Gerenciamento de negócios eficaz e eficiente
Trabalho acadêmico: Gerenciamento de negócios eficaz e eficiente. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vanildamgomes • 13/5/2014 • Trabalho acadêmico • 1.514 Palavras (7 Páginas) • 278 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 conceito de orçamento 4
2.1 Orçamento Geral 4
2.2 orçamento flexível 4
3 pontos positivos do orçamento para a gestão 5
3.1 as questões tributárias para o orçamento 5
3.2 isenção e imunidade tributária 5
4 balanço patrimonial 6
5 demonstração do Resultado do Exercicio 7
6 Demonstração dos fluxos de caixa 8
7 a comparação do orçado com o realizado com a utilização dos métodos quantitativos 9
8 c0nclusão 10
9 referencias 11
1 INTRODUÇÃO
A gestão eficiente e eficaz de um negócio é um fator determinante para a sobrevivência empresarial, dentre eles está o planejamento e o orçamento.
A gestão empresarial é um modelo de trabalho, orientado por uma política de valores, capaz de planejar, alocar e gerir recursos, ações, iniciativas, princípios, valores e estratégias, procurando viabilizar o alcance dos objetivos propostos por uma organização (empresa).
Pode evidenciar maior ou menor grau de centralização de poder, decisão e ação de acordo com o desenvolvimento de suas relações internas com parceiros, colaboradores e modelo de negócio.
2 CONCEITO DE ORÇAMENTO
Expressão quantitativa de um plano de ação proposto pela administração por um período específico; plano administrativo que abrange todas as fases das operações para um período futuro definido.
Orçamento é levantamento de valores que serão gastos com o planejamento para um determinado período.
2.1 ORÇAMENTO GERAL
Expressa os planos operacionais e financeiros da administração para um período específico e é composto por um conjunto de demonstrações financeiras orçadas. Decisões operacionais lidam com o uso de recursos escassos. Decisões financeiras lidam com como obter fundos para adquirir esses recursos.
Orçamento operacional são orçamentos para várias funções de negócios da cadeia de valores: receita, produção, mão de obra, materiais Diretos, despesas operacionais, demonstração do Resultado Orçado.
Orçamento financeiro é a parte do orçamento geral composto por orçamento de dispêndios de capital, do orçamento de caixa, do balanço e da demonstração de fluxos de caixa orçados.
2.2 ORÇAMENTO FLEXÍVEL
É aquele que se ajusta para as mudanças no volume de vendas e outras atividades direcionadoras de custo.
A base para elaboração do orçamento flexível é a perfeita separação entre custos fixos e variáveis.
O Controle Orçamentário e Análise das Variações: Resultados Alcançados x Resultados Orçados, Periodicidade parcial ao Planejado, é interessante que o relatório de um mês qualquer contenha valores orçados e reais do mês a que se refere.
Variações nas Receitas de Vendas são três aspectos importantes: o preço de venda, o volume de vendas em unidades e o valor das vendas.
3 PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃO
O orçamento coloca o planejamento em primeiro plano na mente dos administradores, já que os gestores, ao atingirem as metas orçamentárias estão automaticamente cumprindo o planejado.
O orçamento pode possibilitar aos gestores, verificar, oportunamente, as estratégicas para a produção e colocação dos seus produtos e serviços no respectivo ambiente de demanda. Isto porque, o orçamento bem acompanhado pode identificar vieses em relação ao planejado, de forma clara e matemática, possibilitando uma rápida ação da gestão empresarial.
3.1 AS QUESTÕES TRIBUTÁRIAS PARA O ORÇAMENTO
O direito tributário é o ramo do Direito ligado às regras do direito público, que disciplina a arrecadação de valores por parte do Estado.
As questões tributárias são: competência, imunidade tributárias, isenções tributárias, legislação tributárias.
3.2 ISENÇÃO E IMUNIDADE TRIBUTÁRIA
A isenção tributária é como se fosse um salvo conduto em que o cidadão que normalmente seria tributado devido a um determinado fato ( serviço ou patrimônio), deixa de sê-lo.
Na isenção a obrigação tributária surge, mas a lei dispensa o pagamento do tributo.
Imunidade tributária é a característica da qual se beneficiam algumas pessoas em virtude de, contra elas, não surgir qualquer tributo. Observe-se que não se trata de elas serem dispensadas do pagamento do tributo, mas, sim, do débito sequer vir a ser constituído.
As entidades ou pessoas contempladas com a imunidade têm o direito de realizarem determinada ação que normalmente configuraria fato gerador de um tributo, mas sem sofrerem a respectiva tributação. Trata-se de uma não incidência constitucionalmente qualificada.
4 BALANÇO PATRIMONIAL
É um dos relatórios mais importantes no processo decisório de uma empresa em um determinado período. O Balanço Patrimonial é considerado uma demonstração estática, pois a qualquer momento a Contabilidade poderá elabora e evidenciar a quem interessar o desempenho financeiro, e o patrimonial da empresa.
O Balanço Patrimonial é composto por contas, são as contas do Ativo que representa todos os bens e direitos de propriedade da empresa, o Ativo Circulante representa os bens e direitos considerados Ativos e que podem se transformar em dinheiro no chamado curto prazo. O Ativo Não Circulante estão os valores que se realizarão após o término do próximo ano, Realizavél a Longo Prazo, são os valores referentes a Bens e Direitos de propriedade da empresa.
Passivo representa todas as obrigações que uma empresa possui. Passivo Circulante são dívidas que a empresa possui cujo vencimento ocorrerá até o término do exercício seguinte. Passivo Não Circulante as dívidas que a empresa possui e cujo vencimento ocorrerá após o término do exercício
...