O CONTROLE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE TRANSPARENCIA PARA A SOCIEDADE
Por: obatala • 26/11/2015 • Monografia • 4.265 Palavras (18 Páginas) • 443 Visualizações
FACULDADE PROJEÇÃO
PROGRAMA DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
EDUARDO NASCIMENTO MACHADO
O CONTROLE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE
TRANSPARÊNCIA PARA A SOCIEDADE
Sobradinho, DF
2014
EDUARDO NASCIMENTO MACHADO
O CONTROLE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE
TRANSPARÊNCIA PARA A SOCIEDADE
Artigo apresentado ao programa de graduação em Ciências Contábeis da Faculdade Projeção, como parte do requisito para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis.
Orientador: Prof. Pedro de Moura Neto, Especialista.
Sobradinho, DF
2014
EDUARDO NASCIMENTO MACHADO
O CONTROLE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE
TRANSPARÊNCIA PARA A SOCIEDADE
Este Artigo foi julgado adequado para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis, e aprovado em sua forma final pelo Programa de Graduação em Ciências Contábeis da Faculdade Projeção.
____________________________________________
Prof. Flauber.........., Especialista
Coordenador do Curso de Ciências Contábeis
Professores que compuseram a banca:
____________________________________________
Prof. Pedro de Moura Neto, Especialista
Orientador
____________________________________________
Prof.,
Convidado
Sobradinho-DF
2014
DEDICATÓRIA
Dedico a meus familiares e em especial a minha esposa que sempre esteve presente incentivando e apoiando nas horas mais difíceis.
[pic 1][pic 2]
AGRADECIMENTO
Agradeço a Deus e a meus pais, Francisco e Terezinha, pois sem eles nada seria possível e é onde encontro forças não somente para meus estudos, mas para quase tudo.
[pic 3][pic 4]
EPÍGRAFE
“Ao examinarmos os erros de um homem, conhecemos o seu caráter”.
Confúcio
RESUMO[pic 5][pic 6]
DEIXE PARA ELABORAR AO FINAL DO TRABALHO
Palavras-chave:
IDEM
Keywords:
1. INTRODUÇÃO
Deixe para elaborar sua introdução ao final do trabalho.
1.1 Problematização
Entre os maiores desafios atualmente presentes na sociedade brasileira, há um que se relaciona a reduzir o nível de situações delicadas relacionadas à transparência dos gastos dos recursos públicos, fruto da arrecadação dos mais diversos impostos atualmente incidentes no mercado em geral.
Diante das carências e necessidades apresentadas pela população, seja na área de saúde, segurança ou educação, as principais, percebe-se haver reiteradas situações que abalam a confiança da sociedade naqueles que são os responsáveis por gerir os recursos públicos, mostrando-se cada vez mais presente a importância de se programar procedimentos e metodologias que permitam a transparência dos atos praticados.
Há ferramentas já atualmente implementadas pelo Governo Federal e governos estaduais, como a Controladoria Geral da União - CGU, a Secretaria Federal de Controles – SFC e o Tribunal de Contas da União – TCU, além do Portal da Transparência e de organizações não governamentais voltadas a apresentar a realidade de como as ações são executadas no meio público.
Sendo assim, considerando essa sequência de fatos, pode-se admitir que há possibilidade de a população ser inserida na cultura de melhor acompanhar a forma de como são executados os orçamentos públicos, a ponto de exigir que seja ampliada a transparência dos atos praticados?
1.2 Justificativa
O acompanhamento, participação e fiscalização dos gastos dos recursos públicos por meio do controle social, são de fundamental importância para a melhoria do atendimento às necessidades da população. A transparência da atuação dos gestores permite conscientizar a sociedade no que se refere à forma de utilização dos recursos públicos, contribuindo para a construção de uma sociedade participativa consciente da atuação dos seus representantes, exercendo satisfatoriamente, a cidadania.
1.3 Objetivo geral
Reforçar a importância de se ampliar o nível de conscientização da população frente à necessidade de se acompanhar a execução dos programas de governo, fazendo referência à estrutura já atualmente desenvolvida no âmbito da esfera governamental.
1.4 Objetivos específicos
a) Contextualizar a forma de como a sociedade brasileira vem se comportando em relação à cultura de acompanhamento das ações do governo, relacionando com a realidade vivenciada pela população.
b) Demonstrar a forma de como o Estado está aparelhado para realizar a fiscalização e controle dos responsáveis pelos gastos públicos, bem como apresentar outros mecanismos que eventualmente são disponibilizados à população para que acompanhe a execução dos projetos destinados a atender aos anseios da população.
c) Indicar a forma de como a população pode se valer de informações para exigir que sejam melhor aplicados os recursos públicos, inclusive se utilizando de resultados alcançados pela CGU, SFC e TCU, além de portais e ONG formalmente constituídos.
...