O CONTEXTO EMPRESARIAL
Por: Andre Correia • 21/4/2015 • Trabalho acadêmico • 2.078 Palavras (9 Páginas) • 136 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
O estudo de caso deste trabalho trata-se de como funciona a organização e a administração de uma empresa passando pelo planejamento, organização, direção e controle para se obter o patrimônio líquido e ter uma gestão confiável. Análise de mercado para ter a demanda em equilíbrio com a oferta e como a contabilidade social ajuda na responsabilidade social.
2 DESENVOLVIMENTO
Funções Administrativas são as etapas que uma empresa deve possuir para que seja desenvolvida uma boa gestão, que podemos citar quatro, entre elas estão: planejamento, organização, direção e controle.
2.1 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
2.1.1 Planejamento
O planejamento e uma ponte entre a decisão e a ação, você só vai ter sucesso em uma ação se tiver um bom planejamento. Por isso essa função e considerada a mais importante no processo administrativo. Por meio do planejamento as empresas podem estabelecer metas e conseguir completá-las fazendo com que cada vez aumente as metas.
“Planejamento é definido como a atividade pela qual administradores analisam condições presentes para determinar formas de atingir um futuro desejado”(KAWASNICKA, 1995, P.169)
O planejamento consiste em três níveis são eles estratégico de onde são tiradas as idéias e tomadas as decisões. O planejamento tático onde os planos tomam forma e passam por mutações para que sejam eficientes estratégias, e o planejamento operacional onde serão definidos os procedimentos específicos para os níveis mais inferiores da organização e com prazos mais curtos. E todos os níveis de planejamento devem se apoiar.
2.1.2 Organização
A organização consiste em reunir recursos para chegar ao objetivo desejado. A empresa tem que se manter em uma harmonia por que a organização trabalha junto com a estratégia por que precisa de estratégia para reunir e coordenar os recursos para chegar no objetivo.
Através do organograma o administrador estabelece as responsabilidades de cada setor e suas funções, é um canal de comunicação formal existente na empresa para um bom relacionamento.
2.1.3 Direção
Depois de planejado são organizados os colaboradores da empresa necessitam de uma direção a ser tomada para que seus objetivos sejam compatíveis com os objetivos da empresa.
Direcionar as pessoas é guiá-las e influenciá-las corretamente para que o colaborador consiga chegar ao nível em que a empresa necessita e espera.
2.1.4 Controle
Controle é a correção dos desvios ou erros que estão acontecendo durante o que esta sendo realizado, de diferente do planejamento, para serem corrigidos e atingirem o objetivo desejado.
2.2 JULES HENRY FAYOL
Fayol era um engenheiro Francês que lutou mais de 30 anos para salvar a falência de uma empresa de mineração, Fayol se esforçou muito, tinha o costume de anotar os fatos que mais chamavam sua atenção.
Ele definiu cinco elementos básicos do processo administrativo, utilizados até hoje, que são: PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO, COORDENAÇÃO E CONTROLE. Esses elementos fazem parte da função administrativa que podem ser encontrados não só nos níveis hierárquicos mais altos, mas também proporcionalmente em outros níveis. A determinação das funções administrativas abriu a possibilidade de se forma administradores e criar o ensino da administração.
2.3 PRINCIPAIS MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO
Na primeira metade do século XX, a grande depressão atinge os estados unidos em 1929 e seu reflexo é sentido em todo o mundo. As empresas buscam de forma mais intensa a eficiência nas organizações. A partir da década de 1930, as ciências sociais, como a psicologia do trabalho, se desenvolvem. Todo esse contexto aliado ao estilo democrático americano abre espaço para o surgimento de novas teorias da administração.
2.4 TEORIA DAS RELACOES HUMANAS
A teoria das relações humanas surge pela experiência que teve hawthorne, com o estudo do pesquisador Elton Mayo que tinha o objetivo de melhorar a produtividade, a teoria de Elton Mayo focava na motivação, a moral, clima organizacional, a liderança e a comunicação.
Os estudiosos e pesquisadores concluíram que os acréscimos na produtividade não eram causados por eventos físicos, mas por uma complexa reação de cadeia emocional. A possibilidade de que os indivíduos destacados pelos experimentos simplesmente tenham melhorado seu desempenho mais pela atenção recebida dos pesquisadores do que por outros fatores específicos observados, foi denominada efeito Hawthorne.
2.5 TEORIA DO DESENVOLIMENTO (DO)
A teoria do desenvolvimento surge dentro de um contexto de mudanças exige um posicionamento mais pratico das organizações para promover flexibilidade organizacional, que envolva a empresa como um todo. A capacidade das empresas em se adaptar as mudanças esta relacionada com o conceito de cultuar organizacional.
Segundo chiavaneto (2000, p. 444) “cultura organizacional é o conjunto de hábitos crenças, valores e tradições, interações e relacionamentos sociais típicos de cada organização.”
A DO trabalha com mudanças e baseia-se em algumas etapas são elas a COLHEITA DE DADOS, DIAGNOSTICO OPERACIONAL E A ACÃO DE INTERVENCÃO, que incluem: desenvolvimento de equipes; intergrupal ; avaliação e acompanhamento
Uma resposta a mudança complexa estratégia educacional que tem por finalidade mudar as crenças, as atitudes, os valores e a estrutura das organizações, de modo que elas pudessem melhor se adaptar aos novos mercados, tecnologias e desafios ao próprio ritmo vertiginoso das mudanças.
3 CONCEITO DE PATRIMÔNIO
O patrimônio é o conjunto de bens pertencentes a uma pessoa física ou jurídica, com ou sem fins lucrativos. Em contabilidade essa palavra tem sentido amplo: direitos e obrigações.
3.1 BENS
Bens são coisas úteis que satisfazem as necessidades das pessoas e das empresas, sendo bens tangíveis os que têm forma física e intangíveis os que não são constituídos de matéria. Bens móveis que podem ser retirados por alguém ou por si próprio e imóvel que são vinculados ao solo.
3.2 DIREITOS E OBRIGAÇÕES
Em contabilidade entende-se por direito ou direito de receber o poder de exigir
...