IMPLANTAÇÃO DE CONTROLES FINANCEIROS NUMA MICROEMPRESA DO RAMO CALÇADISTA
Por: nedsonnn • 9/11/2018 • Projeto de pesquisa • 2.493 Palavras (10 Páginas) • 227 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA DAPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS VII COLEGIADO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
NEDSON JOSÉ DO NASCIMENTO
IMPLANTAÇÃO DE CONTROLES FINANCEIROS NUMA MICROEMPRESA DO RAMO CALÇADISTA
SENHOR DO BONFIM 2014
NEDSON JOSÉ DO NASCIMENTO
IMPLANTAÇÃO DE CONTROLES FINANCEIROS NUMA MICROEMPRESA DO RAMO CALÇADISTA
Atividade apresentada a Universidade do Estado da Bahia, Campus VII, Senhor do Bonfim-BA, Colegiado de Ciências Contábeis, como avaliação da disciplina Tópicos Contemporâneos em Contabilidade ministrada pelo Professor Ricardo José Rocha Amorim.
SENHOR DO BONFIM 2014
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO
- Contextualização 4
- Problematização 5
- Objetivo Geral 5
- Objetivos Específicos 5
- Justificativa 5
- METODOLOGIA 6
- REFERENCIAL TEÓRICO 7
- Administração e controles Financeiros 7
- Contas a Pagar 8
- Contas a Receber 8
- Fluxo de Caixa 9
- Gerenciamento de Compras 9
- Controle de Estoque 10
- Formação do Preço de Venda 10
- Informatização da Empresa 10
- CRONOGRAMA 11
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
- INTRODUÇÃO
- CONTEXTUALIZAÇÃO
As micro e pequenas são fundamentais para promover o crescimento econômico, criar empregos e renda e melhorar as condições de vida da população. Assim, no decorrer dos últimos anos vem aumentando sua participação no segmento do comercio e prestação de serviço, garantindo um papel de destaque na economia. Segundo dados mais recentes do IBGE (2010), as micro e pequenas empresas representam cerca de 20% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, são responsáveis por 60% dos 94 milhões de empregos no país e constituem 99% dos 6 milhões de estabelecimentos formais existentes no país. Porém, de acordo com o SEBRAE (2010), de cada 10 empresas abertas anualmente no País, 7 cessarão suas atividade antes de completar seu quinto ano. Isso se dá devido à falta de planejamento e controle financeiro muito falho da administração do negócio.
A indústria calçadista brasileira desempenha importante papel na economia brasileira no que se refere à empregabilidade. O país conta com cerca de oito mil empresas ligadas ao setor calçadista, distribuídas por todo o país, responsável pelo emprego de cerca de 340 mil trabalhadores. O calçado brasileiro é exportado para mais de 150 países, gerando US$ 1,5 bilhão, com o embarque de 113 milhões de pares.
Atualmente, o ramo de calçados na cidade de Antonio Gonçalves - BA tem concorrência acirrada devido ao grande número de estabelecimentos do mesmo ramo, portanto é de extrema importância o adequado controle financeiro com vistas a garantir a manutenção da empresa e sua permanência no mercado.
Dessa forma, é essencial estabelecer mecanismos que auxiliem na gestão financeira, principalmente do caixa da empresa, a fim de instituir um planejamento preciso e um controle do crescimento do negocio.
O presente trabalho pretende avaliar o caso de uma microempresa do ramo de calçados que no inicio de suas atividades não possuía nenhum planejamento e
controle de suas receitas e despesas, assim como do seu lucro e do seu fluxo de entradas e saídas de dinheiro. Porem, com a implantação de mecanismos de controles financeiros há possibilidade de se ter condições de uma melhor gestão do negocio.
- PROBLEMATIZAÇÃO
Quais mecanismos de controles financeiros seriam necessários para uma melhor gestão nas Micro Empresas?
- OBJETIVO GERAL
O objetivo geral deste estudo é propor a implementação de instrumentos de controles financeiros que atendam as necessidades das Micro Empresas para o seu melhor gerenciamento.
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Demonstrar os tipos de controles financeiros utilizados em micro e pequenas empresas.
Analisar ferramentas úteis para melhorar o desempenho e agilizar os processos para tomada de decisões.
- JUSTIFICATIVA
É de suma importância destacar o planejamento e o controle financeiro como ferramenta de gestão financeira para as empresas, pois indicará previamente as necessidades de recursos para atendimento dos acordos que a empresa costuma assumir, respeitado os vencimentos para serem liquidados. Assim, os administradores financeiros estarão aptos a planejar com a devida antecedência, os problemas de caixa que poderão surgir com as consequências de reduções
periódicas das receitas ou de aumento no volume dos pagamentos. Desta maneira, podemos dizer que o controle financeiro é uma ferramenta estratégica que permitirá as empresas no dia-a-dia de suas atividades, melhores condições para atender ao mercado e satisfazer a clientela através de produtos e serviços de boa qualidade.
METODOLOGIA
O presente trabalho será realizado numa Microempresa do ramo calçadista, que iniciou suas atividades em julho de 2012, localizada na cidade de Antonio Gonçalves – BA, tendo como principal motivo pela sua escolha, a presença de proprietários que demonstram possuir características inovadoras de verdadeiros empreendedores.
...