O Balanço Patrimonial Lojas Marisa
Por: raphaelmaluko • 30/8/2020 • Artigo • 548 Palavras (3 Páginas) • 424 Visualizações
Análise dos resultados de 2017/2016 das lojas Marisa
Quadro 01 – Balanço Patrimonial
[pic 1]
Pontos de consideração:
- As aplicações financeiras tiveram um aumento considerável em 2017;
- Houve um aumento considerável no aumento de contas a receber de quase 10%, sendo que grandes partes delas estão vencidos a mais de 30 dias. Apesar do aumento o valor ainda é considerando aceitável pelo tipo de negócio e segmento das Lojas Marisa;
- O Estoque aumentou consideravelmente comparado ao ano anterior, mostrando novamente a possível estratégia da empresa de ter um estoque maior para atender demandas online.
- Os tributos diferidos houve um pequeno aumento em 2017, porém faz sentido já que a empresa trabalha muito com parcelamentos de cursos;
- Imobilizado diminuiu consideravelmente mostrando a estratégia de atuar de maneira mais ativamente online e fechamento de lojas físicas.
Quadro 02 – Cálculo de Índices de Liquidez
[pic 2]
Em minha opinião o Balanço Patrimonial é considerado bom, mesmo que uma queda significante em alguns pontos de Ativo de circulante tenha ocorrido de 2016 para 2017.
Pontos de consideração:
- Queda da LC de 2,19 para 1,45;
- Queda da LS de 1.73 para 1,12;
- LG se manteve praticamente o resultado;
- Queda da LI 0,58 para 0,36;
Quadro 03 – Cálculo de :índices de Estrutura de Capital / Endivadamento
[pic 3]
Quanto aos indicadores de estrutura de capital demonstrado, os índices de participação de capital de terceiros tendem a ser considerados relativamente altos, nos períodos analisados os investimentos realizados por terceiros superam os investimentos próprios. Isso significa que as Lojas Marisa dependem mais de Juros a bancos.
Porém houve uma melhora em 2017 na imobilização do patrimônio líquido se pensarmos que no segmento da Lojas Marisa.
E a imobilização de recursos são considerados estáveis e bons pois não sofreram alterações/
[pic 4]
Pontos de consideração:
- A receita não sofreu grandes alterações comparando os anos;
- A margem teve uma leve melhora o que aumenta sua competitividade;
- As despesas operacionais tiveram um decréscimo o que faz sentido já que no outro gráfico dá entender que lojas físicas foram fechadas;
- O resultado antes do resultado financeiro teve um aumento significativo de mais de 1000%, mas faz sentido olhando o conjunto de fatores e dos resultados apresentados;
- O resultado financeiro teve um resultado positivo para composição do resultado final e o resultado fiscal negativo.
Quadro 04 – Dados Econômicos
[pic 5]
Pontos de consideração:
- Apesar dos números positivos da receita de vendas com resultado bruto a empresa apresentou prejuízo, porém o prejuízo comparado ao ano anterior foi menor mostrando uma melhora de resultados da empresa.
Quadro 05 – Cálculo indicadores de rentabilidade
[pic 6]
Pontos de consideração:
- Queda do retorno de investimento de 1%;
- Melhora no Retorno do patrimônio líquido de 2,2%, porém ainda assim está muito ruim pois esse valor está muito abaixo da SELIC de 2017, sendo que outras aplicações dariam resultados melhores.
- Melhora de 1% na Margem líquida;
- Sobre o giro mostra que os investimentos não foram suficientes para obter lucro, se mantendo praticamente igual ao ano anterior.
Os custos das vendas em 2016 54% e 52,2% em 2017, enquanto as despesas operacionais representam em 2016 e 43,9% em 2017, o que é algo preocupante para a empresa uma vez que esse excesso de custos e despesas vem provocando uma sequência de prejuízos ao longo dos períodos. Já a margem líquida aumentou de forma negativa de 2016 para 2017 em 31,3.
...