NOÇOES DE COMÉRCIO E OPERAÇÕES COM MERCADORIAS
Por: Marcel Oliveira • 26/5/2017 • Trabalho acadêmico • 5.965 Palavras (24 Páginas) • 505 Visualizações
UNIDADE I
NOÇOES DE COMÉRCIO E OPERAÇÕES COM MERCADORIAS
A atividade comercial é uma das mais importantes dentro do cenário econômico, uma vez que coloca aos seus consumidores uma infinidade de itens necessários para suprir o ser humano.
Na antiguidade o comércio era feito através de trocas de mercadorias e não havia moeda, porém hoje temos a moeda como troca para mercadorias e passaram a ter um valor econômico.
TIPOS DE ENTIDADES MERCANTIS
As entidades mercantis são aquelas com atividades exclusivamente comerciais, ou seja, compra e venda de mercadoria e são classificadas em empresas comerciais atacadistas e empresas comerciais varejistas.
As empresas atacadistas compram e vendem mercadorias em um volume considerável, e seu principal cliente são outras empresas.
As empresas varejistas compram e vendem em pequenas quantidades e revendem para aos consumidores.
OPERAÇÕES COM MERCADORIAS
Nas empresas comerciais, as operações de compra e venda de mercadorias constituem ao seu principal objetivo operacional, revender mercadorias adquiridas e assim formar sua receita.
Nas aquisições de mercadorias haverá uma mudança no patrimônio da empresa, uma vez que integrará o seu ativo – Estoque de Mercadorias, operação esta que pode ser a vista ou a prazo. Quando a vista somente haverá alteração em seu ativo, quando a prazo também alterará o seu passivo, pois a empresa estará adquirindo uma dívida.
RESULTADO BRUTO COM MERCADORIAS (RCM)
A receita principal de uma empresa ocorre nas vendas de mercadorias adquiridas para essa finalidade.
É importante frisar é que o patrimônio de uma empresa é formado pelos bens, direitos e obrigações, onde os bens e direitos fazem parte do ativo e as obrigações do passivo.
O resultado com mercadorias, ou lucro bruto, é obtido da seguinte forma:
Resultado com mercadorias = Vendas – Custo das mercadorias vendidas
RCM = V - CMV
É a partir do RCM ou LB que a empresa saberá se está ganhando ou perdendo com o investimento chamado estoques. Se as receitas não cobrirem o custo de aquisição das mercadorias a empresa não terá condições de manter sua estrutura.
Para a obtenção do Resultado Líquido do Período (RLP), parte-se do RCM acrescentando-se outras receitas e subtraindo-se das despesas, conforme demonstrado:
Resultado líquido do Período = RCM + outras receitas – despesas
Exemplo:
A empresa durante o mês de março de 2009 apurou os seguintes valores em seus registros contábeis:
Vendas 170.000,00
CMV 120.000,00
Receitas de comissões 20.000,00
Despesas de salários 28.000,00
Despesas de vendas 30.000,00
Despesas gerais 10.000,00
Apurar o Resultado com Mercadorias (RCM) e o Resultado líquido no Período (RLP)
DRE
Vendas 170.000,00
(-) CMV 120.000,00
(=) RCM ou lucro bruto 50.000,00
(+) Receitas de comissões 20.000,00
(-) Despesas de salários 28.000,00
(-) Despesas de vendas 30.000,00
(-) Despesas gerais 10.000,00
(=) Resultado líquido do período 2.000,00
Obs.: Para apuração do resultado líquido do período (lucro ou prejuízo), vale ressaltar que a conta RCM deverá também ser encerrada contra a conta Apuração do Resultado (ARE), esta, por sua vez, contra a conta patrimonial, pertencente ao Patrimônio Líquido – Reservas de Lucros ou Prejuízo Acumulado.
MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DO CUSTO DAS MERCADORIAS VENDIDAS (CMV), DO RESULTADO COM MERCADORIAS (RCM) E DOS ESTOQUES FINAIS DE MERCADORIAS.
[pic 1]
MÉTODO DE PREÇO ESPECÍFICO – MÉTODO “MAIS SIMPLES” DE AVALIAÇÃO DO CUSTO DAS MERCADORIAS VENDIDAS (CMV), DO RESULTADO COM MERCADORIAS (RCM) E DOS ESTOQUES FINAIS DE MERCADORIAS.
Conceito e utilização
O método de preço específico é utilizado por empresas que comercializam mercadorias de valor significativo. É uso quando há possibilidade de identificar a mercadoria e o seu custo, sendo comum em empresas que comercializam veículos, imóveis, obras de arte, equipamentos pesados, entre outros.
Portanto, independentemente da época de aquisição do item ao estoque que será vendido, o CMV e O RCM serão apurados tomando-se como base o valor de aquisição.
Para isso as empresas deverão ter uma ficha de controle de estoque para cada tipo de mercadoria.
[pic 2]
CONTABILIZAÇÃO
Mercadoria: conta patrimonial que representa o estoque. É debitada nas compras recebendo como crédito se for a vista Caixa ou Bancos, se for a prazo Fornecedores (obrigação). A conta mercadoria é creditada no momento da venda para informar o CMV.
CMV: é uma conta de resultado (DRE), debitada pelo valor do custo de cada venda e a conta creditada será a de Mercadorias.
Vendas: Conta de Resultado, é creditada pelo valor bruto da venda e a conta debitada será uma contra patrimonial. Se for a vista debita-se a conta Caixa ou Banco, se for a prazo, a conta deverá representar um direito, ou seja, Duplicatas a Receber, Clientes ou Contas a Receber.
Os saldos das contas CMV e Vendas, no final do período, serão transferidos para a conta Resultado Bruto com Mercadorias (RCM), e esta última mostrará o resultado bruto da empresa.
...