O Estágio Supervisionado
Por: Betina Back • 26/8/2020 • Trabalho acadêmico • 2.823 Palavras (12 Páginas) • 175 Visualizações
FACULDADE DOM ALBERTO
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DA INDÚSTRIA DE TABACO JAPAN TOBACCO INTERNATIONAL
Betina Andressa Back
Santa Cruz Do Sul, abril de 2020
Betina Andressa Back
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DA INDÚSTRIA DE TABACO JAPAN TOBACCO INTERNATIONAL
Trabalho de Estágio Supervisionado, do curso de Ciências Contábeis, da Faculdade Dom Alberto, como parte da exigência para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis.
Orientador: Prof. Me. Júlio César Borghetti
Santa Cruz do Sul, abril de 2020
Sumário
1. INTRODUÇÃO 4
1.2 OBJETIVOS 5
1.2.1Objetivo geral 5
1.2.2 Objetivos específicos 5
1.3 Justificativa 5
2. REFERENCIAL TEÓRICO 6
2.1 Contabilidade 6
2.2 Demonstrações Contábeis 7
2.3.1 Método absoluta 8
2.3.2 Análise vertical 8
2.3.3 Análise horizontal 9
3. Relato de Estágio 9
4. Referências 14
1. INTRODUÇÃO
As indústrias de tabaco no Brasil são conhecidas pela importância como setor exportador e como empregador de mão de obra familiar rural. A indústria de beneficiamento de tabaco no Brasil é constituída por dois segmentos. O primeiro chamado de Processamento Industrial de Tabaco que se dedica à venda de tabaco em folhas, organiza o suprimento agrícola de folhas de tabaco, processa-as e vende aos fabricantes de cigarros e de outros artigos de Tabaco (rapé, fumo de mascar, charutos) sendo um segmento fortemente exportador. O segundo, definido como Fabricação de Produtos de Tabaco fabricando cigarros e demais artigos do Tabaco. O cultivo de tabaco se destaca por sua relevância econômica e, especialmente, pela qualidade de vida que proporciona às populações das áreas produtoras.
As empresas do ramo do tabaco se destacam por sua relevância econômica e diante disso o mercado recomenda inovações, planejamento e conhecimento dos concorrentes para que as mesmas alcancem o sucesso desejado. Uma ferramenta de utilidade para conhecimento econômico financeiro é a análise de demonstrações contábeis. Através de seus indicadores é possível demonstrar a real situação da empresa, fornecendo dados que, quando bem verificados, possibilitam retornos financeiros, apresentando suas deficiências e qualidades.
Dentro de uma organização que os problemas de gestão sejam vistos e que possam buscar soluções com as bases da Análise das Demonstrações Contábeis, demonstrando que a Contabilidade é uma importante ferramenta aos gestores e assim ressaltando a análise das informações contábeis, econômicas e financeiras como um importante instrumento auxiliar para que essas informações sejam utilizadas da maneira adequada e de fácil compreensão aos administrados. Para Ribeiro (1997) a capacidade econômico-financeira de uma empresa é identificada por meio dos seus relatórios, registros e documentos contábeis chamados demonstrações financeiras.
Portanto as análises das demonstrações contábeis possuem importância para todos os usuários, que se interessam em acompanhar a apresentação dos resultados da empresa em um ou mais períodos, sejam eles por possuírem seus interesses pessoais ou coletivos, incluindo estes o gestor da empresa, os acionistas, o governo e até mesmo os próprios colaboradores e seus concorrentes.
Neste contexto, tem-se o seguinte problema de pesquisa: com base na análise das Demonstrações Financeiras, qual é a situação econômico-financeira da JTI no período de 2015 a 2019?
1.2 OBJETIVOS
1.2.1 Objetivo geral
O objetivo dessa pesquisa é analisar a situação econômico-financeira da JTI no período de 2015 a 2019.
1.2.2 Objetivos específicos
- Apresentar o conceito dos principais demonstrativos contábeis, dando importância ao balanço patrimonial e a demonstração do resultado do exercício;
- Caracterizar os índices financeiros;
- Verificar a evolução nas demonstrações contábeis da empresa JTI no período de 2015 a 2019;
1.3 Justificativa
Sobre a Análise das Demonstrações Contábeis, Ferreira (2010) afirma o seguinte:
“Análise das demonstrações contábeis, também denominada “análise de balanços”, “análise das demonstrações econômico-financeiras” ou “análise contábil”, é a técnica contábil que consiste na decomposição, comparação e interpretação das demonstrações contábeis.”
As Demonstrações Contábeis podem ser utilizadas para a tomada de decisões, corrigir seus pontos fracos e melhorar os pontos fortes para se obter um maior crescimento. É com a análise de balanços que seus gestores, acionistas, colaboradores e os concorrentes podem conhecer a situação econômico-financeira de uma empresa.
No caso da JTI, a análise tem extrema importância para seus acionistas. Com a utilização dessa ferramenta, é possível a projeção dos lucros e dividendos e dos preços das ações no mercado, além de se obter prosperidade e atração de novos investidores. A análise contábil acaba se tornando um instrumento de grande utilidade para essas decisões
2. REFERENCIAL TEÓRICO
A seguir apresenta-se o referencial teórico dividido em três etapas: primeiramente o tema de contabilidade, seguido das demonstrações contábeis e por fim apresenta-se a análise das demonstrações contábeis.
...