O ORÇAMENTO GERAL - CONTABILIDADE
Por: isaac bruno • 8/11/2018 • Ensaio • 660 Palavras (3 Páginas) • 299 Visualizações
ORÇAMENTO GERAL
Professor: Jackson Paé Barbalho
[pic 2]
1 - O orçamento geral
O orçamento geral é o núcleo vital do sistema orçamentário. Ele agrupa as diferentes peças, incorporando o orçamento operacional e o orçamento financeiro em um único retrato abrangente do processo orçamentário de uma organização. Em outras palavras, o orçamento geral resume todas as projeções financeiras individuais dentro de uma organização para um determinado período de tempo.
Para uma organização típica com fins lucrativos, o orçamento operacional consiste dos orçamentos oriundos das áreas funcionais, como pesquisa e desenvolvimento, projetos, produção, marketing, distribuição e serviços ao cliente, e fornece o demonstrativo de resultados orçado. O orçamento financeiro inclui o orçamento de capital, o orçamento de caixa, o balanço e o fluxo de caixa orçados.
O orçamento geral deve integrar ambos os orçamentos, o operacional e o financeiro, por meio de um processo interativo durante o qual as informações fluem livremente entre cada elemento do orçamento geral.
[pic 3]
Adaptado de Horngren, Foster, e Datar, Cost accounting
2.1 - Preparando um orçamento
Dados + Hipóteses = Projeção
A principal finalidade do processo de preparação de um orçamento é desenvolver um plano que executará as metas estratégicas de sua organização. Ao levar em conta as metas estratégicas como base, o processo de elaborar um orçamento é cronológico, movendo-se gradualmente em direção ao orçamento geral; e iterativo, movendo-se livremente, testando hipóteses e opções.
Antes de iniciar o processo de elaboração do orçamento, os gerentes precisam fazer três perguntas importantes:
- As metas táticas que estão sendo consideradas vão colaborar para que metas estratégicas maiores e de longo prazo da organização sejam atingidas? Por exemplo, valor econômico para uma empresa com fins lucrativos ou valor social para uma organização sem fins lucrativos.
- A organização dispõe dos recursos exigidos ou tem acesso a eles? Por exemplo, caixa para financiar as atividades durante o próximo período orçamentário.
- A organização criará valor suficiente para atrair recursos futuros adequados – lucros, empréstimos, investidores, etc. – para alcançar suas metas de longo prazo?
As respostas a estas perguntas afetarão todos os planejadores na organização e os ajudarão tão logo iniciem o processo de elaboração de um orçamento.
2.2 - Formulando hipóteses
O primeiro passo para o desenvolvimento de um orçamento é estabelecer um conjunto de hipóteses em relação ao futuro. Os gerentes comunicam entre si suas expectativas quanto à resposta do cliente, à performance dos fornecedores, às flutuações do mercado financeiro e assim por diante. Por exemplo, se há uma expectativa de declínio na taxa de desemprego, é possível que os salários tenham, então, de ser elevados como forma de assegurar uma força de trabalho adequada em um mercado apertado de mão-de-obra.
...