Magazine Luiza
Por: paulogc • 13/9/2017 • Trabalho acadêmico • 652 Palavras (3 Páginas) • 1.004 Visualizações
INSPER – MBA EXECUTIVO 18/08/2017
DISCIPLINA: CONTABILIDADE PARA ANÁLISE DE NEGÓCIOS - MBEW09
TAREFA QUINZENAL: ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES DOS RESULTADOS
ALUNOS: ALEXANDRE CUSTÓDIO DE QUEIROZ
PAULO CLAUDINO
Objeto de Estudo: Análise das Demonstrações de Resultados do Magazine Luiza
O Magazine Luiza está entre os maiores varejistas do Brasil. Além das 804 lojas físicas, realiza vendas através do canal online, e também oferece produtos e serviços financeiros complementares, tais como: crédito ao consumidor (Luizacred), seguros (Luizaseg) e consórcios (Consórcio Luiza). Em 2011 a empresa foi listada na Bolsa de Valores de São Paulo.
Ainda no relatório da auditoria KPMG, foram localizados os seguintes índices das Notas Explicativas, relacionada as Demonstrações dos Resultados:
ANÁLISE HORIZONTAL DRE
[pic 1]
ANÁLISE VERTICAL DRE
[pic 2]
ANÁLISE DAS MARGENS:
Margens Brutas
[pic 3]
A margem bruta mede a rentabilidade do seu negócio, ou seja, qual a porcentagem de lucro que você ganha com cada venda.
Além disso, a margem bruta é um dos principais fatores que um empreendedor deve considerar no momento de colocar preço no seu produto.
Em avaliação a margem bruta é possível afirmar que houve melhora consecutivas nos três anos acompanhados, ou seja a empresa ficou a cada ano mais eficiente em relação com seu sistema produtivo.
Margens Operacionais
[pic 4]
A Margem Operacional mede a eficiência operacional da empresa, ou seja, o quanto de suas receitas líquidas provenientes de vendas e serviços vieram de suas atividades operacionais: se compararmos duas empresas de mesma atividade, aquela que tem maior margem operacional é a que apresenta melhores resultados para cada real vendido, tendo assim, custos operacionais mais reduzidos.
É possível verificar que houve dificuldade no segundo ano avaliado (2015), com recuperação no terceiro ano, ou seja houve melhoria na eficiência do sistema produtivo e da parte administrativa da empresa.
Margens Liquidas
[pic 5]
A margem líquida é o lucro líquido que a empresa faz para cada real em receita. Essa margem ilustra a quantidade de dinheiro que a empresa lucra a cada real de receita obtido depois de pagar todas as suas despesas e impostos.
EBITDA
“A Companhia utiliza também o índice de dívida líquida ajustada/EBITDA ajustado, o qual, no seu entendimento, representa de forma mais apropriada a sua métrica de endividamento, pois reflete as obrigações financeiras consolidadas, líquidas das disponibilidades para pagamentos, considerada sua geração de caixa operacional. Por EBITDA ajustado deve-se entender lucro líquido antes do imposto de renda e contribuição social, das despesas e receitas financeiras, da depreciação e amortização e de eventos operacionais de caráter extraordinário.”
...