O Comportamento Organizacional
Por: Ciii • 19/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.171 Palavras (9 Páginas) • 174 Visualizações
[pic 1]
Universidade Anhanguera
Centro de Educação à Distância
Atividade Prática Supervisionada
Disciplina: Comportamento Organizacional
Profª. Ma. Cristina Vinholi de Brito
Tecnologia em Recursos Humanos
Ana Paula Barbosa da Silva – 4314775596
Deyse Rezende da Costa Loredo – 4340834080
Gabriela Hipolito Dotto – 3833682201
Monica Rodrigues Coelho – 3808638425
Rosemeri Cristina Amari de Carvalho – 3876736929
Campinas – SP
2012
Introdução:
Administrar uma empresa exige muito planejamento, organização e controle.
O comportamento individual e os grupos em situação de trabalho constitui o ambiente de estudo do Comportamento Organizacional. Há uma investigação profunda de questões relacionadas com o dia a dia em vários aspectos: liderança, aprendizagem, percepção, atitude, processos de mudanças, conflito, entre outros temas que afetam os indivíduos e as equipes nas organizações.
Embora no trabalho o estudo do comportamento humano seja rígido, é preciso ressaltar que as pessoas são diferentes e há uma busca de várias situações para entender as relações de causa e efeito e isso reflete no que elas estudam e no quão é difícil explicar suas ações. Os conceitos de eficiência e eficácia possuem significados distintos, pois uma atividade pode ser desempenhada com eficácia, porém sem eficiência e vice-versa. A eficácia é a capacidade de realizar objetivos e eficiência é utilizar produtivamente os recursos e é através dessas definições que podemos concluir se uma determinada organização está desempenhando seu papel com sucesso ou se há algo que deve ser transformado.
Capítulo 1
Conceito: O que é Comportamento Organizacional
Comportamento Organizacional é o estudo da organização ou estrutura de uma área, como por exemplo, a Administração, que avalia o comportamento das pessoas que trabalham na empresa. Através desta organização, conseguimos distinguir comportamentos individuais do funcionário e assim poder direcioná-lo a uma determinada área dentro da empresa para conviver com determinadas situações, comandar um grupo, um setor ou até mesmo uma seção inteira para ajudar na produtividade, estratégia e conseguir com maior rapidez e resolutividade, soluções para superar pressões sociais e conflitos que acabam gerando stress no trabalho e algumas vezes fora dele também. O estudo da personalidade indica processos psicológicos importantes na construção ou lapidação do funcionário para não afetar sua produtividade. Cabe ao administrador buscar soluções visando o comportamento do indivíduo, tentando solucionar seus conflitos para direcioná-lo a um setor onde o mesmo será aproveitado para desempenhar sua função com vontade e satisfação.
Como finalidade, o comportamento organizacional exige três coisas básicas para um bom convívio e harmonia no ambiente de trabalho: explicação, previsão e controle. Achar um motivo para algo que aconteceu ou acontece; prever uma solução para não repetir antigos ou até mesmo futuros erros e vigiar o funcionário para contribuir com sucesso ao trabalho proposto pela empresa.
Segundo Ivancevich (PLT 2011 – Comunicação e Comportamento Organizacional):
“Comportamento Organizacional preocupa-se com o estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional; o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores; o efeito do ambiente sobre a organização, seus recursos humanos e objetivos; e o efeito dos trabalhadores sobre a organização, no que tange a sua eficiência, eficácia e efetividade”.
Segundo Robbins, (ROBBINS, Stephen P. – Comportamento Organizacional – São Paulo Prentice Hall, 2002) comportamento organizacional:
“É um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional”.
Ambos afirmam que, o estudo do comportamento organizacional melhora o andamento da empresa e que o relacionamento entre os funcionários tem que ser o melhor possível, senão nada funciona. Porém Robbins afirma que num ambiente onde todos encontram qualidade e apoio, o desempenho na organização flui e a convivência com as pessoas acaba se tornando agradável e devido a isso gera qualidade no trabalho e bons relacionamentos interpessoais. Já Ivancevich enfatiza que organização de modo formal influencia, mas o contexto (estudo do indivíduo e do grupo) faz com que a relação empresa-funcionário seja eficaz, eficiente e efetiva.
Sistemas Abertos e Fechados segundo Ivancevich e Robbins:
Sistema Aberto | Sistema Fechado |
O sistema aberto de uma organização diz respeito às influências que recebemos no ambiente de trabalho tanto de maneira direta ou indireta como: troca de informações e intercâmbio com o ambiente interno e externo. Para atender estes requisitos, devem estar envolvidas todas as hierarquias da empresa, havendo respeito no tipo e forma de distribuição de informações. | No sistema fechado não existe convívio com o meio ambiente externo, estabelecimento, ou qualquer tipo de negócio que seja; as mesmas são insensíveis e indiferentes a qualquer influência ambiental e/ou externa, não aceitando ou interagindo com o mundo, inviabilizando sua existência. |
Capítulo 2: Inovação Organizacional
Foi realizada uma pesquisa com vinte pessoas sendo treze homens e sete mulheres, com idade entre trinta e cinquenta anos, todos são supervisores de uma operação de telemarketing perguntando:
Qual a sua opinião para que aconteça a inovação organizacional na empresa? Até que ponto a inovação é fundamental no processo de desenvolvimento das organizações e do mundo? As expectativas das empresas no campo da inovação são atendidas?
Para 80% das pessoas que foram entrevistadas, quando uma empresa passa para a inovação todos devem estar envolvidos independentemente de cargo ou função; a partir do momento em que todos estão dispostos a colaborar tudo fica mais fácil.
...