O COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES
Por: larissakauane • 22/5/2019 • Trabalho acadêmico • 865 Palavras (4 Páginas) • 311 Visualizações
FACULDADE DA CIDADE DE MACEIÓ
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
KAREN LARISSA DA SILVA FREITAS
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES
MACEIÓ
2019
KAREN LARISSA DA SILVA FREITAS
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES
[pic 1]
MACEIÓ
2019
O Comportamento Organizacional é o estudo dos indivíduos (individualmente ou em grupo) e o do seu comportamento dentro do contexto de uma organização e num determinado ambiente de trabalho. Estuda as ações e atitudes de indivíduos. Envolve o estudo da aprendizagem, percepção, criatividade, motivação, personalidade, o desempenho da tarefa, o comportamento cooperativo, os comportamentos desviantes, ética e cognição. O objetivo principal do Comportamento Organizacional será obter uma melhor e maior compreensão dos diferentes fatores que podem influenciar a dinâmica individual e em grupo num ambiente organizacional, o objetivo secundário: os indivíduos e os grupos duma organização possam tornar-se mais eficientes e eficazes.
1 – QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE GRUPOS E EQUIPES?
No meio corporativo, é muito comum que grupos e equipes sejam definidos como a mesma coisa. Porém, essas palavras têm conceitos diferentes e também impacto direto no cotidiano de uma empresa, e, por esse motivo, que os gestores precisam entender a diferença entre grupo e equipe.
O grupo, tende a trabalhar voltado para um mesmo objetivo, com papeis e funções definidos. A maioria das vezes ninguém sabe direito o que o outro pensa, devido à falta de comunicação. Cada um trabalha por si e seus líderes aparecem apenas para ordens e/ou repreensões. São um conjunto de pessoas com objetivos comuns.
As equipes, completamente diferente do grupo, na equipe os membros estão voltados para os mesmos objetivos com papéis e funções bem definidas e uma série de fatores positivos, como criatividade, sinergia, habilidades, troca de experiências, etc. Na equipe, todos são muito transparentes e seus líderes estão sempre atentos e disponíveis a todo momento e atuam próximos as equipes, em conjunto com os membros.
Grupos x Equipes:
- Responsabilidade pelo resultado: nos grupos a responsabilidade é individual, nas equipes, ganhar ou perder é a responsabilidade de todos;
- Esforço: nos grupos, cada pessoa trabalha para alcançar um determinado resultado; nas equipes todos os trabalhos se complementam para alcançar um fim único;
- Integração e relacionamentos: nos grupos os relacionamentos interpessoais são quase neutros, ou até inexistentes. Nas equipes é necessário que existam atitudes positivas quanto aos relacionamentos;
- Habilidades dos indivíduos: nos grupos, cada indivíduo tem suas habilidades – e como eles não dependem do outro, essas habilidades não se somam. Já numa equipe, as habilidades de cada um são constantemente testadas e melhoradas através do relacionamento entre os membros, e todos cão ficando melhores.
2- QUAL O PAPEL DOS LIDERES E SEUS LIDERADOS NAS ORGAIZAÇÕES?
O papel do líder é fundamental no gerenciamento do capital humano e é por esse motivo que existe uma expectativa muito grande quanto ao desempenho desse profissional. Quando o papel da liderança nas organizações é bem exercido, os colaboradores conseguem atingir um bom nível de produtividade.
Isso faz com que a equipe como um todo consiga trabalhar por igual mantendo a qualidade da entrega. Dois aspectos são comuns à maior parte dos programas de treinamento de liderança. O primeiro, é o desenvolvimento da capacidade de enxergar cada subordinado como uma pessoa "única", com características, expectativas, ambições, desejos e necessidades próprias. O segundo, como consequência do primeiro, é o entendimento de que, para cada tipo de colaborador, é necessário que se aplique um estilo de liderança apropriado.
...