Interpretação e Produção de texto
Por: tamisbarbosa • 27/11/2015 • Trabalho acadêmico • 2.096 Palavras (9 Páginas) • 373 Visualizações
1. Conscientização da Importância da leitura como fonte de conhecimento e participação na sociedade.
Podemos dizer que, a leitura é um dos fatores mais importantes no processo de desenvolvimento intelectual, no qual o individuo contribui com o seu conhecimento como além da sua compreensão para o mundo.
É com a leitura que conhecemos um mundo além daquele que podemos enxergar. É através dela que aprendemos a enriquecer nosso vocabulário, dinamizar raciocínio e interpretações.
É inegável, a importância da leitura, pois além de exercer funções recreativas, possui também a função de transmitir informações sobre a historia ou sobre a atualidade. A leitura é a forma mais antiga de adquirir conhecimento.
Segundo MEC - Parâmetros Curriculares Nacionais 1998 (67-70):
“A Leitura é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de compreensão e interpretação de texto, a partir de seus objetivos, de seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor, de tudo o que sabe sobre a linguagem e etc. Não se trata de extrair informações, decodificando letra por letra, palavra por palavra. Trata-se de uma atividade que implica estratégias de seleção, antecipação, inferência e verificação, sem as quais não é possível proficiência. É o uso desses procedimentos que possibilita controlar o que vai sendo lido, permitindo tomar decisões diante das dificuldades, avançar na busca de esclarecimentos e validar no texto, suposições feitas.”.
Certas pessoas não tem o costume de ler livros por diversos motivos, às vezes por falta de paciência ou por não gostarem realmente de ler, ainda mais com a tecnologia que vivemos hoje, os livros foram realmente deixados para traz.
Nos dias atuais observamos nos jovens dificuldades em escrever e interpretados textos consideravelmente simples, além do senso critico mediano e mal informado. É perceptível a diferença entre os jovens que leem e os que não têm esse habitam, pois quem lê tem uma grande capacidade de escrita e de argumentação, além de um enriquecimento vocabular na sua forma de se expressar.
Segundo Paulo Freire:
“O ato de ler se veio dando na sua experiência existencial. Primeiro, a “leitura do mundo pequeno”, mundo em que se movia; depois, a leitura da palavra que nem sempre, ao longo da sua escolarização, foi a leitura da “palavra mundo”.
Na época escolar, sempre tivemos indicações por parte dos professores para ler bons livros como base para ajudar no vestibular, além disso, ler o que acontece no cotidiano abrange mais informações que auxilia na formação de opinião e senso critico.
Se influenciarmos nossos filhos desde pequeno ao habito de ler, cada vez mais cedo, os resultado futuros virão como por exemplo, melhor desempenho na escola e sem duvidas, se tornaram adultos muito mais seguros e mais bem preparados.
Na opinião de Silva, Ezequiel T. (1983, p.46):
“Optar pela Leitura é, então, sair da rotina, é querer participar do mundo criado pela imaginação de um determinado escritor. Ler é, basicamente, abrir-se para novos horizonte, é ter possibilidade de experienciar outras alternativas de existência, é concretizar um projeto consciente, fundamentado na vontade individual.”.
2. As diferentes linguagens.
Segundo Faraco, Carlos Alberto (ed.1, pg 9):
“A língua é uma das realidades mais fantásticas das nossas vidas. Ela esta presente em todas as nossas atividades; nós vivemos entrelaçados (as vezes soterrados) pelas palavras; elas estabelecem todas as nossas relações e nossos limites, dizem ou tentam dizer quem somos, quem são os outros, onde estamos, o que vamos fazer e o que fizemos.”.
Definimos que, linguagem é a forma que os humanos têm de expressar seus conhecimentos, ideias e também sentimentos.
Antigamente só existia a linguagem falada; a escrita apareceu muito tempo depois, em estágios mais avançados da civilização. Hoje a ciência que estuda as linguagens chama-se Linguística e como toda ciência ela é baseada em estudos através de métodos em uma teoria.
A comunicação é feita através de linguagens oral ou pela escrita, porém mesmo que a língua seja a mesma, a expresso escrita difere muito da oral, ficando comprovado que ninguém fala do mesmo que escreve ou vice-versa.
Hoje em dia, utilizamos as linguagens verbais e não verbais para nos comunicarmos, porém há outros tipos de linguagens como, por exemplo: linguagem corporal, mista, artificiais etc.
2.1. Linguagem Verbal.
Linguagem verbal é aquela utilizada com palavras, ou seja, da forma oral ou escrita. É utilizado o termo “verbal”, no latim “verbus”, que significa palavra, portanto a linguagem verbal utiliza palavras na sua comunicação.
Na forma oral, é onde encontramos duas pessoas conversando, além de utilizar outras formas de expressão como gestos, expressões, tons de voz e com isso pode-se notar mais clareza na comunicação. Com certeza, essa é a forma mais utilizada no nosso dia a dia.
Na forma escrita, temos que expressar através das palavras toda a informação que queremos passar de forma clara para que, o interessado naquela informação entenda. Porém isso não significa que a forma oral seja mais fácil de entender do que a forma escrita.
Ainda, temos algumas características na linguagem oral, tais como entonação, timbre, pausas, velocidades que são impossíveis de serem representadas graficamente. Porém, ainda podemos (mesmo que precariamente) apresenta-las em formas de exclamação, interrogação, no emprego de letras maiúsculas ou em negrito, sublinhadas, etc.
2.2. Linguagem Não Verbal.
Linguagem não verbal ao contrario da verbal, não utilizada o vocabulário para se comunicar. Tem de se expressar por meio de figuras, gestos, ou seja, signos visuais.
Alguns exemplos de linguagem não verbal:
[pic 1] Nesta figura, entendemos que no local deve ficar em silencio. Isso é muito utilizado em hospitais e bibliotecas.
[pic 2]Indica que, no local é proibido fumar.
Como nos exemplos anteriores, entendemos a mensagem somente em observar as placas de sinalização, pois mesmo que ela não utilize código escrito consegue nos transmitir a informação desejada.
...