O HISTÓRICO DA ENTIDADE E ADMINISTRAÇÃO
Por: Gabizinhanhaa • 23/6/2017 • Trabalho acadêmico • 10.119 Palavras (41 Páginas) • 155 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 HISTÓRICO DA ENTIDADE E ADMINISTRAÇÃO 5
3 FUNDAÇÃO 6
4 ENTIDADES FILANTRÓPICAS 8
5 ASPECTOS CONTÁBEIS 9
6 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS 10
8 ISENÇÃO E IMUNIDADE 12
8.1 PIS E COFINS 13
8.2 IMPOSTO DE RENDA – IR 14
8.3 CONTRIBUIÇÕES SOCIAS 15
9 RECEITAS 16
10 LANÇAMENTOS CONTÁBEIS 17
10.1 DIÁRIO 17
10.2 RAZÃO 19
10.3 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO – DR 21
10.4 BALANÇO PATRIMONIAL 21
11 PLANO DE CONTAS 23
12 PRESTAÇÃO DE CONTAS 27
13 SORTEIO FILANTRÓPICO 28
13.1 AUTORIZAÇÃO E PRAZOS 28
13.2 TAXA DE FISCALIZAÇÃO 29
13.3 COMPROVAÇÃO E DIVULGAÇÃO 30
13.4 PRESTAÇÃO DE CONTAS – SORTEIO 30
13.5 IMPOSTO DE RENDA SOBRE O PRÊMIO 31
13.6 PROPOSTA DE SORTEIO FILANTRÓPICO DA AMA – DINHEIRO 31
13.7 PROPOSTA DE SORTEIO FILANTRÓPICO DA AMA – BENS 32
CONCLUSÃO 34
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 35
ANEXOS 36
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho da disciplina Contabilidade IV, referente à quinta fase do curso de ciências contábeis da Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí, tem como assunto entidades sem fins lucrativos, tratando o assunto de forma ampla, incluindo aspectos contábeis, financeiros, legais, sociais entre outros.
O objetivo do trabalho é adquirir conhecimento sobre o funcionamento de uma entidade sem fins lucrativos, como é constituída, as isenções a que tem direito, sua contabilização e suas legalizações.
Escolhemos, portanto, a Associação Abrigo Mão Amiga - AMA, sendo esta uma entidade que tem como missão acolher em forma de internato, assistir e abrigar idosos, desvalidos e desamparados que vivam de completa indigência, dando-lhes todo o amparo e apoio necessário, abrigar pessoas portadoras de necessidades especiais que não tenham condição de promoverem suas próprias subsistências.
O presente trabalho é resultado de pesquisas e questionamentos junto á contabilidade que lhe presta serviço.
Primeiramente serão explicadas questões referentes às Instituições sem Fins Lucrativos de uma maneira geral, destacando seus aspectos contábeis, sociais e legais. Depois iremos nos focar na entidade Associação Abrigo Mão Amiga – AMA.
2 HISTÓRICO DA ENTIDADE E ADMINISTRAÇÃO
O Abrigo Mão Amiga- AMA é uma Pessoa Jurídica de Direito Privado, com fins beneficentes e filantrópicos. É uma entidade particular, não governamental que tem como objetivo geral de acolher idosos, dependentes químicos, pessoas portadoras de necessidades especiais, dando abrigo a essas pessoas, e prestando a assistência necessária para cada caso.
Fundado pelo Padre Pedro Wiggers e outros membros de munícipios vizinhos, a Associação Comunitária tem como objetivo criar uma sede de recuperação para dependentes químicos, acolhimento de idosos e deficientes físicos, que necessitassem de auxílio da comunidade, por falta de condições de saúde, ou econômica, de si próprio, ou de familiares ou de responsáveis.
Localizado à Rodovia SC 302, KM 5, s/n, no Bairro Cerro Negro, na cidade de Ituporanga – SC, construído em um terreno de 16 hectares, possuí mais de dois mil metros de área construída. Para a maior comodidade dos idosos acolhidos, foram planejadas áreas abertas na parte interna e na parte externa do abrigo, atualmente, a Entidade atende e acolhe 60 idosos.
O quadro social do Abrigo Mão Amiga- AMA é composto de pessoas idôneas da sociedade, que se dispõem a colaborar com o abrigo, espontaneamente e gratuitamente a fim de que os objetivos do mesmo sejam sempre alcançados.
Para tanto, de dois em dois anos, sempre na segunda quinzena do mês de maio, em votação secreta, é eleito uma Diretoria, ou seja, um Conselho Deliberativo ao qual compete destituir o Conselho Diretor e Fiscal.
A atual diretoria é constituída pelo Presidente, Vice- Presidente, Primeiro Secretário, Segundo Secretário, Primeiro Tesoureiro, Segundo Tesoureiro e Diretor Administrativo.
À Diretoria da Instituição compete estabelecer as diretrizes gerais para a administração da Associação, elaborar e executar o programa e orçamento anual ou plurianual de atividades da Associação e definir a estrutura organizacional, apresenta a Assembleia Geral relatório anual ou plurianual, fixar atribuições aos Diretores além das já definidas no Estatuto, convocar a Assembleia Geral dos associados, emitir opinião sobre relatórios de administração, sobre suas próprias contas, sobre demonstrações financeiras do exercício social, bem como, examinar os livros e a contabilidade da entidade, deliberar e aprovar sobre plano de investimento em software e hardware, imobilização de bens móveis, salvo bens de valores irrelevantes, que obedecerá ao paradigma de valor estabelecido pelo fisco federal para fins de imobilização, reunir-se com instituições públicas e privadas para mútua colaboração em atividades de interesse comum, contratar e demitir funcionários, escolher Auditores independentes e destituí-los, bem como a contratação dos profissionais de contabilidade e advogados.
...