O Contexto Empresarial
Por: reisbrito • 20/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.554 Palavras (7 Páginas) • 139 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO
2.CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
3.CONCEITO DE PATRIMÔNIO..................................................................................5
4.FONTES DE RECURSOS.........................................................................................6
5.ANÁLISE DE MERCADO..........................................................................................7
6.DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO..............................................7
7.ESTRUTURAS DE MERCADO.................................................................................7
8.CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL...................................................................................8
9.CONCLUSÃO............................................................................................................9
10.REFERÊNCIAS.....................................................................................................10
1. INTRODUÇÃO
A contabilidade é uma ferramenta indispensável para uma boa gestão, podendo ser definido como um processo e identificação utilizada pela administração para planejar, avaliar e controlar uma empresa, indo além de um simples calculo de impostos e atendimento da legislação comercial, previdência e fiscais, sendo esta responsável pela gestão empresarial de uma organização ampliando seus conhecimentos contábeis.
Um bom líder é capaz de garantir o sucesso de uma empresa, pois é ele quem direciona, chefia, comanda e apoia o seu grupo de trabalho no desenvolvimento das atividades propostas. Uma boa liderança pode solucionar problemas com estoque, insatisfação de funcionários, gastos muitas vezes desnecessários, etc., pois o líder deve estar preparado para tomar decisões que alcancem o objetivo da empresa.
2. CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
Assim como descreve Ferreira et al (2006), a abordagem estrutural da administração, reúne as teorias que estão embasadas em uma visão mais mecanicista e racional do mundo. Os principais teóricos desse pressuposto foram Taylor, Ford e Fayol que até hoje contribuem muito para a administração dos negócios. A teoria clássica de Henry Fayol se destaca dentre as teorias desenvolvidas, pois ele procurou trabalhar com todos os níveis da organização.
Sobre as funções administrativas, Fayol definiu cinco elementos básicos do processo administrativo que são utilizados até hoje: planejamento, organização, direção, coordenação e controle.
- Planejar é visualizar o futuro e traçar o programa de ação;
- Organizar é constituir o duplo organismo material e social da empresa;
- Dirigir é comandar e orientar o pessoal;
- Coordenar é unir, harmonizar e ligar todos os atos e esforços;
- Controlar é verificar para que tudo aconteça de acordo com as regras impostas.
A mudança tornou-se o assunto dominante, pois o mundo do trabalho hoje não é nada parecido ao que era há uma ou duas décadas atrás.
Percebe-se que a economia esta sendo transformada pelas seguintes mudanças: revolução tecnológica, diversidade cultural, globalização, mudanças na expectativa da sociedade, clientes mais exigentes e outros.
3. CONCEITO DE PATRIMÔNIO
A contabilidade tem como objeto de estudo o patrimônio. Segundo Marion (2009 p, 37), o termo patrimônio significa o conjunto de bens, pertencentes a uma pessoa ou a uma empresa. Compõe-se também de valores a receber (ou dinheiro a receber). Por isso, em Contabilidade esses valores a receber são denominados direitos a receber ou simplesmente direitos. Não se pode identificar a verdadeira situação de uma pessoa ou empresa relacionando apenas bens e direitos. É necessário conhecer as obrigações referentes aos bens e direitos.
O patrimônio é composto pelo Ativo (bens e direitos) mais o Passivo (obrigações e patrimônio líquido). A estrutura patrimonial é representada da seguinte forma: do lado esquerdo fica a parte positiva do patrimônio e do lado direito fica a parte negativa. A soma das contas do lado esquerdo sempre será igual à soma das contas do lado direito.
- Bens: Pode se definir como bem tudo aquilo que uma empresa possui, seja para consumo, para venda, troca ou fixos.
- Direitos: Entende-se por direito, o poder de exigir algo. São valores a receber, títulos a receber, contas a receber, etc.
- Obrigações: São dividas que a pessoa ou empresa tem a pagar, tais como, fornecedores, salários a pagar, contas a pagar de água, energia elétrica, aluguel, telefone, impostos, etc.
De acordo com José Carlos Marion, Aderbal Nicolas Muller e Raimundo Abem Athar, o patrimônio de uma empresa é o conjunto de Bens, Direitos e Obrigações, e toda empresa se constitui basicamente nesses fatores.
4. FONTES DE RECURSOS
Existem duas formas de adquirir recursos para investir em uma empresa.
Recursos próprios – são os recursos provenientes do capital próprio dos sócios (Capital Social), bem como os acréscimos a esse capital decorrentes da gestão normal da empresa, como lucros e reservas. Nas contas do patrimônio liquido (PL) é que estão localizados os recursos próprios da empresa.
Recursos de terceiros – é o valor devido á fornecedores de mercadorias por compras a prazo, ou a bancos por empréstimos feitos, ou seja, é o dinheiro de pessoas que não possuem relação com a empresa, sendo utilizado para mantê-la operando.
...