Modelo Memorial Justificativo Cronograma
Por: Arquitetura Esuda • 24/10/2017 • Seminário • 266 Palavras (2 Páginas) • 1.493 Visualizações
MEMORIAL JUSTIFICATIVO
O trabalho em questão consiste na criação de um cronograma de tempo, em relação a uma obra de aproximadamente 100 metros quadrados, para a criação do mesmo decidimos que atividades além das preestabelecidas nos critérios do trabalho deveriam ser efetuadas. A partir dai, fomos à busca de um material teórico que nos desse um direcionamento do que seria necessário para a criação do nosso cronograma.
Nossa fundamentação se baseia na Tabela de Composição de Preços para Orçamentos – TCPO 8 da PINI, que apresenta uma extensa base de dados na área de planejamento. Nele encontramos o tempo que cada operário leva para efetuar seu serviço. Com isso dividimos o nosso cronograma em SERVIÇOS, estes se subdividem em suas respectivas atividades. Cada um com o seu “calendário” são determinados o tempo que levamos para fazer o serviço e suas atividades.
Algumas considerações:
- A planilha é composta por dias úteis, desconsiderando possíveis feriados e dias de folga.
- Estamos considerando que a carga de trabalho vai de segunda a sábado, com jornada de 8 h/dia. Resultando no total de 48 horas de trabalho semanal.
- No trabalho está em anexo o cronograma, esta memorial justificativa da composição do cronograma, um memorial descritivo explicando os processos usados na obra, e um modelo esquemático dos cálculos pragmáticos utilizados para determinar o tempo das atividades.
- Cada atividade determina seu número de profissionais, dependendo da necessidade. Listamos de antemão o uso de pedreiros, serventes, pintores, marceneiros e entre outros.
- O material bibliográfico para montagem da tabela é:
TPCO 8 – Tabelas de Composição de preços para orçamentos.
8° edição, 1986
...