MOLDAGEM FUNCIONAL DE PRÓTESE TOTAL
Por: Pedro Souza • 5/6/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 5.121 Palavras (21 Páginas) • 253 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE REDENTOR
ESPECIALIZAÇÃO EM PRÓTESE DENTÁRIA
MOLDAGEM FUNCIONAL DE PRÓTESE TOTAL
Rosangela Aparecida dos Santos Mendonça
Itaperuna, 2015
[pic 2]
FACULDADE REDENTOR
ESPECIALIZAÇÃO EM PRÓTESE DENTÁRIA
MOLDAGEM FUNCIONAL DE PRÓTESE TOTAL
Artigo Científico apresentado para a conclusão do Curso de Especialização em Protese, da Faculdade Redentor, Itaperuna para obtenção do Título de Especialista.
Orientador: Carlos Eugênio Villaboim C. Lima
Rosangela Aparecida dos Santos Mendonça
Itaperuna, 2015
MOLDAGEM FUNCIONAL DE PRÓTESE TOTAL
Rosangela Aparecida dos Santos Mendonça
Rua Barao de Mesquira, 891 aptº 504
Tel. (21) 98012.4638
rosangelamendonça31@yahoo.com.br
Orientador
Carlos Eugênio Villaboim C. Lima
Rua Eurico Melo, 49 – Barr da Tijuca - RJ
Tel. 99964.3484
cevclima@yahoo.com.br
RESUMO
Um expressivo número de trabalhos clássicos tem sido utilizado a partir do início do século XIX como base para a prática de moldagem em prótese total. O artigo em abordagem teve como objetivo avaliar os trabalhos como base para prática de moldagem funcional em Prótese Total. Embasado em estudos de revisão de literatura sobre os conceitos, definições, indicações e filosofias de moldagem funcional em Prótese Total, sendo discutidos e demonstrados, métodos de moldagem relativamente simples observando que os materiais de moldagem disponíveis atualmente no mercado odontológico, atendem plenamente às necessidades clínicas, devendo sua escolha se fundamentar nas características do caso a ser executado e na preferência individual de utilização dos profissionais.
Palavras-Chave: Prótese Total; Moldagens; Materiais e técnicas.
ABSTRACT
A significant number of classical works have been used from the early nineteenth century as a basis for molding practice denture. The article in approach aimed to evaluate the work as a basis for practice functional molding Total prosthesis. Grounded in literature review of studies on the concepts, definitions, statements and functional molding philosophies Total prosthesis, being discussed and demonstrated, relatively simple molding methods noting that currently impression materials available in the dental market, fully meet the clinical needs and should your choice be based on case characteristics to be executed and individual preference for the use of professionals.
Keywords: All prosthesis; moldings; Materials and techniques.
1. INTRODUÇÃO:
Não obstante a evolução da odontologia ainda existem pacientes edêntulos que carecem de uma reabilitação protética, já que não aceitam mais a ideia de continuarem desdentados face aos padrões de estética aceitos pela sociedade. A instalação de uma prótese total requer muita habilidade do profissional, porque esta trás novamente a função, estética e conforto ao paciente.
A reabilitação bucal com a prótese total não são restabelecedores tão somente dos dentes aos pacientes, mas também a dimensão vertical que influencia na fonética, na deglutição e no perfil do paciente, motivo pelo qual há algum tempo erros eram cometidos com frequência por não realizarem uma anamnese apropriada, pois pacientes que precisavam de reabilitação total não eram analisados profundamente, porque era visado apenas a função mastigatória (CORREIA, 2008).
Conforme conceitua Tamaki (1988), moldagem em prótese total é um conjunto de atos clínicos que tendem obter a impressão da área basal, através de materiais próprios e moldeiras adequadas. Na Odontologia, segundo ainda Tamaki, a primeira moldagem total da boca foi realizada em 1783, por Mathias Purman, utilizando cera de abelha. Muitos materiais têm sido descritos para a moldagem funcional de pacientes edêntulos, entretanto, todos possuem vantagens e desvantagens que devem ser analisadas como um todo, a fim de poderem ser eleitas para este fim.
Um expressivo número de trabalhos clássicos, mesmo que empíricos, tem sido usado há diversas décadas como alicerce para a prática de moldagem em prótese total. Isso porque, embora desejáveis, as pesquisas relacionadas aos procedimentos clínicos são muito difíceis de serem alcançadas, onerosas e, em algumas circunstâncias, eticamente interrogáveis. (IVANHOE et. al., 2002)
No transcorrer dos anos, passou a ser possível observar que o sucesso, a satisfação do paciente e o fracasso das próteses totais estão diretamente relacionados com as moldagens. A lealdade reprodutiva das áreas anatômicas através de moldagens e seleção de materiais devidamente adequados tem marcante importância. No que concerne a esta moldagem, os profissionais se deparam com desafios relacionados à deficiência de conhecimento de técnicas apropriadas, à negligência ou ao desconhecimento do material eleito e, ainda, dificuldades encontradas quanto às estruturas anatômicas.
O franco e constante progresso dos materiais odontológicos conforme destacam Netto (1971) Reis et al., (2007) Tamaki (1983), proporcionou uma facilidade ao profissional na aquisição de moldagem em prótese total. A busca por materiais que tenham uma maior propriedade de cópia, fez com que fossem desenvolvidos materiais com maior precisão e facilidade no manuseio, propriedades que atualmente são encontrados nos materiais anelásticos como pasta zinco-enólica e godivas, e nos elásticos como hidrocolóides irreversíveis, silicones de condensação e adição, poliéter e polissufeto. Existem novos materiais como os silicones e os poliésteres e novas técnicas em desenvolvimento preconizando a excelência no molde obtido pela moldagem odontológica.
...