O Método Histórico
Por: Airloine Assis • 27/9/2021 • Trabalho acadêmico • 604 Palavras (3 Páginas) • 171 Visualizações
Método Histórico
O método histórico é um meio técnico da investigação que possui a função instrumental de reunir evidências de eventos auxiliadores para a reconstrução de um fato passado afim de verificar seus reflexos na sociedade atual. Deste modo, podemos afirmar que o método histórico consiste na avaliação da origem dos elementos de determinado estudo validando as hipóteses criadas a partir de um objeto que servirá como um norteador para as conclusões finais do projeto.
As etapas do método histórico são divididas em três sendo que a primeira está voltada para a heurística. Nessa etapa são estabelecidas diversas ferramentas que possibilitarão o processo de descoberta, ou seja, a identificação das informações relevantes para serem utilizadas como fonte de dados. A segunda etapa é a crítica cuja função está no julgamento dos fundamentos, ponderando requisitos que confirmem a sua autenticidade e confiabilidade. Por fim, a etapa de síntese e exposição. Após realizados os procedimentos das primeiras etapas, o pesquisador, poderá tirar as suas conclusões com base no resultado das investigações realizadas.
É uma metodologia típica dos estudos qualitativos, e, para a contabilidade pode ser utilizada para compreender a relação e evolução histórica da ciência contábil com a sociedade ao longo do tempo.
Método Comparativo
O método comparativo, como sugere o nome, realiza comparações entre sujeitos, fenômenos e fatos sociais. O objetivo desta metodologia é destacar semelhanças e divergências para compreender melhor o comportamento humano. Para a execução desse deve –se atentar a três probçemáicas importates, pelas quais serão definidas como será feita a comparação e os critérios utilizados, por que será feita a comparação, sempre buscando expor de maneira clara a teoria que embasa a necessidade de comparação e como comparar delimitando o espaço e tempo aplicado.
Aplicando na ciência contábil, pode-se fazer o estudo de desempenho das microempresas das regiões brasileiras levantando as principais variáveis que impactem nos resultados operacionais comparando-os e analisando-os, para que assim, seja possível observar os pontos positivos e negativos de cada local ocasionando na elaboração de estratégias que beneficiem o desenvolvimento econômico para cada localidade.
CONCLUSÃO
A presente pesquisa é nomeada métodos científicos e conceitua-o como mecanismos facilitadores para construção do conhecimento, sendo que neste caso exemplificando o uso para as ciências contábeis. São desenvolvidos ao longo do trabalho os tipos de métodos científicos, iniciando pelo método dedutivo que possui como objetivo levar a conclusão explicando o conteúdo das premissas, como ocorre comumente na matemática e na física. Logo em seguida temos o método indutivo que se baseia em premissas para chegar numa conclusão. Este método nem sempre garante a veracidade dos fatos e possuem duas formas de apresentação, a primeira criada por Aristóteles conhecida como completa ou formal e a segunda tendo por criador Galileu é intitulada como incompleta ou informal. Este método tende a contrariar o dedutivo. Outro método exposto é o hipotético dedutivo, sendo uma investigação que visa à construção e teste de uma possível resposta ou solução de um problema. No estudo de caso temos a utilização de uma variedade de métodos para investigar um fenômeno e assim coletar informações(dados). Por sua vez a dialética propõe a descoberta da verdade de forma logica e racional por meio de uma discussão, Marx sugere ainda a utilização desse método como analise da realidade, fazendo uso da mesma como argumento. Focalizando-se em averiguar os acontecimentos passados e a sua influência na sociedade está o método histórico e por fim o comparativo, analisando e confrontando os resultados das análises para averiguar semelhanças e divergências entre os fatos.
...