INTRODUÇÃO AO SISTEMA FINANCEIRO AVA
Por: BERNARDU • 23/9/2015 • Trabalho acadêmico • 516 Palavras (3 Páginas) • 324 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Instituições Financeiras e Mercado de Capitais
Aula-tema 03: Introdução ao Sistema Financeiro
NOME | PRECILA BERNARDO DE ANHAIA |
RA | 4252063353 |
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
2015
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Instituições Financeiras e Mercado de Capitais
Aula-tema 03: Introdução ao Sistema Financeiro
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido na disciplina Instituições Financeiras e Mercado de Capitais apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor Augusto Sousa da Silva Filho.
Anhanguera Educacional
2015
O Comitê de Política Monetária e a Ata de sua última reunião
O Cupom
Copom, ou Comitê de Política Monetária, vem a ser a parte decisiva ou responsável por estabelecer metas para a taxa básica de juros (taxa Selic), também estabelecendo sua transparência. Sendo este de cunho político monetário do Banco Central do Brasil (BCB).
Este comitê teve suas atividades iniciadas em junho de 1996, data de sua criação. E tendo como principal objetivo de criação o alcance e a busca de metas de inflação estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).
O que quer dizer que, se a inflação de um determinado ano ultrapassar a meta estabelecida pelo (CMN) o presidente do Banco Central responsabiliza-se a enviar uma carta aberta ao ministro da fazenda, no qual explica o motivo do descumprimento da meta estabelecida, e já na mesma carta aborda medidas para o retorno da inflação fixada pelo comitê.
De forma geral, a composição dos membros do Copom é da diretoria colegiada do Banco Central, como, o presidente, os diretores da política monetária, de política econômica, de assuntos internacionais, de normas e organização do sistema financeiro, administração, fiscalização e liquidações e desestatização.
A última Ata
Em minha percepção diante desta reunião no qual foram abordados basicamente as perspectivas para e economia nacional e internacional, abordando comparações de porcentagens e números durantes os anos passados e presente relativos a inflação e juros no Brasil, destacando pontos negativos diante da economia e opções para ajustes, além de mensurações para o futuro econômico do Brasil em 2016.
O que se percebe é um aumento bastante elevado sobre bens e produtos diante do comercio e indústria brasileira, um impacto que atrapalha não só investimentos econômicos brasileiros, mas também no quesito importação e exportação de bens e matéria, seja Brasil X exterior, ou exterior X Brasil, pois a alta na inflação gera uma maior dificuldade em todos os âmbitos monetários, comerciais e industriais.
...