O Comportamento Organizacional
Por: Mozzara Bonassa Gaspar • 20/9/2015 • Trabalho acadêmico • 2.121 Palavras (9 Páginas) • 195 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
MOZZARA APARECIDA BONASSA GASPAR - 422017
ATPS – COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
CRICIÚMA, MAIO DE 2013.
ATPS – COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Trabalho acadêmico realizado para a disciplina de Comportamento Organizacional, da professora: Yaeko Osaki, no Curso de Ciências Contábeis da Universidade Anhanguera – UNIDERP.
CRICIÚMA, MAIO DE 2013.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO......................................................................................................4
2. CAPÍTULO 1.........................................................................................................5
2.1 Definições de C.O............................................................................................5
2.2. Comparação dos autores Geraldo R. Caravantes e Stephen P. Robbins sobre Comportamento Organizacional........................................................5
3. CAPÍTULO 2.........................................................................................................8
3.1. Conceito de Inovação......................................................................................8
3.2. Inovação tecnológica.......................................................................................8
4. CAPÍTULO 3.........................................................................................................9
4.1. Trabalho em equipe ......................................................................................9
5. CAPÍTULO 4.......................................................................................................11
5.1. Leis da percepção..........................................................................................11
6. CONCLUSÃO....................................................................................................12
7. REFERÊNCIAS .................................................................................................13
1. INTRODUÇÃO
Administrar uma empresa hoje requer muito mais do que o exercício das funções básicas de gerência, como planejar, organizar e controlar. Caracterizam-se pela sua complexidade e o seu empenho em superar as pressões sociais, econômicas, culturais, tecnológicas e políticas.
A compreensão do comportamento organizacional de modo particular investiga as questões relacionadas com lideranças e poder, estruturas e processos de grupo, aprendizagem, percepção, processos de mudança, inovação, motivação, o que faz com que um indivíduo se comporte de uma forma consistente em situações diferentes chamamos de personalidade.
As organizações exercem uma função considerável na vida do ser humano por que modela o comportamento dos respectivos membros, estimulando a inovação e mudança.
2. CAPÍTULO 1
2.1. Definição de Comportamento Organizacional
Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano, focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações.
O Comportamento Organizacional têm a finalidade de explicar, prever e controlar o comportamento humano; busca explicar as causas e razões que impulsionam os acontecimentos.
As principais oportunidades no uso do Comportamento Organizacional são: melhoria das habilidades humanas, tais como: motivação, liderança, comunicação eficiente e etc.; aumentar a produtividade e a qualidade dos produtos de uma empresa; estimulação de inovação e mudança; ajuda os funcionários a alcançar o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional.
Já os desafios, um dos importantes é motivar trabalhadores e manter a competitividade das orgs; melhorar o comportamento ético, criando um clima saudável para seus funcionários.
2.2. Comparação dos autores Geraldo R. Caravantes e Stephen P. Robbins sobre Comportamento Organizacional.
Segundo o autor Geraldo Caravantes, Comportamento Organizacional é uma área que estuda o comportamento de funcionários dentro de uma empresa, a fim de detectar suas ações no ambiente de trabalho.
Deve-se preocupar em estudar o comportamento, atitudes e o desempenho do trabalhador, as percepções e sentimentos.
Devemos também estudar o ambiente em si, os recursos humanos e seus objetivos. Os efeitos dos trabalhadores sobre a empresa, na sua eficiência, eficácia e efetividade.
Geraldo Caravantes, também mostra que devemos compreender melhor essa definição, quando a Organização formal, ainda que importante, é apenas uma de suas preocupações, incluindo a forma de estudar seus indivíduos, grupos e o ambiente de trabalho. E que a partir de uma visão sistêmica, procura estudar as inter-relações e interdependências no que já foi citado anteriormente. E se quisermos entender de Comportamento Organizacional, necessitamos estudar com mais atenção as chamadas Ciências Comportamentais, como psicologia, sociologia, antropologia e ciência política.
Já o autor Stephen P. Robbins, na definição de Comportamento Organizacional é quando a unidade social conscientemente coordenada, comporta de duas ou mais pessoas, que funciona de maneira relativamente contínua para atingir um objetivo comum.
Dentro do Comportamento Organizacional, Stephen P. Robbins fala de todos os participantes de uma empresa de suas funções e objetivos.
Executivos: tomam decisões, alocam recursos e dirigem as atividades de outros com o intuito de atingir determinado objetivo.
Funções dos executivos: Planejamento, Organização, Liderança, Controle.
Papéis dos executivos, são os papéis de relacionamento interpessoal, símbolo de liderança, líder (responsável pela motivação e direção dos subordinados), ligação.
Rotineiras de natureza legal ou social, membros da organização, mudanças, distúrbios sérios e inesperados, habilidades dos executivos.
Para o autor Comportamento Organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar esse conhecimento para melhorar e eficácia da empresa.
Tanto Robbins e Geraldo têm as mesmas definições e terminam seus estudos baseados em psicologia, sociologia, psicologia social, antropologia e ciência política.
...