Metodologia Usada para a Montagem do Plano de Contas.
Por: scottcamilo • 3/9/2015 • Trabalho acadêmico • 989 Palavras (4 Páginas) • 329 Visualizações
Metodologia Usada para a montagem do Plano de Contas.
Para a montagem do plano de contas para empresa Comercial 1.000 - Presentes e Brinquedos Ltda. foi utilizada a Teoria Patrimonialista, onde as contas são divididas em: Contas Patrimoniais e de Resultado.
Para essa elaboração foi consultado o administrador da Comercial 1.000 para entender a real necessidade da empresa, para formular um plano de contas analítico, contendo o máximo de informações possíveis para auxiliar os gestores na tomada de decisões.
O escritório ‘Paccioli Serviços Contábeis’ também se preocupou em montar um plano de contas de fácil entendimento para todos que buscam informações contábeis dentro da empresa Comercial 1.000. O mesmo pode ser usado em outras organizações fazendo poucas alterações, pois o modelo é padrão de Plano de contas analítico. Onde é possível sumarizar determinadas contas para uma análise rápida de resultados, por exemplo, se necessário saber o valor de INSS à recolher, não seria possível se só constasse no plano de contas a conta impostos e contribuições a recolher, pois nessa conta estaria contida todos os impostos a recolher.
O Plano de Contas sintético é elaborado de um modo bem resumido, onde se um diretor da empresa precise consultar um valor não conseguirá rapidamente, pois primeiramente teria que saber em qual grupo o valor procurado se enquadraria, já no modo analítico dependendo da conta até uma pessoa leiga do assunto encontraria rapidamente o valor procurado, pois nem sempre os diretores da empresa são administradores e tem facilidade para entender de determinados assuntos.
Outro exemplo claro da escolha do Plano analítico é a conta bancária, a empresa pode ter conta em vários bancos, no plano sintético existe uma conta Banco, e se quisermos saber o saldo em cada banco? Já no analítico existe uma conta para cada banco, por exemplo: Banco Itaú S.A, para uma analise financeira da empresa é um dado relevante saber a situação da conta separadamente.
Toda movimentação da empresa tem que ser registrada de forma caso necessário seja encontrada e analisada facilmente, não podemos registrar todos os brinquedos numa única conta, devemos criar uma conta para cada brinquedo, até mesmo para saber qual contribui mais para a nossa receita, qual deve sair de linha, como está o estoque daquele determinado brinquedo.
O nível de detalhamento deve ser criado de acordo com sua necessidade de uso.
Etapa 02 Passos 1 e 2
VÍDEO 01- Diário e Razão
Principio da Oportunidade diz respeito a importância dos registros contábeis corretos das variações patrimoniais ele reforça que a integridade dos registros é de fundamental importância para a analise dos elementos patrimoniais. É muito importante o registro correto das operações da empresa.
Essa integridade é preservada através de três elementos que fazem parte do trabalho do contador:
• Um sistema estruturado de trabalho
• O uso de formas de registro confiáveis e manter com segurança e confiabilidade os lançamentos.
• E o registro que é a mesma coisa que a escrituração contábil.
Os elementos mais empregados nessa tarefa são os livros contábeis, tão importantes que antigamente os contadores eram chamados de guarda livros, pelo valor empregado a tarefa. E atualmente não a mais a necessidade de alguns livros físicos.
Existem também algumas formas de escrituração como:
• A escrituração manual realizada como o próprio nome já diz ela é realizada manualmente.
• A Escrituração mecânica realizada através fichas e folhas soltas que depois são transferidas para o livro.
• A Escrituração eletrônica nova forma que facilita o processo de escrituração.
Todos os formulários,
...