Modelo Memorial Funcionalizar
Por: Lucas Kaaio • 30/4/2015 • Dissertação • 980 Palavras (4 Páginas) • 339 Visualizações
PROFUNCIONÁRIO:
Curso Técnico de Formação para os Funcionários da Educação
Memorial: Produção Textual: módulo 8
Cursista: Terezinha de F. Araújo da silva
Tutor: Gilberto Gomes dos Santos
Coordenadora: Helen Cristina X.Moreira
2014
1
PRODUÇÃO TEXTUAL
A professora, autora deste módulo Olga Freitas fala sobre texto, que é a manifestação linguística produzida por alguém numa situação concreta, com intenção determinada. A linguagem escrita só surgiu, por volta de 4000ª C. Entre os povos do oriente.
Uma das funções mais importantes da escrita é contar os eventos marcantes da existência do indivíduos, sua história. Como exemplo, o nosso próprio memorial que é a memória de todos os trabalhos realizados pelos estudantes durante uma disciplina o mesmo durante todo o curso.
Uma outra possibilidade de se contar a história de alguém é escrevendo sua biografia. Destacamos também duas das qualidades indispensáveis à produção de um bom texto, que é a clareza e coerência de ideias. A professora Olga fala também da objetividade, a coesão e a criatividade. Objetividade que transmite ideias relevantes, retirando do texto as informações desnecessárias.
Coesão é a articulação gramatical entre as palavras, orações, frases e parágrafos, ou uma maneira de se recuperar em uma segunda frase, um termo citado em uma primeira. Criatividade é a capacidade de captar a atenção do leitor para o texto.
É necessário saber usar a linguagem escrita de forma adequada, comunicando o que se deseja com clareza e objetividade evitando-se mal-entendidos. Eficácia diz respeito a realizar a tarefa certa, no momento oportuno, de modo que seja alcançado o objetivo. Diz que é preciso compreender que texto oficial, apesar de apresentar informações formais, institucionais, deve também ser enriquecido por novas formas de linguagem. Devem ser claro, objetivo, criativo. Por isso, quanto mais conciso e facilmente compreendido, mais eficaz é o texto.
Um dos meios mais antigos de comunicação é a carta. Desde o surgimento da escrita, as pessoas escrevem cartas para informar acontecimentos, expressar sentimentos, fazer solicitações. Felizmente, hoje, apesar do ainda imenso número de analfabetos no Brasil e no mundo, a produção de cartas tornou-se acessível a quem desejar.
2
A carta, um dos meios mais antigos de correspondência oficial, ao longo do tempo foi se modernizando até se tornar hoje, como o ofício. O ofício é subdividido em duas categorias: ofício de solicitação e de requerimento. A solicitação é dirigida a pessoas de sua relação de trabalho e o requerimento a autoridades do serviço público.
...