TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão operações

Por:   •  22/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.415 Palavras (6 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 6

Tecnologia das operacões – Capitulo IV-Gestao de operacões

​​​​​Capitulo IV

TECNOLOGIA DAS OPERACOES

PARTE I

A gestão de operações trata dos assuntos que têm que ver com o planeamento, organização, direccão e controle das actividades produtivas e não produtivas do sistema de operações . Combina e transforma de uma maneira controlada os vários recursos usados na produção em produtos de valor acrescentado, nas especificações do mercado, seguindo as politicas da organização . Os seus objectivos são a implementação:

1) Da Qualidade certa

2) Na quantidade certa

3) No tempo certo

4) com o custo de produção certo.

Na definição de gestão de operações aparecem cinco palavras chave que são:

a) Os recursos

b) Os Sistemas

c) A Transformação

d) O Valor acrescentado

e) A Satisfação do cliente.

A estratégia das operações define a maneira como a empresa compete no mercado. Exemplos destas estratégias são :

a) Baixo custo

b) Qualidade

c) Rapidez de entrega

d) Flexibilidade.

Até aos anos 80 do sec.XX, os gestores de operações tinham que decidir qual destas estratégias era a que mais se adequava a um dado segmento de mercado. Admitia-se à partida que teria de haver tradeoffs. Por exemplo não se podia ter baixos custos e vendas personalizadas, como também teria de haver uma escolha (tradeoff) entre uma estratégia de entrega rápida do produto e uma estratégia de venda personalizada, as duas estratégias não eram possível.

Com a evolução da tecnologia não fazem mais sentido as decisões que sacrificavam uma dimensão competitiva em relação a outra dimensão . E esta é talvez a maior conseqüência na forma como a tecnologia afeta hoje as operações. Hoje as firmas mais evoluídas tecnologicamente podem produzir com alta qualidade, rapidamente efetuaram a entrega do produto personalizado e a um preço muito competitivo. Ou seja, hoje as companhias conseguem implementar várias dimensões da competitividade num único processo e com grau bastante elevado, graças ao suporte da tecnologia. A forma como a tecnologia afeta hoje as operações pode ser visto no gráfico da figura 1 onde a curva A representa o custo de produção/rapidez de entrega das empresas com pouco investimento em tecnologia e a curva B que representa as empresas que investem em tecnologia moderna.

Como a tecnologia tem impacto na realização das operações

Alto

A2

custo

A1

Curva A

A 3

Curva B

B1

Baixo

Rapidez de entrega

Lento

Rápido

Uma empresa que invista em tecnologia passa do ponto A1 para o ponto B1 e significa que o investimento proporciona um abaixamento dos preços de custo e um serviço de entrega mais rápida da mercadoria.

Uma empresa que não invista em tecnologia, permanece na curva A, onde o melhoramento numa dimensão da competitividade é conseguido apenas com o sacrifício de outra dimensão ( tradeoff ). Por exemplo, indo do ponto A1 para o ponto A3, a empresa baixa o seu custo de produção mas perde em termos da rapidez de entrega.

❖ Podemos dividir as tecnologias das operações em quatro tipos principais:

1) A tecnologia da informação;

2) A tecnologia do produto;

3) A tecnologia da produção ;

4) A tecnologia dos processos;

▪ Tecnologia da produção

1) CNC ou Máquinas –comandadas numericamente por computador

O que fazem ?

Sobre uma peca bruta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (137 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com