O Comportamento Organizacional
Por: Angela Santos • 18/9/2019 • Resenha • 3.102 Palavras (13 Páginas) • 1.288 Visualizações
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Disciplina: | COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL | ||
Tutor: | MARCOS JOSÉ GARCIA | RA: | |
Aluno(a): | ÂNGELA MARIA DOS SANTOS | Turma: | |
Unidade: | CAMPINAS |
Atividade:
Para realizar essa atividade, você deverá assistir a palestra em vídeo do economista comportamental Dan Ariely, referência mundial no assunto.
Procure entender as várias experiências sobre motivação que ele apresenta. A palestra está em inglês, mas com legendas em português, sendo possível pausar e voltar o vídeo quantas vezes forem necessárias.
Após assistir o vídeo, redija um relatório explicando, com suas palavras, pelo menos 4 relatos de que mais gostou. Conclua o relatório citando como as empresas podem utilizar esses conhecimentos, poste-o no Portfólio.
Vídeo:
ARIELY, D. O que nos faz sentir bem em nosso trabalho? TEDx Rio de La Plata, 2012.
Disponível em: https://www.ted.com/talks/dan_ariely_what_makes_us_feel_good_about_our_work?language=pt-br
O envio de mensagens se encerra em 23/09/2019
1º Relatório
O aprendizado que ficou marcado neste vídeo, que Dan Ariely explica que os funcionários não se preocupam apenas com o salário, e que tão somente o dinheiro não os motiva e também não garante que eles façam um excelente trabalho. Para Robbins realizar um trabalho recompensador não leva necessariamente à sua satisfação. Dan Ariely mostra que sempre existirão lutas, desafios, dentre outras coisas que nos motivam a trabalhar, fazendo um trabalho de grande qualidade e desempenho.
Ele cita o exemplo de David seu ex-aluno que trabalhava em um grande banco, onde ele recebeu um desafio de seu chefe, de elaborar uma apresentação para uma fusão e aquisição. Era uma tarefa desafiadora e ao receber essa proposta ele percebeu que seu chefe confiava em seu trabalho, e isso foi o bastante para motiva-lo. Este rapaz se dedicou muito a isso, dia e noite, e acabou criando uma apresentação em PowerPoint, adicionando a ela tabelas, gráficos, informações, e trabalhou bastante pois como disse Robbins que as metas difíceis nos dariam mais energia, tendo que trabalhar mais para atingir suas metas. Ao termina-la o ex-aluno enviou a apresentação para seu chefe, onde ele leu, elogiando ser um excelente trabalho, porem a fusão estava cancelada. Ficando o rapaz bastante deprimido com tudo isso, sendo que ele se dedicou bastante a fim desse projeto sair o esperando por seu chefe, tornando-o inútil todo seu esforço e dedicação.
Esse desafio para ele era uma forma de mostrar que ele era muito competente e que desempenhava seu trabalho muito bem, porem o que ele queria era receber o reconhecimento pelo seu trabalho e de seus esforços.
Após esse relato, Dan decidiu criar experiências sobre o desempenho do trabalho, e para inicio deram-lhes peças de lego a fim de construir um boneco Bionicle por três dólares, o que lhe foram aceitos, topando em construir o boneco, ao terminar pegava-se outro boneco, sendo colocado de baixo da mesa, e sempre perguntando as pessoas se elas gostariam de construir outro por $2.70 e depois por 2.40, $2.10 e assim por diante, até a pessoa desistir em construir outros bonecos de legos.
Já propondo uma segunda condição, eles se basearam na história de David, chamando esta condição de Sísifo. O qual fora condenado pelos deuses a empurrar a mesma rocha de colina acima, e quando estivesse chegando quase no topo a rocha rolava para baixo, tendo que iniciar novamente, demonstrando que aquele trabalho seria totalmente inútil.
Assim na condição de Sísifo eles perguntavam se as pessoas queriam construir um boneco com o lego por três dólares e quando as pessoas terminavam de construir o boneco ele o desmontava na frente delas e perguntava se elas queria construir outro por um valor menor, se respondessem que sim então ele dava as peças para elas montarem o boneco, isso em um ciclo até elas falarem que não queriam mais.
O primeiro grupo montou 11 bonecos e o segundo grupo montou 7 bonecos, ficando o resultado que nos demonstra que uma pequena atitude em desmontar o boneco na frente das pessoas, demonstrou não só apenas que aquele trabalho era inútil, mas também serviu para desmotiva-las, fazendo com que elas se sentissem como se seu trabalho não tivesse valor, fazendo com que elas trabalhassem menos, sem dedicação, pois eles não demonstraram qualquer tipo de satisfação que poderiam ter. Já em outra situação eles analisavam os bonecos e guardavam, fazendo com que as pessoas produzissem muito mais.
2º Relatório
A motivação em trabalhar, não é apenas o objetivo em ganhar dinheiro, mas também não é propriamente alegria. Em sua aparência, as maiorias das pessoas ficam entusiasmadas com o progresso constante e com a sensação de chegar a um objetivo. O economista comportamental Dan Ariely nos apresenta duas experiências reveladoras, que expõem as nossas atitudes inesperadas e distintas em relação ao sentido de nosso trabalho.
As pessoas são taxadas como ratos em um labirinto no mercado de trabalho e tudo que elas preocupam são com o dinheiro. Vemos que quando recebem seus pagamentos podemos desloca-las para onde quisermos, sendo que elas trabalham e muitos se parecem com procura no mercado de trabalho.
...