O ATIVO CIRCULANTE E ATIVO NÃO CIRCULANTE
Por: Jean Varreiro • 5/12/2017 • Trabalho acadêmico • 2.001 Palavras (9 Páginas) • 370 Visualizações
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Gabriela Pranke
Henrique Nader
Jean Varreiro
Jonathan Borba
Wesley Nunes
ATIVO CIRCULANTE E ATIVO NÃO CIRCULANTE
Santa Cruz do Sul
2017
Gabriela Pranke
Henrique Nader
Jean Varreiro
Jonathan Borba
Wesley Nunes
ATIVO CIRCULANTE E ATIVO NÃO CIRCULANTE
Trabalho em grupo apresentado a disciplina de Laboratório de Prática em Escrituração Contábil e Fiscal, no curso de Ciências Contábeis, da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, como requisito parcial para aprovação na disciplina
Orientadores: Prof. Daniel Wartchow, Prof.ª Melissa Teresa Kanitz
Santa Cruz Do Sul
2017
Gabriela Pranke
Henrique Nader
Jean Varreiro
Jonathan Borba
Wesley Nunes
ATIVO CIRCULANTE E ATIVO NÃO CIRCULANTE
Este Trabalho foi submetido a disciplina de Laboratório de Prática em Escrituração Contábil e Fiscal do curso de Ciências Contábeis, da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, como requisito para aprovação parcial na disciplina.
__________________________
Daniel Wartchow
Prof. Orientador – UNISC
_____________________
Melissa Teresa Kanitz
Prof.ª Orientadora – UNISC
RESUMO
ABSTRACT
Gostaríamos de agradecer ao Prof. Renê e Prof.ª Clari Schuh pela imensa gama de conhecimento e incentivo demonstrados nos primeiros semestres, que nos inspiram até hoje e nos fazem continuar, para um dia chegarmos as margens do conhecimento que ambos possuem e repassam.
Sumário
1.INTRODUÇÃO 8
2. REFERENCIAL TEÓRICO 9
2.1 Conceito Ativo 9
2.1.1 Conceito de Ativo Circulante 9
2.1.1.1 Disponibilidades 10
2.1.1.1.1 Caixa 10
2.1.1.1.2 Banco Conta Movimento 10
2.1.1.1.3 Aplicações Financeiras 10
2.1.1.1.4 Depósitos 10
2.1.1.2 Créditos 10
2.1.1.2.1 Clientes 10
2.1.1.2.2 Provisão para créditos de liquidação duvidosa (redutora) 10
2.1.1.2.3 Títulos a receber 10
2.1.1.2.4 Juros a receber 10
2.1.1.2.5 Adiantamento a fornecedores 10
2.1.2 Conceito de Ativo Não Circulante 10
2.2 Requisitos para reconhecimento de um ativo 10
2.3 Classificação 11
2.4 Mensuração 11
2.4.1 Custo Corrente 11
2.4.2 Valor Realizável 11
2.4.3 Valor Presente 11
2.4.4 Valor Justo 11
2.4.5 Atualização Monetária 11
2.5 Contabilização 12
2.6 Depreciação 12
2.7 Amortização 12
2.8 Exaustão 13
3.CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIAS 15
1.INTRODUÇÃO
Neste trabalho aborda-se dois dos mais importantes grupos de contas do balanço patrimonial, o Ativo Circulante (realizável a curto prazo) e o Ativo não Circulante (realizável a longo prazo). Os conceitos teóricos de ambos os grupos supracitados não são completamente explorados na sala de aula em sua maioria, poucos saberiam sem consultar a literatura qual seriam os quatro requisitos para o reconhecimento de um ativo por exemplo, algo que não só é necessário mas também requisito para um melhor entendimento da contabilidade geral.
De forma geral, analisar-se-á os principais conceitos do Ativo Circulante e não Circulante, além de sua mensuração, contabilização, reconhecimento de um ativo, depreciação e tudo que engloba esse que é indubitavelmente um dos grupos de contas mais importante para qualquer empresa.
Tal análise será feita de forma concisa e simples, afinal o referencial teórico para o assunto é realmente vasto, todavia, a maioria deste tem seu enfoque em contas específicas que ambos os grupos possuem, por isso o método a ser utilizado será a pesquisa bibliográfica, para que possamos separar e conceituar de uma forma mais ampla o Ativo de formal geral.
Este trabalho estrutura-se em alguns grandes pilares e o principal deles é o conceito de Ativo Circulante e Não Circulante, há também sua mensuração, contabilização, classificação, reconhecimento, depreciação, amortização e exaustão. Apresentar-se-á tais definições acerca do ativo baseado em vários autores, além da evolução do plano de contas que possui e qual sua real importância.
2. REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 Conceito Ativo
O Ativo faz parte das Contas Patrimoniais e compreende o conjunto de Bens e Direitos da organização (entidade, empresa), possuindo valores econômicos e podendo ser convertido em dinheiro (proporcionando ganho para a empresa). É a parte positiva da posição patrimonial e identifica onde os recursos foram aplicados. Representa os benefícios presentes e futuros para a empresa. As contas do Ativo são classificadas em ordem decrescente do grau de liquidez (de acordo com a rapidez com que podem ser convertidas em dinheiro).
...