O HOMEM E A SOCIEDADE
Por: 8217 • 2/11/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 811 Palavras (4 Páginas) • 144 Visualizações
PÁGINA 8 Á 17 UNIDADE 01
HOMEM E SOCIEDADE
1 O QUE AS CIÊNCIAS HUMANAS PROCURAM ENFATIZAR?
As ciências humanas procuram enfatizar a importância do meio social como modelador das capacidades inatas, que podem ou não ser desenvolvidas ao longo da vida de cada um.
2 NOSSO COMPORTAMENTO É RESULTADO DE QUE?
Nosso comportamento é resultado da combinação entre a influência de nossa cultura, nossas capacidades inatas e a história de vida pessoal.
3 PARA NOS DESENVOLVERMOS PLENAMENTE COMO SERES HUMANOS, DE QUE PRECISAMOS?
Para nos desenvolvermos plenamente como seres humanos, precisamos da referência de comportamento dado pela sociedade. É a partir dessa perspectiva que podemos reconhecer que cada um de nós é um “indivíduo-social”.
4 PARA REFLETIR SOBRE A IMENSA VARIEDADE DE COMPORTAMENTOS INDIVIDUAIS, A TEMOS QUE RECORRER?
Ciências sociais quanto às biociências.
5 SOB QUAL NOSSA ENFOQUE NOSSA HERANÇA GENÉTICA É IMPORTANTE?
Enfoque da perspectiva antropológica, obviamente
6 O QUE DIZ A ANTROPOLOGIA, SOBRE A EXPERIÊNCIA ESTIMULADA E GARANTIDA PELO MEIO SOCIAL?
Para a antropologia, a experiência estimulada e garantida pelo meio social pode ser muito mais determinante do que qualquer característica inata.
7 QUAIS AS CARACTERÍSTICAS SÃO DE EXTREMA IMPORTÂNCA PARA O SER HUMANO SEGUNDO A ANTROPOLOGIA?
Aprendizado, o reforço, o estímulo e o reconhecimento de nossas atitudes e habilidades por parte do grupo social são de extrema importância para o desenvolvimento de características desejadas.
8 VAMOS PENSAR, A RECÍPROCA É VERDADEIRA?
A resposta é sim.
9 QUANTO É QUE CADA UM DE NÓS PODE INTERFERIR EM NOSSA SOCIEDADE?
O grupo sofre a interferência de seus indivíduos. Uma sociedade que cria condições favoráveis, por meio de instituições e de sua determinação coletiva, ou de seus valores, para permitir que um número cada vez maior de indivíduos possa desenvolver plenamente suas potencialidades, se tornará uma sociedade melhor.
10 AS CARACTERÍSTICAS DE UM GRUPO DEPENDEM DE QUAIS FATORES?
As características de um grupo dependem das características de seus indivíduos, mas um e outro não podem fazer muita coisa isoladamente.
11 DE ACORDO AS CIÊNCIAS DA SOCIEDADE, O QUE DIZ A MESMA SOBRE A HERANÇA GENÊTICA?
As ciências da sociedade, a herança genética dos indivíduos não é garantia para determinar seu desenvolvimento ao longo da vida.
12 SEGUNDO A CIÊNCIA, AO ELEMENTOS NATURAIS PODEM INFLUENCIAR NO COMPORTAMENTO DE UM POVO?
Há uma grande polêmica na ciência, mas de uma forma geral, há também um consenso que gira em torno da afirmação que elementos naturais podem influenciar, mas nunca são os únicos fatores a determinar o comportamento de um povo.
13 ROQUE DE BARROS LARAIA, ANTROPÓLOGO BRASILEIRO, DEMONSTRA EM SEUS CAPÍTULOS INICIAIS DO LIVRO CULTURA: UM CONCEITO ANTROPOLÓGICO, QUAL É O MESMO?
A antropologia preocupa-se em demonstrar a importância da cultura e minimizar coisas como nossas características físicas ou o clima e a geografia do lugar em que nascemos.
14 O QUE DIZ A TESE D OS ANTROPÓLGOS SOBRE, DETERMINISMOS?
Os antropólogos reforçam a tese de que não existem determinismos, a cultura não é uma mera herança natural e a espécie humana é mais complexa do que a combinação entre genes e clima.
15 COMO PODEMOS DEFINIR O COMPORTAMENTO CULTURAL?
O comportamento cultural é um conjunto complexo de conhecimentos desenvolvidos ao longo de gerações, como necessidades, crenças, valores e ética de vida coletiva, entre outras coisas.
16 O QUE SÃO AS TESES “DETERMINISTAS”?
São teses que procuram explicar o comportamento de populações humanas, a partir da determinação de um ou dois únicos fatores.
17 PORQUE SÃO CHAMADAS TESES DETERMINISTAS?
Chamam-se deterministas porque pretendem que a biologia ou a geografia de um povo determine todo o seu comportamento.
...