue a área financeira no momento da constituição da empresa ou em momento posterior, se esta área detectou a necessidade de recursos adicionais, com a consequente integralização de mais recursos. O planejamento é o princípio mais importante da gestão empresarial para as pequenas e grandes empresas, corporações, agências governamentais, organizações sem fins lucrativos ou simplesmente para a vida particular de cada pessoa. Sendo assim, pode-se dizer que todos os gestores fazem algum tipo de planejamento que, em algumas das vezes, nas pequenas organizações acabam que os planos não são formalizados.
2.1.1 CONCEITO DE GESTÃO FINANCEIRA
A gestão financeira é uma das tradicionais áreas funcionais da gestão, é um conjunto de atividades administrativas que envolvem as bases da administração, planejamento, análise e controle, com o objetivo de maximizar os resultados econômicos e/ou financeiros gerados pelas operações empresariais. Dessa forma a função financeira integra todas as tarefas ligadas a obtenção, utilização e controle dos recursos financeiros de forma a garantir, por um lado, a rentabilidade dos recursos nela aplicados.
Deve-se ter o controle de tudo o que se passa na empresa sendo importante para o gestor e qualquer atitude tomada é preciso que a gestão financeira apresente bons resultados. Deve-se tomar muito cuidado e pensar bastante para que nada de errado.
Os princípios financeiros sempre serão aplicados em algum momento seja em uma grande empresa ou em uma de pequeno porte. Um exemplo disso é os micros mercados, eles são um nicho que grande parte da população tem atuado.
2.1.2 RISCO
...