O COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Por: lucaslbezerra • 30/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.695 Palavras (7 Páginas) • 195 Visualizações
SUMÁRIO
- ELABORAÇÃO DA EMPRESA.......................................................................6
- Escolha de uma empresa do comércio varejista................................................9
- Análise das charges.......................................................................................11
- Conclusão......................................................................................................13
- Referências Bibliográficas.............................................................................14
RESUMO
Neste trabalho iremos apresentar uma pequena análise sobre a personalidade e o comportamento do indivíduo. Escolheremos uma empresa para uma visão ampla de liderança e comportamento e estudarmos teorias e conceitos, pois, novas práticas surgem para responder às novas situações nas organizações.
INTRODUÇÃO
Neste trabalho podemos entender e compreender o estudo do método aplicado ao comportamento em determinados grupos de pessoas classificados pela sua cultura, idade, meio social.
Veremos também que tais métodos aplicados como o Big Five, demonstram as vertentes que influenciam comportamentos em situações do dia a dia.
- ELABORAÇÃO DA EMPRESA
Nome da empresa: DAFREJURO
Pesquisa sobre os temas: Liderança, Maiêutica e Visão Sistêmica.
Liderança
Existem tipos de lideranças que são identificadas de acordo com o comportamento ou atitude de cada ser, a liderança natural ela ocorre no momento em que o individuo está em um ambiente onde as atividades são executadas e energeticamente e natural ele se torna fonte para a execução de tal tarefa a partir daí, ele se torna uma referencia para outras pessoas se tornando então um líder natural.
Outro tipo de liderança é aquela com o qual o ser já possui dentro do seu comportamento ou seja, ele possui o perfil de liderança se prontificando e sempre ficando a frente das decisões.
Outro tipo de líder é aquele que é alocado na posição de liderança sem possuir preceitos de liderança.
Líder Autoritário – é aquele líder focado apenas na execução de demandas e tarefas. Segue rigorosamente todas as leis e regras estabelecidas pela empresa. Sua liderança é autocrática porque só leva em conta sua própria opinião não dando abertura para contribuições de outros colaboradores ou subordinados. Ele é quem define o que, como, quando e em quanto tempo deverá ser feito determinada tarefa.
Este tipo de liderança influencia negativamente a equipe, pois gera desmotivação e, consequentemente, improdutividade.
Líder Democrático – Este é tipo de líder que ouve a opinião e contribuição de toda a equipe. O líder democrático acredita que a opinião de todos é importante para o resultado final. Sabe se comportar e tem um bom relacionamento interpessoal com seus colegas e subordinados.
O reflexo de suas atitudes está no comportamento e contribuições positivas da equipe nos processos de trabalho. Profissionais reconhecidos e, principalmente, “ouvidos”, se sentem muito mais abertos, receptivos e motivados a dar o seu melhor.
Líder Liberal – Este tipo de líder, como o próprio nome diz, é um profissional “mais liberal” que não supervisiona seus subordinados o tempo todo, pelo contrário, deixa seus colaboradores à vontade para exercerem suas atividades.
Esta influência é positiva quando a equipe é madura o suficiente para “caminhar com as próprias pernas” e sabe bem os resultados que necessitam produzir. Neste sentido, esta liderança é benéfica pois estimula a criatividade da equipe.
Leader Coach – O leader coach é o líder que exerce sua liderança baseado nos princípios do Coaching. Este profissional é aquele que conquista pelo exemplo, que inspira seus colaboradores a seguirem suas próprias ações.
O leader coach, em sua gestão, consegue estimular o desenvolvimento de novas habilidades e o aprimoramento de competências latentes como liderança, comunicação, feedbacks, negociação, delegação, foco, planejamento estratégico, criatividade, entre outras.
Maiêutica
Termo utilizado por Sócrates com objetivo de forçar as pessoas a olharem para dentro de si com isso estimula as pessoas a desenvolver o uma segunda ideia fazendo com que pensassem além daquilo proposto. Ele levava as pessoas a duvidar de seu próprio conhecimento a respeito de um determinado assunto; no segundo, Sócrates os levava a conceber, de si mesmos, uma nova ideia, uma nova opinião sobre o assunto em questão. Fazendo assim uma auto-avaliação para o desenvolvimento do seu intelecto.
Visão Sistêmica
A visão sistêmica é o ato de enxergar todo o processo de maneira mais clara, avaliar o conjunto de atividades maneira crescente como exemplo, um conjunto de engrenagens onde cada elemento é responsável por uma atividade dentro de um processo, estas atividades funcionando interligadas faz com que o objetivo seja alcançado,
Dentro do campo empresarial podemos avaliar o interno e o ambiente externo de uma organização. Saber as principais mudanças em que o mercado sofre e antecipar suas ações para se tornar competitivo.
No ambiente organizacional a visão sistêmica traz muitos benefícios, pois enxergar cada necessidade e reestruturar um processo em execução pode-se trazer perfeição e melhoria para todo o conjunto de atividade.
- ESCOLHA DE UMA EMPRESA DO COMÉRCIO VAREJISTA PARA ANÁLISE
Padaria Pão Quente
Questões
- Qual a importância das ações do senhor Luís Augusto para a mudança organizacional?
Muito importante às ações, pois setores como caixa, almoxarifado, administrativo, T.I, limpeza, poderiam trazer muitos problemas e conflitos para a loja, pois o distanciamento destes departamentos com o setor de vendas levaria ao prejuízo, já que falta visão sistêmica com todos os envolvidos em saber qual o deve ser o seu papel dentro da engrenagem como um todo, ampliando e desenvolvendo outros potenciais.
...