Hipermercado hoterdan
Por: 36452251 • 24/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.546 Palavras (7 Páginas) • 1.103 Visualizações
[pic 1]
CURSO SUPERIOR TÉCNOLOGO DE GESTÃO EM R.H
SEMESTRE 02/2014
ALUNOS:
Alessandra A. de C. Silva RA 9365309987
Andréa de Melo Nunes RA 9375337828
Camila S. Passoni Dionisio RA9366294774
Keli C. Caetano Ribeiro RA 9368313355
DESAFIO PROFISSIONAL
Matemática
Processos Gerênciais
TUTOR PRESENCIAL: PROF. MARCELO MORETTI
AMERICANA/SP
2014
SUMÁRIO
1 – Introdução.........................................................................03
2 – Estrutura Organizacional.................................................03
3 – Plano de Capacitação (Diretores e Gerentes)................04
3.1- Melhorar a eficácia gerencial.........................................04
3.2- Desenvolver líderes........................................................05
3.3- Capacitar à liderança situacional..................................05
3.4- Construção e Desenvolvimento de Equipes de Alto Desempenho............................................................................06
4 – Plano de Capacitação (Operacional)...............................06
5 – Conclusão..........................................................................08
6 – Referências Bibliográficas...............................................08
1 – Introdução
Este estudo destina-se a demonstrar no Hoterdan Hipermercado, um determinado modelo de gestão, melhorar o processo de motivação nas organizações, criar novos líderes e criar planos de capacitação e de motivação para colaboradores, objetivando analisar várias teorias como a motivação em uma situação real. Algumas das teorias procederam determinar como os funcionários são motivados dentro da empresa, e se suas necessidades básicas são atendida, já que funcionários desmotivados trazem prejuízo para a empresa. É necessário que as pessoas nas organizações, hoje em dia, tenham capacidade de desempenho eficiente para um resultado eficaz.
2 – Estrutura Organizacional
A estrutura organizacional utilizada no Hoterdan Hipermercado é a estrutura funcional, onde é utilizado uma chefia para cada sessão, de modo que os subalternos exerção mais de uma função, ficando sob o comando de mais de um chefe, onde a necessidade básica é a especialização. Todos os níveis de execução se subordinam aos seus correspondentes níveis de comando funcional.
No organograma antigo, encontramos falha na gerência e supervisão, portanto, criamos um novo organograma, onde o principal foco foi a contratação de gerentes e supervisores para cada área, visando planejamento, organização e controle.
3 – Plano de Capacitação (Diretores e Gerentes)
3.1- Melhorar a eficácia gerencial
Para uma boa eficácia gerencial, é necessário competências e processos gerenciais como: habilidades, atitudes e conhecimento, ou seja, saber como fazer, querer fazer e fazer. Mapear e desenvolver competências somente, não é o bastante. Portanto, os gestores precisam ter envolvimento com a organização e esta precisa ter empenho em valorizar as pessoas.
O conhecimento conceitual, técnico e humano do gestor tranforma-se em competências gerenciais que são: planejamento, organização, direção e controle. Portanto, devemos sempre estar aberto à mudanças e executar eficientemente os processos. Sempre se atualizar com programas de desenvolvimento gerencial , que inclui treinamentos, bolsas de estudos, cursos de línguas, congressos, etc.
3.2- Desenvolver líderes
Para obter novas lideranças, é necessário implantar um programa para planejar o desenvolvimento de novos líderes, estabelecendo metas, oferecendo treinamento e apoio e avaliação do desempenho. Precisamos de um ambiente organizacional correto com objetivos claros para cada equipe, flexibilidade para ajustar tarefas ao pontos fortes das pessoas. O bom desempenho deve ser reconhecido e o desempenho fraco deve ser discutido (em particular) e tomas as medidas adequadas.
Enfim, são inúmeras as características que precisamos para uma liderança e dificilmente encontraremos todas numa só pessoa, mas sabemos que precisamos estar sempre em desenvolvimento, reconhecendo que há sempre algo a mudar ou aprimorar. Temos que ter em vista o sucesso coletivo, da equipe, e se afastar das atividades operacionais. Assim, surge um novo líder.
3.3- Capacitar à liderança situacional
A liderança situacional é a que melhor se encaixa tendo em vista os dias de hoje, nas organizações nos momentos de crise, pois o gestor necessita ter jogo de cintura para lidar com poucos recursos em um curto espaço de tempo, afim de contornar os problemas de forma a eliminá-los definitivamente. Um líder deve seguir quatro estágios para estar capacitado: Determinar, persuadir, compartilhar e delegar.
Para um líder conseguir atingir essa maturidade, é necessário:
- Oferecer suporte, conhecimentos, experiências e possibilidades de crescimento
- Conhecer bem a si mesmo
- Definir devidamente as competências de cada colaborador
- Guiar, ensinar e conduzir as equipes
- Demonstrar que está lá para ajudar
3.4- Construção e Desenvolvimento de Equipes de Alto Desempenho
As equipes de alto desempenho vem se destacando no novo contexto de gestão que fomos inseridos nos dias de hoje. Trata-se da realização das tarefas e não individualmente. Uma formação de equipes de pessoas que se completam em diferentes departamentos na organização. Para desenvolver essas equipes, precisaremos formar grupos que tenham confiança uns nos outros e estejam comprometidos, todos tem que ter o mesmo objetivo definido e ter uma comunicação clara e aberta. Nesses casos o líder tem que saber lidar com adversidades e sempre estar motivando as equipes.
...