O Histórico da Empresa
Por: marciogonzaga • 7/5/2015 • Trabalho acadêmico • 975 Palavras (4 Páginas) • 175 Visualizações
Histórico da empresa
A Tomak iniciou suas atividades no ramo de móveis sob medida em 30/11/1988, na cidade de Feira de Santana, Bahia. Inicialmente produzindo para o mercado local. Hoje a empresa conta com seus principais clientes na capital baiana.
Nosso foco está na produção de móveis planejados de excelente qualidade. Com busca permanente pela excelência em tudo que faz e pela máxima satisfação de seus clientes. A produção incluindo metalurgia, marcenaria, vidraçaria e pintura constituem a estrutura da Tomak.
Não abrimos mão da qualidade de nossos produtos, todos os materiais que utilizamos são de primeira linha, o excelente acabamento e a durabilidade dos nossos produtos são incontestáveis.
Nossos projetos são personalizados buscando o melhor aproveitamento dos espaços, trazendo funcionalidade a sua casa baseado nas mais novas tendências do design mundial e levam o conceito de modernidade e sofisticação a sua casa.
É assim, primando pela qualidade em todos os móveis que produz que a Tomak Indústria e Comércio de Móveis Ltda vem realizando os sonhos de seus clientes ao longo de sua existência.
I - ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
A empresa utiliza da contabilidade para a tomada de decisões?
Sim frequentemente.
Qual foi o último relatório contábil que o Sr.(a) teve em suas mãos? As informações nele contidas foram claras e de fácil entendimento?
DRE.
Claro, como o próprio nome diz, é a declaração do resultado do exercício, e nele vemos em números a nossa evolução ou involução, todos os relatórios contábeis e administrativos, apesar de ser tido como muita informação tem a sua contribuição nas analises e nas tomadas de decisão.
O Sr.(a) já realizou as análises de balanços ou o profissional responsável pela contabilidade já apresentou as referidas análises com base nas informações contábeis?
Sim.
Analiso os números da empresa mensalmente, apesar de ter como saber como esta o andamento da mesma somente por acompanhar a produção, é quando estamos de posse dos relatórios que conseguimos mensurar numericamente a real situação,
O Sr.(a) entende como é importante a análise de balanço? Por quê?
Entendo.
Vivemos de ciclos, mensais, trimestrais, semestrais e anuais, nos primeiro, analisamos o que ocorreu para tentar reparar no ciclo seguinte, “correr atrás do prejuízo”, no ultimo já não há mais o que recuperar, serve para um estudo profundo e traçar novas diretrizes para o próximo ano.
O Sr.(a) saberia nos informar qual o índice de liquidez corrente da empresa? Caso afirmativo, qual seria? Caso negativo, teria curiosidade em saber? Por quê?
Sim, O valor de liquidez da minha empresa gira em media de 20%.
A empresa participa de processos licitatórios? Tem ou já teve interesse em participar de processos licitatórios? O Sr.(a) sabe que em muitos editais são solicitados indicadores de análises de balanços?
Sim mas com baixa frequência. Não temos interesse em processos licitatórios. Sei sim que é solicitado indicadores de balanço nos processos licitatórios para ver a real capacidade de a empresa atender a demanda solicitada pela licitante.
II - TÓPICOS ESPECIAIS EM CONTABILIDADE
Conte sobre a trajetória da existência dessa empresa (da criação da empresa até os dias de hoje).
A empresa foi iniciada em 30 de novembro de 1988 como micro empresa por necessidade devido a poucas oportunidades da época, na época não existia diferenciações tributarias, sendo que todas as empresas pagavam o mesmo percentual tributários, muitos anos depois veio a implantação do simples bahia fazendo com que a empresa sofresse varias mudanças e modificações com o decorrer do tempo e da economia, a mesma passou varias vezes por processos de reestruturação. O ramo de atividade da empresa trata-se de indústria de moveis sob-medida.
Durante a história dessa empresa, quais foram as principais dificuldades pelas quais a empresa teve que passar e superar?
Mudança de moeda, mudança de cenários econômicos, dificuldades com quadro de funcionários, mudanças em critérios da lei, despreparo dos dirigentes e quadro de funcionários, falta de incentivo, falta de informação e falta de acesso a mesma, Escassez de matéria prima local com qualidade.
Quais foram as principais decisões e ações que o(a) Sr.(a) teve que tomar e realizar para superar essas dificuldades?
...