Informações da Pessoa Jurídica Industria de pedras britadas – Pedra Norte
Por: gbruno.ec • 13/2/2017 • Trabalho acadêmico • 813 Palavras (4 Páginas) • 195 Visualizações
Informações da Pessoa Jurídica
Industria de pedras britadas – Pedra Norte
- Ano de fundação da empresa: 10/2008
- Quantidade de funcionários: 113
- Quantidade de sócios: 2
- Formação dos sócios: -
- Grau de formação do entrevistado: -
- Cargo exercido pelo entrevistado: Contador
- Ramo de atividade da empresa na qual ele atua: Pedreira
Guia da entrevista
- Como a empresa apura seus custos de produção?
R: “É levado em consideração 3 grandezas que são a matéria prima, mão de obra e os custos totais. Falando de maneira crua, separamos os tipos de custos e se calcula os custos diretos, indiretos e totais.”
- Qual o método de controle de estoque de matéria prima e matérias primas que a empresa utiliza?
R: “Usamos o média ponderada onde aplicamos os custos médios nos lugares dos custos efetivos.”
- Como são feitos os rateios dos custos indiretos de fabricação?
R: “O próprio sistema que usamos faz as contas que é preciso, apenas colocamos a matéria prima e horas de trabalho, ele já nos entrega prontinho.”
- A contabilidade da empresa é utilizada como fonte de informação? Caso afirmativo, em qual situação?
R: “Em especial nas vendas de varejo e atacado.”
- A empresa utiliza-se das informações contidas nas demonstrações contábeis na tomada de decisão?
R: “Sim.”
- Na empresa a contabilidade apresentada nas demonstrações contábeis, é de caráter gerencial com base na idoneidade da documentação?
R: “Sim.”
- Como contador profissional gerador das informações contábeis, como você vê a relação do empresário com as informações contábeis?
R: “De estrema importância, claro. Ela é o nosso guia por assim dizer... Como a contabilidade nos mostra a real situação da empresa, nós podemos tomar decisões e saber para onde estamos levando o nosso negócio.”
- Os empresários utilizam-se de diversas ferramentas de tomada de decisão para que possam ter a qualquer momento a informação mais assertiva possível de seus produtos ou serviços. Sabendo da importância das ferramentas de gestão, quais são as ferramentas utilizadas pela empresa entrevistada?
R: “Usamos o sistema CISSPODER, ele é completo e nos serve como uma luva.”
- A empresa utiliza software para controle e gestão de seus negócios? Qual o sistema? E quais as maiores dificuldades encontradas nele?
R: “CISSPODER.”
- Você realiza algum tipo de controle de custos na sua empresa? Se sim, você acredita que conhecer com detalhes a composição dos custos dos seus produtos/serviços é uma maneira de manter sua empresa competitiva no mercado?
R: “Sim, conhecendo nossos custos podemos buscar maneiras de reduzi-los, de controla-los...”
- No processo de formação do preço de venda dos seus produtos e/ou serviços, você percebe a influência dos fatores internos e externos?
R: “Em especial a concorrência, o mercado e a estação do ano.”
- A empresa possui um gestor financeiro? Qual é a formação desse gestor e quais são as suas atividades principais?
R: “Sim, sua principal atividade é aumentar nosso patrimônio, analisa demonstrativos contábeis e créditos e acompanha e dirige nosso caixa.”
- Sabemos que o processo decisório é complexo e envolve muitos riscos, estes cada vez maiores na economia brasileira. Juros excessivos e desequilibrados, mudança da regra do jogo do dia para a noite. Diante de tantos desafios as empresas precisam ter estratégias. A empresa pesquisada apresenta alguma estratégia para aumentar seu faturamento e sua lucratividade?
R: “Como trabalhamos com transporte de mercadorias entre estados, nossa meta é criar filiais, assim podemos ter maior controle do nosso estoque, dos nossos gastos, consequentemente ao ganhar território aumentamos nosso faturamento.”
- O momento econômico brasileiro vem exigindo uma capacidade mais analítica e questionadora dos gestores financeiros. Uma das maiores dificuldades está em aliar o que se lê e estuda na teoria com a prática do mercado. O gestor da empresa reconhece esta dificuldade entre teoria e prática financeira?
R: “Sim, teoricamente aprovar entregas e vendas, controlar custos é muito mais fácil, mas na prática a burocracia nos obriga a ser de uma forma um pouco mais lenta do que a teórica, e o imprevisto pode nos fazer gastar um pouco mais que o esperado. (Risos)”
...