O Contexto Empresarial
Por: apcelton • 19/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.479 Palavras (6 Páginas) • 192 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS ...........................................................................4
2.1.1 PATRIMÔNIO ....................................................................................................4
2.1.1.1 FONTE DE RECURSOS ................................................................................4
2.1.1.1.1 ANALISE DE MERCADO ............................................................................5
4 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
- INTRODUÇÃO
Cada vez mais, pequenas e medias empresas surgem, trazendo para o mercado novos produtos, serviços e tecnologias. O mundo tem presenciado uma enorme mudança no cenário econômico nos últimos anos. Na medida em que há um crescimento dessas empresas, dificuldades também surgem, obrigando à busca de mecanismos que auxiliam nas soluções de problemas e ajuda a compreender esse novo cenário empresarial atual, proporcionando assim uma proposta de administração a fim que essas empresas possam se manter diante as dificuldades encontradas utilizando recursos viáveis a sua realidade.
- DESENVOLVIMENTO
Para elaborar e aplicar um bom planejamento estratégico em uma empresa é necessário uma pesquisa detalhada para uma melhor aplicação de recursos. O planejamento nasce a partir dos grandes objetivos que a organização quer atingir. O objetivo maior do planejamento é desenvolver estratégias para obter um melhor desempenho e um resultado final melhor. As primeiras ações desencadeadas deverão definir o propósito da missão. A missão dever ser definida em termos de satisfazer alguma necessidade do ambiente externo de acordo com o que a empresa produz ou oferece. Uma das formas de definir o objetivo estratégico do planejamento, parte da análise dos ambientes e objetivos estratégicos.
- FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
As Funções Administrativas englobam as funções universais da Administração que são: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Essas funções também se estendem nas outras cinco esferas como uma técnica para estruturar a empresa. O uso da Contabilidade nessas empresas é vital para o seu desenvolvimento e crescimento em meio ao mundo cada vez mais competitivo. O uso das Funções Administrativas, definidas por Henry Fayol que se aplicam sem exceção a qualquer tipo de organização e podem ser encontradas não só nos níveis hierárquicos mais altos, mas também proporcionalmente em outros níveis. As Funções Administrativas são usadas até os dias de hoje, não tendo grandes mudanças em sua essência, apenas se adequando à normas técnicas,como Leis e Direitos.
- PATRIMÔNIO
O Patrimônio, sendo o objeto de estudo da Contabilidade, define-se como o conjunto formado pelos bens, direitos e obrigações pertencentes a uma pessoa (física ou jurídica), a Contabilidade ira analisar, mensurar, registrar e controlar, fornecendo constantemente informações sobre Patrimônio aos seus usuários, na tomada de decisões e planejamentos.
Segundo Padoveze (2009, p3) “Patrimônio é o conjunto de riquezas de propriedade de uma pessoa física ou jurídica (entidade), e partindo deste conceito é possível elencar como propriedades os bens, direitos e obrigações das entidades.
De acordo com Saldini (2002, p. 17), “podemos dizer que bens e os direitos são positivos porque seus recursos estão disponíveis para operacionalizar a empresa, e as obrigações, por se tratarem de dividas, fazem com que esses recursos diminuam”.
Para Ferreira (1994, p. 488), “é a parte jurídica e material da azienda”.
- FONTES DE RECURSOS
Toda atividade precisa de um financiador para existir, algumas vezes podem ser vários financiadores, sejam eles os próprios donos ou terceiros. A principal fonte de recursos de uma empresa é a obtenção do lucro liquido, através das aplicações desses recursos, nela temos o Capital Social que é o montante necessário para se constituir e iniciar as atividades de uma nova empresa com recursos próprios (dono e acionistas), podendo também fazer uso do Capital de Terceiros representados pelos recursos originários de empréstimos e financiamentos, utilizados para a aquisição de ativos de propriedade da entidade que corresponde ao passivo exigível.
- ANALISE DE MERCADO
A análise de mercado é um dos componentes do plano de negócios que está relacionado a exposição da empresa. Ela apresenta o entendimento do mercado da empresa, seus clientes, seus concorrentes e quanto a empresa conhece, em dados e informações, o mercado onde atua. A análise do mercado permite ainda se conhecer de perto o ambiente onde o produto/serviço se encontra. O mercado está composto pelo ambiente onde a empresa e produto se localizam, pela concorrência e pelo perfil do consumidor.
A demanda, a oferta e a estrutura de mercado são definidas pela quantidade de determinado bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir, em um dado período. É considerada como um fluxo, pois deve ser determinada em um certo período de tempo. O consumidor sempre busca situações que maximizem sua satisfação dada a sua renda e os preços dos bens e serviços que deseja adquirir. Algumas variáveis afetam ainda a demanda, sendo elas: riqueza; renda; preço de outros bens (substitutos); fatores climáticos e sazonais; propaganda; hábitos, gostos, preferências dos consumidores; expectativas sobre o futuro; facilidades de crédito. Quanto ao preço na economia de mercado, o mesmo é determinado tanto pela oferta quanto pela procura. A quantidade que os consumidores desejam comprar é exatamente igual à quantidade de produtos que se deseja vender, não havendo excesso ou escassez de oferta ou de demanda, existindo a coincidência de desejos.
...