O Orçamento
Por: ju090807 • 2/6/2018 • Trabalho acadêmico • 2.668 Palavras (11 Páginas) • 184 Visualizações
Acadêmica: Jucilene Nazaré 3º ano – Ciências Contábeis – Noite
- Defina Orçamento.
Orçamento é um instrumento utilizado para elaborar de forma eficaz e eficiente, o planejamento e o controle das atividades operacionais e de capital da empresa, é uma ferramenta de orientação para o futuro. Plano geral da empresa de acordo com seus objetivos. É uma importante ferramenta de gestão e é fundamental para as empresas, pois é um plano estratégico que estabelece metas, planeja e estima os ganhos, despesas e investimentos que a empresa terá em um período futuro, conduzindo sempre para o objetivo da empresa
- Quais os objetivos do orçamento?
O orçamento pode e deve reunir diversos objetivos, dentre os principais estão:
Planejamento: Estabelecer metas especifica para futuras operações, que permite programar as atividades de longo prazo da empresa.
Direção/coordenação: Execução das operações para atingir a meta, ajuda a coordenar as atividades das diversas áreas.
Controle: Comparar, periodicamente os resultados reais com as metas e tomar medidas apropriadas, que nada mais é que comparar o planejado com o executado.
Comunicação: que disponibiliza informações sobre os objetivos da empresa aos gerentes e subordinados.
Avaliação: Feito em todos os departamentos para verificar se está sendo cumprido com as metas orçadas, avaliar desempenhos.
Motivação: fornece estímulo aos gerentes e demais colaboradores para que atinjam metas
- Pode ocorrer conflitos na elaboração do orçamento? Quais as causas?
Sim. Pode haver conflitos na elaboração, pois no processo orçamentário é estabelecido metas em equipes e individuais e o comportamento humano pode ser conflitante se por exemplo a meta estipulada for inatingível ou se for muito fácil de atingir, conflitos entre objetivos da empresa e objetivos dos funcionários, dentre outras causas estão, falta de objetivos ou objetivos diferente entre os gestores da empresa, falta de engajamento ou envolvimento dos gestores, falta de comunicação, não conhecer bem a empresa e suas metas, não ter embasamento ou não conhecer o melhor tipo de orçamento para a empresa. A falta de apoio efetivo da alta administração, a aceitação e colaboração de todas as aeras envolvidas na elaboração, acompanhamento e análise do orçamento, resistência em mudança. Por isso é necessário engajamento de todos e uma boa estrutura e cultura organizacional.
- Faça um panorama entre Orçamento: Participativo X Ditatorial:
O orçamento ditatorial e feito de cima para baixo (top down) de forma impositiva sem nenhuma participação dos gestores. Tende a produzir resultados inferiores, visto que o orçamento deve necessariamente ter o envolvimento dos mesmos do que sob outra proposta de conclusão do sistema orçamentário. O orçamento participativo é conduzido de forma totalmente democrática (bottomup), não é comum nesse procedimento que alguns gestores, menos pragmáticos estipulem metas e objetivos exagerados, da mesma forma, trazer problemas, como a possibilidade de os desejos e objetivos setoriais não estejam, num primeiro momento, coerentes com os objetivos maiores da organização.
Entre a oscilação desses dois extremos (participativo e ditatorial), deve-se buscar o máximo possível de participação e comprometimento dos gestores setoriais, porém reservar aos responsáveis dos escalões mais altos a possibilidade de ajustes, atentando sempre para o ponto fundamental que é a integração do orçamento com a cultura empresarial.
5. Quais as vantagens do orçamento?
O orçamento consiste em uma série de previsões, que serão feitas com base no que se espera acontecer em cada setor e no mercado em geral, sempre levando em consideração os dados históricos, fatos ocorridos no passado, que permitam o mínimo de previsibilidade. A realização de um orçamento desde que seja o certo para aquela empresa só tende a trazer vantagens, como:
- Feito o orçamento, todos passam a conhecer as metas e os objetivos da empresa, no mínimo para um ano.
- Orçamento é um bom planejamento, e tudo o que é planejado dá bons resultados (lucratividade);
- Melhora a capacidade de tomada de decisão, mais agilidade e qualidade;
- Estabelece, da forma mais precisa possível, como se espera que transcorram os negócios da empresa;
- Proporciona uma visão bem aproximada da situação futura;
- Estabelece metas com a equipe, dando, assim, uma visão clara de onde a empresa quer chegar.
- Antecipação dos fatos;
- Fornece expectativas mais definidas, ou seja, melhor base de avaliação do desempenho posterior;
- Obriga os administradores a pensar à frente;
- Ajuda os administradores a coordenar seus esforços, de forma que os objetivos possam ser atingidos.
6. Como deve ser tratada a cultura orçamentária dentro das organizações?
Deve ser tratada seriamente. É preciso a criação de uma cultura orçamentaria, dentro da cultura maior da empresa, para que o sistema de orçamento sempre tenha sucesso. É uma forma de criar hábitos dentro de uma organização para obter um orçamento de sucesso. Sem uma cultura orçamentária bem estruturada e embasada a empresa não terá êxito na execução de seu orçamento, consequentemente não alcançado os resultados esperados. O orçamento visualiza o futuro. O gestor tem nas mãos qual é o melhor caminho para sua empresa. Sem o orçamento fica difícil prever resultados baseado nas oscilações do mercado. As empresas vêm criando uma cultura organizacional focada na melhoria continua, na qualidade e eficiência.
7. Discorra sobre os 3 principais tipos de orçamento:
Orçamento Estático: É focado nos resultados de um único plano, uma única atividade, uma vez que ele é elaborado ele não muda, fica estático, parado, permanece sem alterações desde seu princípio. Esse tipo de orçamento não se ajusta a mudanças. Uma vez fechada uma versão oficial do orçamento, a administração não permite nenhuma alteração nas Peças Orçamentárias, mesmo que durante a execução das atividades a empresa considere que tais volumes não serão atingidos. Dentre as vantagens está a facilidade no acompanhamento do planejamento, menor tempo de elaboração, monitorar tendências e desvios. Como desvantagem, cria um certo “engessamento”, que poderá afetar a empresa caso ocorra alterações nos fluxos de venda fazendo com que cada setor continue com os mesmos valores em seus orçamentos.
...