O planejamento eficiente e eficaz
Por: theuane • 21/4/2015 • Trabalho acadêmico • 893 Palavras (4 Páginas) • 623 Visualizações
. O Planejamento Estratégico Eficiente e Eficaz
A construção da estratégia empresarial pode seguir processos distintos e às vezes, antagônicos. Com isso, observa-se que o processo de construção da estratégia empresarial é um processo íntimo da empresa, e que deve ser feito com base nas particularidades de cada organização, visando sempre o sucesso do projeto de implementação da mesma. Segundo Chiavenato (2011, pg. 116), “A estratégia representa integração, adequação e compatibilização”.
De acordo com Maximiano, a administração de uma organização deve considerar inúmeros fatores ao escolher suas estratégias, e que o primeiro aspecto a considerar é a clareza com relação ao negócio ou missão, que é fundamental para a seleção de estratégias. Ele afirma que se a empresa não souber dizer com precisão qual sua missão ou em que negócio está, provavelmente também não conseguirá explicitar estratégias coerentes.
Maximiano ainda defende que entender a eficácia global é tão importante quanto entender a eficiência das partes isoladas. Ele ainda afirma que para a empresa focalizar na eficácia global, é necessário caracterizar a organização em termos de sua finalidade ou utilidade, ou seja, relacionadas ao negócio, à missão e valores da empresa.
Segundo Drucker, o planejamento é um processo de redução de incertezas e uma forma de melhor alocar recursos e aplicar esforços. Em seus trabalhos enfatiza sempre que os gerentes devem perseguir objetivos inspirados nos objetivos da empresa, e ainda afirma que o resultado global é o mais importante.
Para a empresa operar com eficiência e eficácia é fundamental que ela conheça o ambiente externo à sua volta: suas necessidades, oportunidades, recursos disponíveis, dificuldades e restrições, ameaças, coações e contingências dos quais ela não pode fugir ou escapar. (CHIAVENATO, 2011. pg. 149).
O conhecimento da própria organização e do ambiente em que ela se insere, são, portanto, relevantes fatores a considerar durante a elaboração das estratégias empresariais.
Outro fator relevante que foi observado é a gestão dos recursos no processo do planejamento estratégico. Os recursos é que determinam até onde a empresa pode operar, e são o combustível para a implementação eficiente dos planos estratégicos ao decorrer do processo. E como qualquer combustível, quanto maior e melhor o desempenho da organização, e menor a utilização dos recursos disponíveis para esse fim, mais eficiente terá sido o planejamento estratégico.
Segundo Chiavenato (2011, pg. 158), “O processo de elaboração do planejamento deve contar com a ampla e irrestrita participação de todos os níveis da organização.”
Chiavenato defende que a integração entre si de todos os fatores da empresa com o ambiente determina o comportamento da mesma diante das oportunidades e desafios aparentes. Esse comportamento se torna incrementalmente eficaz à medida que a empresa o repete e o vai melhorando.
Ele ainda aponta que, para que a implementação do planejamento se torne realidade concreta, a empresa deve fazer com que a estratégia passe a ser atividade cotidiana das pessoas, comunicar, explicar, esclarecer e orientar as pessoas quanto ao que devem fazer para contribuir com os resultados esperados, preparar os colaboradores através de treinamento e desenvolvimento adequados, reforçar sempre os objetivos da estratégia, apontando e comemorando os resultados já obtidos, avaliar e mensurar os resultados e recompensar pelos resultados positivos.
Durante o processo de avaliação da eficiência e eficácia dos planos estratégicos, é que são identificadas as falhas do processo, que possibilitam uma visão sistêmica do problema e, sua correção. Pode-se afirmar, portanto, que nenhum planejamento estratégico conseguirá alcançar cem por cento de êxito quanto aos seus objetivos,
...